sexta-feira, 11 de julho de 2014

ARQUEOLOGIA Últimos dias do projeto Onde Tudo Começou em Cuiabá



Prossegue até o próximo dia 15, terça-feira, o projeto cultural “Onde Tudo Começou – OTC”, sediado no Museu de Pré-História Casa Dom Aquino. A iniciativa resulta de um trabalho de 24 anos de divulgação científica e popularização da ciência, que surgiu na Universidade Federal do Rio de Janeiro.


A proponente do projeto, Martha Locks Guimarães, bióloga de formação, coordena o OTC e conta com apoio de uma equipe que educadores e pesquisadores nas áreas de arqueologia, biologia, ecologia, história, geografia e designer. Parte dessa equipe está em Cuiabá desde o dia 18 de junho, desenvolvendo atividades no Museu de Pré-História, nos períodos matutino e vespertino.



A educação patrimonial e ambiental está inserida no contexto das ações desenvolvidas, que contam com telas com reprodução das pinturas rupestres, réplicas de peças manufaturadas pelo homem pré-histórico, réplicas de artefatos históricos, maquetes históricas e informações disposta em banners sobre a construção do nosso passado, oficinas de pinturas rupestres, simulação de escavações pré-histórica e histórica, além do estímulo à reflexão sobre essas atividades.



A visitação pode ser feita individualmente ou em grupos – através de agendamento prévio,no caso de grupos. Tem como público alvo principal crianças e adolescentes que encontram no OTC uma oportunidade de se iniciarem na arqueologia, através de atividades práticas e lúdicas, despertando o interesse natural em torno da pré-história e da história, simulando escavações, desenhando e preenchendo cartilhas educativas. 



A realização do projeto é do Ministério da Cultura, com patrocínio do Banco Itaú e parceria do Museu Nacional. O Museu de Pré-História fica na avenida Beira Rio, em frente ao estacionamento da Unic. O telefone para agendamento de visitas e mais informações é 3634 4858. Vale frisar que o projeto permanece em Cuiabá somente até o próximo dia 15. 

Fonte: Lorenzo Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes