quarta-feira, 30 de julho de 2014

Nesta quinta-feira (31/07) tem abertura da Exposição “Vida Vivida” do Artista Plástico Carlos Lopes na Casa do Parque em Cuiabá MT


Carlos Lopes estreia “Vida Vivida” nesta quinta na Casa do Parque

Sagrado, eterno, telúrico e mágico. rpalavras da professora e imortal da Academia Mato-grossense de Letras, Marília Beatriz Figueiredo Leite, definem muito bem a nova fase do artista plástico Carlos Lopes, materializada na exposição “Vida Vivida” que será aberta às 19 horas desta quinta-feira (31/07) na Casa do Parque, em Cuiabá, com entrada gratuita. A curadoria é de Magna Domingos.

Serão 89 obras divididas em óleo sobre tela, azulejos e papel, todas produzidas ao longo dos últimos seis meses e após longo período de pesquisa. Os visitantes terão a grata oportunidade de conhecer o resultado de um processo de amadurecimento do artista. “Consegui resolver os conflitos que existiam entre eu mesmo e meu dom de criar. Estou muito mais confiante e seguro e as obras refletem estes 35 anos dedicados às artes”, define.

Inspirado pelas histórias em quadrinhos, Carlos começou a desenhar aos 8 anos e hoje relembra: “Desenhava com lápis e papel e fui praticando sozinho, até conhecer o Ateliê Livre, da Dalva de Barros, em 79, onde realmente comecei a pintar, trabalhando com óleo sobre tela”.
Nessa fase, as paisagens cuiabanas eram a matéria-prima das telas.  As beiras de rio, o mercado do peixe e muitos cenários do cotidiano da cidade verde. “Sou de Poconé, mas vim morar em Cuiabá aos 5 anos. Essas cenas fazem parte da minha memória”, conta o artista.

A experiência adquirida com o passar dos anos e muito estudo levaram o artista a fazer uso de formas geométricas e grafismos, técnica que confere grande impacto visual às suas obras. “A arte é o infinito, é algo que flui dentro de mim e que não consigo explicar. Surge do nada.  Parece ser algo de Deus mesmo. Durante a madrugada deixo as ideias fluírem e vou rascunhando. No dia seguinte, começo a desenvolver a peça”, relata.

E ele não esconde sua empolgação com a nova exposição. “Estou recebendo todo o apoio necessário, inclusive para poder alcançar um maior número de pessoas e comercializar minhas peças”, conta o artista plástico, com sua simplicidade e sotaque peculiares do povo poconeano.
Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque, vibra com a nova exposição. "É muito bom abraçar esta mostra individual do Carlos Lopes, que retrata e traduz os signos da nossa terra em tons e formas multicoloridos. É a Vida Vivida não só dele, como de toda nossa gente!".
Serviço – aberta às 19 horas desta quinta-feira (31/07) na Casa do Parque, em Cuiabá, com entrada gratuita. A Casa do Parque fica localizada Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, próximo à entrada dos fundos do Parque Mãe Bonifácia.


Fonte: Sandra Carvalho (Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes