segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ACONTECE NESTA (TERÇA FEIRA) 19/08 O LANÇAMENTO DO LIVRO GRADAÇÃO DE LEITURAS NO ENSINO LITERÁRIO DO Professor Doutor Roberto Boaventura da Silva Sá (UFMT) na Academia Mato-grossense de letras


GRADAÇÃO DE LEITURAS NO ENSINO LITERÁRIO, livro do Professor  Doutor Roberto Boaventura da Silva Sá(UFMT), que será lançado no dia 19 às 19:30 , na Academia Mato-Grossense de Letras  alcança com excelência o propósito do autor: “...reapresentar algumas reflexões sobre a prática de leitura no ensino de Literatura”.
Ao ler o presente trabalho do Professor tive como certo que o ensino ganha um importante aliado. A tarefa que o colega planejou e coloca para o público leitor é instigantemente simples e propicia um interesse maior para que todos apreendam com ele a delícia da boa leitura.
Os signos empregados para desvendar os  textos escolhidos abriram múltiplos passos rumo ao entendimento das análises narrativas  dos vários discursos . A mirada diversa para o invólucro visual quer na tela pictórica quer na tela cinematográfica traz a situação sígnica em seu nascedouro. Posso falar da beleza do aflorar de significantes e significados que o exame do pesquisador introduz em sua escrita.
Encontrei em GRADAÇÃO DE LEITURAS lembranças gostosas e saudosas como as citações de pessoas que tocaram  minha vida positivamente como a Professora Samira Chalhub orientadora de minha dissertação de mestrado na PUC/SP e, Maria Consuelo Cunha Campos que resenhou o livro resultado da dissertação para o Jornal do Brasil no Rio de Janeiro.
Sob o ponto de vista conteudístico o texto é  uma agradável surpresa . Na primeira parte o Autor faz a proposta para a forma de ensinar a Literatura, momento em que prepara os leitores para a importância da compreensão da leitura e afirma: “Uma vez percebidos os problemas,resta-nos a busca de saídas”.Assim , como sempre percebi,  Roberto Boaventura por ser amante de sua tarefa docente é um guerreiro. O estudo aponta a qualidade da luta na  procura de melhores abordagens para  leituras.
A temática da Segunda Parte aposta na possibilidade visível de uma leitura mais dinâmica e também de acesso diferenciado à sedução do alunado. Anoto que isso faz com que cada palavra surpreenda e aproxime mais os leitores das interpretações desenhadas nas 171 páginas.
E vale a pena citar o autor quando observa o interesse no aproach  dos meios leves para incentivo ao degustar da leitura: “Sendo assim, por que não considerarmos a riqueza das charges e cartuns publicados diariamente nos jornais e revistas?”
O material trabalhado é de muito bom gosto. Citações do nosso Antonio Sodré, o encontro encantado com o esmiuçar do poema de Marta Cocco,a interpretação que interpenetra o belo texto de Clarice Lispector são pequenos exemplos da delícia que os frutos do trabalho deixam para todos nós. Na televisão tem o Vale a Pena Ver de Novo e aqui com Boaventura , VALE A PENA LER  DE NOVO!

MARÍLIA BEATRIZ 
mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP ,ocupante da cadeira nº2 da AML e  Professora Adjunta aposentada da UFMT

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