sábado, 16 de agosto de 2014

"Diversão e Arte para qualquer parte" por Oscar Junior

Há mais de vinte anos, A crítica de Arte Aline Figueiredo lançou o livro : "Arte aqui é mato".
Se levarmos  este conceito análogo para a atualidade, poderíamos dizer que "musica aqui é soja?".

Straus, Vanguart, Dois a Um, Breno Reis e Marco Viola, Marcela Mangabeira, Vanessa da Mata entre outros que o digam.
Banda Vanguart - foto: Denis Ono

Se por um lado, temos muito pouca ajuda do poder publico no incentivo de políticas voltadas para cultura, por outro, conservatórios  da iniciativa privada, ongs, corais e sobretudo a superação pessoal de cada artista faz valer a pena o investimento e estudo desta nobre arte : A música.
Formados aqui ou não, sempre foi publico e notório a virtualidade da música produzida aqui no estado.

Balneário Sayonara - foto: google imagem
Na década de 60 e 70 havia o Sayonara, clube que recebeu até celebridades internacionais. Um feito para época. Na década de 80, a falta de lugares para apresentação das bandas e cantores era compensada pela consagrada "Sexta feira na Praça", ali a musica tinha a cumplicidade dez Liu Arruda.
"Se não temos mar, vamos para o bar". 
Valley - foto: google

Bar do Edgare - foto: google

Clube de Esquina - foto: Google

Na década de 90 em diante houve um "boom" de casas e bares que criaram espaços para bandas. Clube de Esquina representa toda essa relação de bar/musico/publico da noite Cuiabana. O crescimento dos espaços avançaram tanto que há uma segmentação por estilo e gênero musical. A galera que era do Conwtry e comitivas, hoje segue a tendência do Sertanejo Universitário, os roqueiros abrem mão da música de autoria para entrar no mercado do "tributo" aos ídolos, a orquestra do estado quebra paradigmas cedendo espaço para a rústica viola de cocho, a bossa nova se funde com jazz e blues e a miscigenação musical se prolifera  feito soja no serrado do estado! Certamente, o valor financeiro da música, não permita a comparação com a soja, todavia, no que tange a estrutura de harmonia, melodia e ritmo alimenta e eleva a alma...
Orquestra do Estado de Mato Grosso - foto: Google


E você? Tem fome e sede de quê?

Por Oscar Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes