quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Projeto Borboletras levará oficina de escrita criativa e lançamento de livro a escola pública


Projeto Borboletras levará oficina de escrita criativa e lançamento de livro a escola pública

Asas aos contadores de histórias. Este é o slogan do projeto cultural Borboletras, que oferecerá oficina de escrita criativa a alunos da escola estadual Alice Fontes, no Coxipó, em Cuiabá. Uma oportunidade de soltar a imaginação, alimentando o pequeno escritor que há em cada um.

O projeto terá duração de seis meses e a ideia é oferecer a um grupo de 30 alunos atividades que estimulem a produção literária, promovendo a reflexão dos participantes sobre suas próprias experiências e vivências. Borboletras foi aprovado no Edital Mais Cultura nas escolas, lançado pelo Governo Federal.
A escrita criativa oferece técnicas de criação literária para promover um texto mais criativo, ajudando o participante a organizar melhor suas ideias. Para alcançar o resultado final, o público alvo tem contato com diversas linguagens a fim de estimular a criatividade.

O início das atividades será no sábado (23/08), às 7h, quando será lançada a revista ilustrada “Cabelo Ruim? Como assim?”, de autoria da jornalista e escritora Neusa Baptista, com ilustração do cartunista André Zan.  A Oficina de Esctira Criativa será oferecida pela produtora cultural Neusa Baptista.

O Projeto atende à preocupação de diretores e professores em oferecer atividades que estimulem a leitura e a produção textual, já que a escola estadual Professora Alice Fontes Pinheiro tem como clientela, em sua maioria, famílias de baixa renda, que têm a televisão como principal fonte de informações, apresentando baixo índice de leitura. 

De acordo com Neusa, foram selecionados alunos entre 12 e 14 anos que demonstraram mais interesse e aptidão para leitura e escrita, desta forma incentivando a formação de leitores e, quem sabe, futuros escritores. 
A fim de fomentar a criatividade, a oficina começará não com a escrita em si, mas com a narrativa oral, por meio da participação do ator e escritor Luis Carlos Ribeiro, que repassará aos alunos algumas técnicas de contação de história, mas, acima de tudo, instigará a curiosidade e a inventividade das crianças. No repertório, além de muitas brincadeiras, histórias de lendas cuiabanas, que ele sabe contar como ninguém.

O teatro será outro instrumento para avivar a criatividade da garotada. Para esta tarefa,a atriz Tatyane Silva, fará uma esquete teatral baseada no livro “Cabelo Ruim?”, além de exercícios, brincadeiras e um bate-papo sobre o tema: como contar histórias utilizando o corpo como ferramenta.
Completando as intervenções de artistas locais, a designer Nara Silver - responsável pelas ilustrações da primeira versão do livro Cabelo Ruim? - mostrará aos pequenos um pouco de sua técnica, além de realizar exercícios de desenho e discutir com eles sobre a utilização desta ferramenta para contar histórias.

Até o final do ano, os alunos também realizarão um passeio a um local histórico de Cuiabá. Durante todo este período, estarão sendo produzidos textos que no final darão origem a uma publicação. Os melhores textos serão também impressos em banners a serem distribuídos em escolas públicas da cidade.
 “A ideia da oficina é estimular os alunos mais interessados no tema leitura e escrita, para que sirvam como exemplo aos demais, pois foi verificado na escola um baixo índice de interesse dos alunos nestes temas”, explicou Neusa.
A ação prevê ainda aquisição de livros e computador para a biblioteca da escola.

Lançamento “Cabelo Ruim? Como assim?”
A escolha do espaço escolar para o lançamento do livro se deu pela necessidade de se democratizar e fomentar o interesse pela leitura entre os jovens e também por abordar o dia a dia vivenciado por muitos adolescentes e jovens nas escolas brasileiras - a discriminação racial.
A revista traz uma releitura do livro “Cabelo ruim?”, lançado pela editora Tantatinta, em 2007, também de autoria de Neusa Baptista. A novidade desta reedição é a linguagem dinâmica e cômica oferecida pela ilustração de André Zan, no estilo histórias em quadrinhos e que agrada bastante os novos leitores, pelas cores, dinâmica e movimento que proporciona à história.
A obra narra a história de Bia, Tatá e Ritinha, três meninas negras e pobres, em busca da identidade e da auto-aceitação, diante do preconceito que vivenciam por ter o cabelo crespo. No decorrer da narrativa, as três amigas vão descobrindo formas de aceitar a o cabelo, criando penteados e coragem para mostrar aos colegas que vivemos em um mundo com grandes diferenças e que precisa-se aceitar cada individuo da forma como ele é. 

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento do projeto Borboletras e da revista ilustrada “Cabelo Ruim? Como assim?”
DIA: sábado (23/08)
ONDE: Escola Estadual Profa. Alice Fontes Pinheiro – Rua E 5, n. 157, bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida (próximo à Rodovia Palmiro Paes de Barros (Rodovia MT-040), estrada Cuiabá-Santo Antônio de Leverger).

HORÁRIO: 7 h às 11 h.

MAIS INFORMAÇÕES: 8418-0343 – 92260944




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes