sábado, 23 de agosto de 2014

Vinho: O alimento liquido!! por Oscar Junior


Vinho: O alimento liquido!!

Dentre a diversidade gastronômica que a nossa capital oferece, o vinho é um forte aliado para compor e harmonizar nossos pratos, quer seja de um simples tira gosto ou um mais complexo.
Cuiabá possui diversos estabelecimentos segmentados em atender um publico cada vez mais exigente, sobretudo porque o degustador do vinho começa de forma amadora e segue duas vertentes que lhe permitem apurar seu palato. Uma é o processo degustativo, o outro é o estudo teórico deste processo, denominado organoléptico, que nada mais é do que a a utilização técnica dos sentidos Visão, olfato e palato na analise da bebida.
Há que pense que vinho só deve ser consumido no frio e que não é apropriado para o calor de Cuiabá, ledo engano. A estrutura do vinho é baseada na trinca: Tanino, álcool e acidez. Cada elemento desses, seja pra mais ou menos aguçado, altera a proposta do vinho, contudo a acidez ou o gás carbônico para os frisantes e espumantes tende a remeter a bebida mais refrescante que outra com elevação dos extratos ou do álcool.
O que deve ficar sempre claro é a distinção do gosto e da técnica organoléptica. Gostar da bebida, independe de conhecer o processo de elaboração, maturação, fermentação e tudo que acerca a produção da bebida. Gosto é gosto. Sobretudo porque o consumo numa confraria de amigos é muito mais importante que qualquer teoria fundamentada por um especialista. Aliás, no mundo vínico há especialistas para tudo. O enólogo ou winemaker é que elabora e propõe a estrutura do vinho em sua fabricação. O enófilo é o amante que curte e gosta de degustar, obviamente sem exageros para não se tornar um “enochato” e não desagradar ou constrangir os valiosos amigos da confraria.
Cuiabá possui um programa muito bacana na rádio Centro América FM, Música e vinho é um programa apresentado pela Sommelier, Kezia Giugni. De forma muito pratica e divertida ela desvenda, ensina e orienta os ouvintes sobre tudo acerca desta maravilhosa pratica que só aproxima pessoas: A degustação e harmonização da bebida com alimentos.
Antes que algum leitor me acuse de incentivar as pessoas beberem com este texto, só posso alegar que “Não tomo juízo, porque já tomo vinho e eu não gosto de misturar as coisas”.
Oscar Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes