sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Misc traz programação especial para o Dia da Consciência Negra, a partir dessa Sexta-feira (14/11)

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) traz a partir desta sexta-feira (14) uma programação especial em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Além de exposições, o público poderá acompanhar um cortejo, sarau, declamação de poesia, capoeira, música e dança. 
Entre as primeiras atividades está o cortejo denominado “Kizomba – África de todos nós”. Kizomba é um gênero musical e um estilo de dança originário da Angola e tem como significado ‘festa de todas as raças’.
A caminhada inicia às 17h30 desta sexta-feira e percorrerá o Centro Histórico da Capital. A concentração será na Praça Alencastro (em frente à Prefeitura de Cuiabá) às 17h.
Na sequência, o Misc lança a Exposição “As Benzedeiras”, de Regis Gomes. Segundo Regis, a exposição retrata uma tradição que está acabando e que, antigamente, era muito comum nos bairros em Cuiabá.
“Criaram-se muitos mitos sobre as benzedeiras, muitas vezes acusadas de serem feiticeiras ou de umbanda,nada a ver,pois benzer já diz tudo, fazer o bem, não importa a religião”, explicou. A exposição segue até o dia 15 de dezembro.
No dia 15, a partir das 19h, haverá sarau, lançamento da exposição “Desenhos em grafite com personalidades negras”,com Adriano Silva, homenagem aos guerreiros, capoeira, apresentações de dança e música. 
O evento é gratuito e está sendo realizado pela primeira vez pelo Misc, em parceria com Associação Mato-Grossense de artes e cultura africanas Ayoluwa, IPHAN e Fórum de Capoeira, com participação especial de Ivan Belém, André D’Lucca, professores Oscar, Bia Correa, J. Astrevo e Mestre Nego da Bateria Ouro.
Durante o mês de novembro o Misc disponibilizará vários filmes e documentários sobre a temática afro. Entre eles, as obras: Raça – Um filme sobre a igualdade de Joel Zito Araújo; Balé de Pé no Chão de Mercedes Batista;12 de Anos de Escravidão; João Cândido- A Luta Pelos Direitos Humanos; Invictos com Nelson Mandela.
“Procuramos elaborar uma programação diversificada e marcante na cultura afro, além de fazer do evento uma grande homenagem. Estamos com uma expectativa boa e aguardamos a presença de todos”, disse o coordenador do Misc, Cristovão Luiz.O Museu está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75 (Centro).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA ABAIXO
DIA 14 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)
Cortejo - A concentração será na Praça Alencastro (Prefeitura de Cuiabá) às 17h.
Saída do cortejo às 17h30 Caminhada pelo Centro Histórico, Praça do Rasqueado, Igreja Senhor dos Passos, MISC, IPHAN, praça da mandioca e retornando ao MISC.
Lançamento da exposição “As Benzedeiras ”, com Régis Gomes, às 19h.
Poesias às 19h15.
DVDIlê Ayê 40 anos às 19h30.
Coral às 19h45.
Fórum da Capoeira às 20h.
Mané do Cavaco 20h.
Dança cigana às 20h20.
MUV às 20h30.
DIA 15 DE NOVEMBRO (SÁBADO) SARAU
Lançamento da exposição “Desenhos em grafite com personalidades negras” com Adriano Silva 19h.
Homenagem aos guerreiros africanos 19h15.
Homenagem a ancestralidade africana(preto velho).
Coral 19h30.
Siriri 19h45.
Caçula do Pandeiro 20h15.
Dança afro Amarantha Tatys 20h30.
Fórum da Capoeira 20h45.
Samba- Bia Borel e Mariana Borealis 21h.
Maracatu 21h20.
Ayoluwa 21h30.
Rafael Soul 21h45.
Mestre Nego da Bateria Ouro 22h20.
Hip Hop- Esquadrão Cuiabano 22h45.

Outras informações: 3617-1288

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes