quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A Música de Marcelo Beleza Pura, cantor cuiabano interpreta grande sambas e outros ritmos em show no Chorinho


            Uma expressão utilizada para designar admiração ou grande satisfação transformou-se no nome artístico de um cantor cuiabano que é sinônimo de samba de qualidade. O arquiteto Marcelo Gonçalves, o Marcelo Beleza Pura, é sambista da melhor estirpe e escreveu seu nome na história do carnaval mato-grossense através do bloco Beleza Pura, criado em 1982. 
            “Fiquei deslumbrado quando vi o bloco Cacique de Ramos desfilando na Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro, com cerca de 2 mil integrantes, e quando voltei para Cuiabá resolvi montar um bloco assim. A gente se reunia num bar perto de um colégio e era comum alguém comentar quando passava uma menina bonita: ‘Beleza pura!’  Foi assim que surgiu o nome do bloco carnavalesco que mudou a cara do carnaval de Cuiabá”, conta Marcelo.
 
Aos 71 anos, Marcelo Beleza Pura tem muitas histórias saborosas para contar e um repertório vasto, onde se destacam sambas de Martinho da Vila e outros bambas, como Almir Guineto e Zeca Pagodinho, que ele conheceu antes da fama, numa roda de samba na quadra do Cacique, no bairro carioca de Ramos, ao lado da cantora Beth Carvalho. Parte dessa bagagem musical poderá ser conferida na próxima sexta-feira, quando o sambista cuiabano subirá ao palco do bar Choros & Serestas – o Chorinho.
 “O show será de muitas reminiscências. Vou recordar as músicas que fazia nos bailes do Chorinho quando comecei a me apresentar: boleros, sambas-canções, MBP. Na segunda parte, vamos partir para o samba de raiz e vamos fechar com sambas-enredos, com a presença especial da bateria show de Mestre Munir”, diz Marcelo, orgulhoso da participação do filho que é diretor de bateria do bloco Bode do Karuá. O artista também estará acompanhado de Marinho 7 Cordas (dono do Chorinho), Clau Simpatia (violão e cavaco), Xuxo (surdo), Juliano (pandeiro) e Cabeção (repique de mão). 
Arquiteto e cantor - Muita gente que vê o sambista Marcelo Beleza Pura desconhece sua história como arquiteto – um dos primeiros de Cuiabá. Filho de um porteiro e de uma lavadeira, Marcelo gostava de jogar futebol (foi centroavante do Mixto) e também de estudar. Por sugestão de uma irmã mais velha que já morava no Rio de Janeiro, ele se mudou para a Cidade Maravilhosa com a intenção de fazer Engenharia. Deu duro para acompanhar o ritmo dos colegas e acabou se sobressaindo a ponto de ganhar uma bolsa ao final do cursinho. Como era bom de desenho, acabou descobrindo a Arquitetura e ingressou na Faculdade Nacional de Arquitetura (UFRJ), na Ilha do Fundão. Foi nessa época que se apaixonou pelo Cacique de Ramos. 
De volta a Cuiabá em 1976, ele se dedicou à Arquitetura (hoje é superintendente da Secretaria Adjunta de Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana da Secretaria de Estado de Cidades), porém foi se envolvendo cada vez mais com a música. O pai era violonista autodidata, um dos tios cantava e era compositor de sambas que até hoje Marcelo traz na ponta da língua, e sua irmã Dadá Maravilha (recém-falecida no Rio de Janeiro) era cantora. 
Marcelo idealizou o Bloco Beleza Pura, que marcou época em Cuiabá e serviu de inspiração para outros blocos carnavalescos. “Eu era figurinista, cantor, diretor da bateria, organizador. Eu agitei o carnaval cuiabano”, diz sem falta modéstia, lembrando-se do primeiro samba-enredo original do bloco, composto por Pescuma em 1985. 
Mas, apesar de puxar os sambas enredos do Beleza Pura com sua voz potente e melodiosa, Marcelo se descobriu cantor profissional meio por acaso, por influência da irmã Dadá Maravilha. “Ela cantava com o Marinho e a turma do Choros & Serestas (o Chorinho), e eu tocava pandeiro. Um dia, Dadá estava rouca e pediu para eu cantar. O grupo estava se apresentando numa pizzaria no Trevo do Santa Rosa e a casa estava lotada. Eu tremi, mas cantei “A volta do boêmio” (sucesso na voz de Nélson Gonçalves) e o pessoal aplaudiu. Aí comecei a cantar com o pessoal do Chorinho e nunca mais parei”, recorda Marcelo, referindo-se a um tempo em que o bar Choros & Serestas ainda não tinha endereço fixo.
Aos poucos, Marcelo foi montando seu repertório e criando o estilo que se tornaria sua marca nos bailes realizados no Chorinho, já no bar montado no bairro Jardim Tropical, num imóvel do cantor Zied Coutinho. Ele nunca mais parou de cantar e esteve à frente do Beleza Pura até pouco tempo antes do fim do bloco, em 2006. “Chegamos a botar mil pessoas desfilando na avenida, mas chegou uma hora que cansei”, diz Marcelo, acrescentando que foi sua irmã Dadá a responsável por introduzir as mulheres no bloco famoso. 
As lembranças e as histórias são muitas, e a vontade de compartilhar é maior ainda. “Marcelo é um dos melhore intérpretes de samba que conheço. É um grande artista, com uma imensa cultura musical, que merece ser reverenciada”, comenta a cantora Deize Águena, que está colaborando na organização do show “A Música de Marcelo Beleza Pura”. A próxima sexta-feira é uma oportunidade para curtir o talento do sambista e conhecer um pouco mais o seu repertório.
 
Serviço
O que: Show “A Música de Marcelo Beleza Pura”
Quando: 5 de dezembro (sexta-feira), ás 21h30
Onde: bar Choros & Serestas (Rua Estevão de Mendonça, nº 869, bairro Quilombo)
Quanto: R$ 15,00
Realização: Velha Guarda Choros e Serestas
Mais informações: (65)3634-6450/ com Deize Águena (65) 9975.0671 e 
Martha Baptista (65) 8113.1855

Fonte: Martha Baptista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes