sábado, 14 de março de 2015

O Professor, jornalista e radialista, cuiabano Johnny Marcus, lança campanha de “crowdfunding” para romance de estreia

Johnny Marcus - foto assessoria 

A história se repete para quase todo autor estreante: a dificuldade em viabilizar financeiramente a publicação de sua obra. Para o professor, jornalista e radialista Johnny Marcus não foi diferente. “Almas em Sonho” está na editora desde o final do ano passado e por causa da restrição orçamentária, ainda não foi publicado.

A saída encontrada pelo escritor foi a mesma de milhares de outros artistas mundo afora: apelar para o sistema de “crowdfunding”, ou financiamento coletivo, cuja captação acontece através de doações feitas pela internet por amigos e pessoas que se identificam com o projeto cultural.

O financiador pode doar quanto quiser e, dependendo do valor investido, recebe uma “recompensa”, que varia desde o próprio produto cultural até brindes e mensagens especiais de agradecimento. Outro aspecto interessante do sistema “crowdfunding” é que caso o projeto não vingue, os doadores recebem o dinheiro de volta.

Johnny Marcus é rápido em esclarecer que “meu livro não tem, em um primeiro momento, nenhuma pretensão de lucro. Todo o dinheiro captado será utilizado na publicação e divulgação. O que exceder a meta estabelecida será doado à uma instituição de caridade”. O autor pretende arrecadar, em seis meses, a soma de R$ 7 mil.

Romance espiritualista

O jornalista, que classifica sua obra de “romance espiritualista”, explica que ela nasceu a partir do caminho espiritual trilhado por ele nos últimos dois anos e meio. “Sempre gostei de escrever. Só que antes eu escrevia mais sobre comportamento, cultura geral e política. ‘Almas em Sonho’ é resultado de um profundo processo de autoconhecimento e busca de respostas para os grandes mistérios da vida”.

Ciente da resistência da crítica especializada ao que geralmente é classificado como literatura de autoajuda ou de esoterismo, Johnny argumenta que “tentei, dentro das minhas limitações literárias, escrever uma história que unisse o transcendental ao terreno, muito embora os dois aspectos nunca se separem de fato. Acima de tudo, ‘Almas em Sonho’ é uma linda história de amor que se interrompe e recomeça em diversas encarnações”.

Para compor “Almas em Sonho”, Johnny Marcus conta que leu obras de diferentes escolas espiritualistas como espiritismo, hermetismo, budismo, hinduísmo, teosofia, antroposofia e wicca. “Meu maior esforço foi o de não fazer um tratado doutrinário religioso, ou tentar catequizar o leitor. Meu livro é uma declaração de amor à vida, esse maravilhoso presente Divino”, explica.

Assim como muitos autores estreantes, o professor não resistiu à tentação de incluir-se na história. “Sim, o protagonista tem muito de mim. Talvez uns 20%. Porém, o livro não chega a ser nenhum registro autobiográfico. No máximo, dá pra dizer que são memórias inventadas”, afirma em meio a uma gargalhada com a referência ao poeta Manoel de Barros.

Blog
Apesar de haver vários sites especializados em “crowdfunding”, Johnny Marcus optou administrar diretamente a captação de recursos. “Pelo fato de a meta financeira não ser tão alta, acho que é mais interessante eu mesmo cuidar da arrecadação. Dessa forma, posso investir tudo na edição e divulgação do livro”, esclarece. “Quero aproveitar o recall de ser professor há 25 anos em Cuiabá, onde sou mundialmente conhecido”, conclui brincando.

Para dar mais detalhes e prestar contas periodicamente do “crowdfunding”, o professor lançou o blog defrenteproverso.blogspot.com  Além de explicar o projeto em detalhes, ele também disponibiliza os três primeiros capítulos do livro.

Além do livro físico, “Almas em Sonho” será lançado em versão audiobook, com narração do próprio autor. “Sou profissional da voz há muito tempo. Ano passado, fui o locutor oficial da Copa do Mundo na Arena Pantanal e tive uma passagem de três anos pela Centro América FM. Então, nada mais natural que eu explore esse talento em meu primeiro projeto literário”. “Almas em Sonho” também virá em edição digital.

SERVIÇO

O quê?

Plataforma de crowfunding para “Almas em Sonho”, romance de estreia de Johnny Marcus

Mais informações sobre a obra e como contribuir, acesse:  defrenteproverso.blogspot.com

Agência de Comunicação Popular - ACP
Jornalista responsável: Neusa Baptista 
Contato: (65) 9226 0944

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes