quinta-feira, 28 de maio de 2015

ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA (29/05) A ABERTURA DO ESPAÇO BOCA DE ARTE, EM CUIABÁ MT


BOCA DE ARTE é um espaço para o desenvolvimento do processo criativo, voltado para as atividades artísticas contemporâneas. 

O cenário cultural de Cuiabá, em especial o Bairro Araés, ganha mais um espaço artístico neste mês: o Boca de Arte, concebido pelo artista plástico Gervane de Paula. A Abertura do Espaço BOCA DE ARTE, acontece nesta sexta-feira (29/05) as 19 hs na Rua Alírio Hugney de Matos,  443 Araés ,  Cuiabá – MT Contato | 065  9235-4295

Arquitetado em 2014, o Boca de Arte é um espaço independente com a vertente de fomentar as práticas de investigações, experimentações, difusão, apreciações e principalmente para reflexão de caráter estético e artístico de produções contemporâneas, tanto no eixo estadual como nacional e internacional. O espaço tem também sua vertente social e territorial. Localizado o Araés - Cuiabá, um bairro central e com problemas sócio-estruturais, o Boca de Arte pretende também popularizar a produção artística entre os moradores da região, em especial crianças e jovens. Gervane e seus colaboradores acreditam que oferecer a esse público alternativas saudáveis de atividades pode estimular e mudar o quadro social existente no bairro e região.

Por ser independente seus gestores estão investindo na criatividade para manter sua programação mensal, com espaços permanentes e atividades rotativas, que podem ser gratuitas ou pagas, dependendo dos parceiros e apoiadores.

Dentre as atrações permanentes do espaço estão a Boca Guiada e a Boca Boa. A Boca Guiada é um programa de difusão e visibilidade da produção artística e do Espaço, onde propõe-se uma visita guiada ao espaço. Essa ação ocorre semanalmente e com agendamento. Já a Boca Boa consiste numa cantina cuja proposta é valorizar a boa alimentação, com a comercialização de produtos orgânicos e alimentos sem glute, no sentido de integrar a arte e qualidade de vida.

Em âmbito local, as atividades do espaço oferecerá a artistas locais e ao público a oportunidade de valorizar a produção artística de Mato Grosso através do estimulo a jovem arte contemporânea e principalmente ser um espaço acolhedor de experiências e conexões entre artistas, críticos e mercado. Já na extensão nacional, segundo Magna Domingos, gestora do espaço pretende-se promover intercâmbios de artistas através de ações como exposições, palestras, workshops, entre outras atividades.

Programação

A programação inicial já conta com uma atividade de peso. É o Workshop sobre Expografia e Montagem de Exposições, oferecido por Jeff Keese, arquiteto graduado pela FAU-USP com experiência em produção cultural e expografia.

O Workshop tem como objetivo oferecer subsídios para se identificar os principais processos para a produção de uma exposição, tendo em vista os diferentes contextos expositivos através da apresentação de estudos de caso. Além de abordar as diversas formas de montagem, irá possibilitar que o participante possa conhecer elementos expográficos como espaço, suportes, forma, cor, som, luz, texturas, imagens, textos entre muitos outros recursos para traduzir as intenções e criações dos artistas em um espaço adequado para expor as obras.

O Público alvo são os estudantes de artes, arquitetura, artistas plásticos, curadores e montadores de exposições. A carga horária é de 12 horas e o investimento é R$ 300,00.

JEFF KEESE é arquiteto graduado pela FAU-USP com experiência em produção cultural e expografia. Desde 2008 é sócio da a2e- arquitetura do espaço expositivo. Foi coordenador de montagens e acervo da Galeria Fortes Vilaça de São Paulo (2001-2002), coordenador de produção e montagem das exposições itinerantes Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas entre 2005 e 2013 e consultor da publicação e site, Mapa das Artes, durante 7 anos. Nos últimos anos vem atuando na concepção e execução de projetos expositivos para diversas Galerias e eventos em São Paulo e outras regiões do Brasil. 

maiores informações: 065 9235-4295

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes