segunda-feira, 11 de maio de 2015

CINECLUBE INCA HOMENAGEIA MATO GROSSO, nesta quarta-feira (13.05)


Mostras audiovisuais que retratam o estado em seu aniversário


O cineclube INCA adere às homenagens a Mato Grosso trazendo para o público mostras audiovisuais que contemplam a cultura do estado (plural, múltipla, maravilhosa). Nesta quarta-feira (13.05), com curadoria de Luiz Marchetti, um dos cineastas mais premiados daqui, teremos novidades:


 “O NASCIMENTO DA VIOLA DE COCHO” – curta dirigido por Dewis Caldas, traz o tradicional e o novo no mundo da música mato-grossense: a viola-de-cocho, instrumento típico e já registrado como patrimônio imaterial de Mato Grosso, surge com cara nova, através da criação da guitarra de cocho, pelas mãos de Caio Espíndola Schlösser, da dupla Billy Brown e o Incrível Magro de Bigodes. Caldas, que passa uma longa temporada em Portugal, descreve neste curta o reavivamento deste ícone cultural, passado de geração em geração por aqueles que preservam e respeitam nossa cultura.

 “CAIO ANDRE” -  parte do projeto POR QUE A GENTE É ASSIM? - da Produtora Matizar Filmes (RJ), foi apresentado nacionalmente na TV Futura, no FestRio; na Touche, em Cuiabá e levou alguns prêmios no Festival de Cáceres e no MUBE - Museu Brasileiro da Escultura em São Paulo. “Caio André” representa Mato Grosso no segmento PRECONCEITO do projeto POR QUE A GENTE É ASSIM? O curta é direção de Luiz Marchetti e na trilha sonora conta com o charme de THIAGO PETIT e da Banda STOP PLAY MOON.

“FORA DO PONTO” – com direção de Mário Zugair, o curta foi desenvolvido com a idéia de mudar e questionar a percepção do publico em relação aos elementos que já estão acostumados, elementos simples que estão ao nosso redor e passa muitas vezes de maneira despercepida. É um filme de dança onde a dança foi concebida para confundir e aguçar o público.

Em sua curadoria, Marchetti buscou autores matogrossenses e com temas distintos, para demostrar a miscelania cultural que o estado oferece, Zugair  é hoje um dos diretores de fotografia mais cobiçados na nossa industria, eis aqui um curta sobre dança a partir do olhar do profissional. “O NASCIMENTO DA GUITARRA DE COCHO” é da Maranhas Filmes, uma fabrica de audiovisual com orçamento domestico, um grande exemplo de resistência  e celebração da inventividade, esse curta foi visto por poucos e merece ser apresentada para um publico mais amplo, é um documentário sobre adequações, invenção musical e dialogo entre a tradição e a atualidade. “CAIO ANDRE”  é um documentário que muita gente não assistiu em Mato Grosso e precisa ser difundido exatamente aqui onde o jovem documentado nasceu e vive. Os preconceitos que ele discute não acabaram e continuam matando. 

Segundo Marchetti, é fundamental manter nosso audiovisual  respirando, sublinhando as pesquisas autorais da cidade. Ele acredita que o INCA, com o cineclube, negocia  um bom termo nas manifestações audiovisuais, e aproveita para salientar que nesta quarta será uma noite irreverente e, ao mesmo tempo,  pedagógica, para o público e para os diretores manterem  a energia audiovisual local.  

A proposta do CINECLUBE é levar ao público o acesso a filmes de reconhecida curadoria, com convidados especiais,  fomentando o segmento  por meio de debates que envolvem a temática exibida ou a arte do cinema em toda sua forma de expressão. Brevemente, o INCA vai  oferecer cursos e oficinas que melhorem as habilidades da área,  alem de tornar-se referência dessa forma de expressão cultural.

A Instituição

O “INSTITUTO CULTURAL AMÉRICA” – INCA, tem por objeto o desenvolvimento de atividades de caráter cultural, artístico, ambiental, turístico, educacional, social, científico e esportivo, destinadas a fins de interesse coletivo.
O Instituto tem como finalidades o desenvolvimento de programas de capacitação de mão de obra nas mais diversas áreas de Relações Humanas, que contribuam com geração de renda e em especial para a juventude; o estimulo da produção audiovisual, em especial filmes e vídeos de ficção e documentários, e eventos de significativa importância tal como o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que difundem a produção audiovisual brasileira, latino-americana e demais cinematografias, preferencialmente as independentes, além da difusão de atividades educativas, científicas, culturais, turísticas, esportivas, sociais e artísticas, realizando pesquisas e treinamentos, workshops, exposições, evento de arte, torneios, publicações, vídeos, cd rom e musicais, serviços de assessoria de comunicação.

Curadoria da Semana

O cineasta Luiz Marchetti, nos brinda com suas escolhas  para esta quarta feira: uma obra que leva sua assinatura e mais duas produções de diretores do estado. Marchetti é cuiabano, formado em Cinema e com mestrado em Design em Arte Mídia, deu aula de Estudos de Cinema em Londres, atualmente dirige o programa Palavra de Mulher, exibido pela TV ALMT e o caderno de cultura do jornal Circuito Mato Grosso. Seu mais novo filme, “Ele sempre esteve certo”, será lançado em breve.

Serviço

Nesta quarta-feira (13.05)

As exibições começam às 20h, no MISC com a entrada de 5,00 reais, podendo adquirir o combo por 10,00 reais (entrada, refrigerante e pipoca).

Fonte: Carol Damasceno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes