sexta-feira, 15 de maio de 2015

Workshop: Composição de Canção ministrado por Eduardo Hessen (DF) na Sol Maior - Escola de Artes em Cuiabá MT

Workshop: Composição de Canção

 O workshop de Composição de Canção será ministrado por Eduardo Hessen (DF), no dia 30/05/2015, 13hs às 17hs, na Sol Maior - Escola de Artes: Rua Comandante Costa, 190 – 78005 400 - Centro – Cuiabá – MT.  As inscrições são no valor de R$74,00 e estão sendo realizadas pelo site: https://eventioz.com.br/comporcomeduhessen. Mais informações: (65) 3027 7719 / (65) 96518182 ou pela página no facebook: https://www.facebook.com/comporcomeduhessen.
O workshop de Composição de Canção virá, a princípio, passar por sobre uma óptica histórica da composição analisada pelo conhecimento do próprio palestrante, Eduardo Hessen (DF). Após será feita uma conceitualização do significado de poesia e canção e qual a relação entre as duas, observando, sobretudo na canção popular. Será importante o foco nesta, pois está de tal forma impregnada no nosso cotidiano, que muitas vezes não nos apercebemos conscientemente dela. Somos capazes de realizar as mais diversas atividades com o som ligado sem prestar muita atenção ao que ouvimos, como se fosse uma trilha sonora de nossa vida.
Realizaremos esse workshop com o intuito de fazer o artista poeta ou músico descobrir em si os próprios caminhos da música e das palavras, às vezes, as duas coisas juntas. Além disso, estamos imbuídos de trocarmos experiências e culturas que cada um possui e explorar isso em conjunto.
O workshop é voltado para todo indivíduo que sente uma certa aptidão para compor algo em palavras ou em sons. A ideia central do curso é otimizar as possibilidades. Sendo assim, não será todos os casos que os alunos precisem possuir um prévio conhecimento de música, pois poderão ocorrer parcerias de músicos e poetas.
Assuntos que serão abordados:
- Uma abordagem histórica da composição dos períodos da Idade Média até aos dias de hoje;
- Trovadorismo ao Impressionismo;
- Algumas considerações dos conceitos de música e poesia sobre a perspectiva histórica;
- Apreciações de Poesia de Dante Alighieri à Vinícios de Moraes e de canções folclóricas da Idade Média até as canções do século XXI;
- Algumas observações e audição de exemplos do parâmetro da música Harmonia;
- Prática e audição ou apreciação do material produzido pelos próprios alunos durante o curso.

Release do Palestrante

Eduardo Hessen é um artista da música. Compositor, arranjador, já fez trabalhos de música erudita, música de câmara, canções populares e músicas instrumentais para grupos musicais, bandas e coral, além de trabalhos artísticos com cantores e compositores como a cantora Mariana Camelo. Atualmente está produzindo o seu próprio trabalho de canções inéditas e releituras de músicas consagradas do repertório nacional.
Edu Hessen, como é conhecimento no cenário musical de Brasília (DF), começou seus estudos no violão erudito, com renomados professores internacionais, como Eduardo Meirinhos e Judicael Perroy. Também jazzista, estudou guitarra com Fabrício Dizel, Juarez Moreira, Lula Galvão, Genil Castro, Alex Carvalho e Mike Moreno, além de estudar composição com Luis Felipe Gama e arranjo com Joaquim França e Joel Barbosa. Também participou de um curso de verão oferecido pela Escola de Música de Brasília, com a renomada cantora Fátima Guedes, em que essa ministrou, principalmente, sobre a postura artística do músico nos seus trabalhos.

Redes Sociais
Blog - História da música e sua importância no pensamento humano: http://utopiacapital.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes