quinta-feira, 18 de junho de 2015

Acontece nesta Sexta-feira (19/06) a Abertura do Centenário de Gervásio Leite com entrega de Título Honorífico na Academia Mato-grossense de Letras (AML)

Neste mês de junho inicia as comemorações de um século de nascimento de Gervásio Leite. A abertura do centenário acontece no dia 19, sexta-feira, na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT).
O evento acontecerá em parceira com a Câmara Municipal de Cuiabá que concederá o Título Honorífico Ordem do Mérito Legislativo Escritor, Jurista, Docente e Jornalista Gervásio Leite destinado às personalidades que se destacaram na criação, promoção, divulgação e universalização literária no município de Cuiabá.
​​“Estamos preparando um grande evento para lembrar de um grande homem: Gervásio Leite.” afirmou Eduardo Mahon, presidente da AML, em uma postagem em sua rede social.
“Fizemos uma excelente parceria com a família do Gervásio Leite e a Academia Mato-grossense de Letras para podermos prestar honra a esse cuiabano que muito contribuiu de forma significativa com o nosso município.”, destacou o vereador Maurélio Ribeiro (PSDB), criador da resolução com o apoio dos demais parlamentares do legislativo municipal.
Os preparativos para o evento estão finalizados e Marilia Beatriz Figueiredo Leite já preparou o discurso em honra ao seu pai, o grande Gervásio Leite, e, aguarda ansiosa e emocionada a presença de 350 convidados para a abertura do centenário.
“Eis que se aproxima o "Ano Centenário de Gervásio Leite", homem que, na opinião de meu pai, Rubens de Mendonça , foi, sem dúvida, a inteligência mais privilegiada que ele conheceu”, comenta Adelia Badre Mendonça de Deus, uma das 24 homenageadas com o título.

Gervásio Leite
Nascido em Cuiabá – MT, no dia 19 de junho de 1916. Formado pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1938, Gervásio Leite, com 22 anos, retorna a Cuiabá. Já associado à Associação Mato-grossense de Imprensa, junto com Arquimedes Pereira Lima, em 27 de agosto de 1939, funda o jornal “O Estado de Mato Grosso”. 
Ingressou no Tribunal de Justiça na categoria de Desembargador. Lecionou na Escola Técnica de Comércio e junto à Faculdade de Direito de Cuiabá, depois, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso. Atuou como Deputado Estadual e Constituinte em 1947. Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso.
Faleceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 10 de abril de 1990 nos deixando um vasto legado, pela sua extensa cultura, inteligência e competência.

HOMENAGEADOS
Sr. Adelino Praeiro - Vereador Juca do Guaraná
Sr. António de Arruda - Vereador Oséas Machado
Sr. Archimedes Pereira Lima - Vereador Marcrean Santos
Sr. Avelino Tavares - Vereador Maurélio Ribeiro
Sr. Benedito Pedro Dorileo - Vereadora Lueci Ramos
Sr. Eduardo Mahon - Vereador Chico 2000
Sr. Guilherme Maluf - Vereador Wilson Kero Kero
Sr. João Antônio Neto - Vereador Renivaldo Nascimento
Sr. José Jacintho Siqueira (Jejé) - Vereador Adevair Cabral
Sr. Júlio De Lamônica Freire (in memoriam) - Vereador Onofre Júnior
Sr. Luiz Augusto Passos - Vereador Arilson da Silva
Sr. Luiz Carlos Ribeiro - Vereador Adilson Levante
Sr. Luiz Marchetti - Vereador Lilo Pinheiro
Sr. Maurício Aude - Vereador Ricardo Saad
Sr. Paulo da Cunha - Vereador Faissal Calil
Sr. Ricardo Guilherme Dicke - Vereador Júlio Pinheiro
Sra. Adélia Badre Mendonça de Deus - Vereador Allan Kardec
Sra. Isabel Campos (in memoriam) - Vereador Arnaldo Penha
Sra. Maria Benedita Martins de Oliveira - Vereador Leonardo de Oliveira
Sra. Maria Erotides Kneip - Vereador Haroldo Kuzai
Sra. Maria Lúcia Cavalli Neder - Vereador Dilemário Alencar
Sra. Marília Beatriz de Figueiredo Leite - Vereador Paulo Araújo
Sra. Tereza Albuês (in memoriam) - Vereador Mário Nadaf
Sra. Vera Capilé - Vereador Toninho de Souza

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes