segunda-feira, 27 de julho de 2015

Acontece nos dia 30 e 31/07 (quinta e sexta-feira) Lançamento do CD "Ganzá-Mocho nos Tambores" - Baterista homenageia músicos mato-grossenses em seu primeiro disco, com músicas de Hermeto Pascoal, no SESC Arsenal em Cuiabá MT


Baterista homenageia músicos mato-grossenses em seu primeiro disco
Com músicas de Hermeto Pascoal, combinadas a elementos do jazz e do rasqueado cuiabano

Nos dias 30 e 31 de julho, o baterista Alex Teixeira lança o seu primeiro CD sob o título “Ganzá-Mocho nos tambores”, com músicas do compositor Hermeto Pascoal. O show de lançamento será no teatro do Sesc Arsenal, às 20h, com entrada gratuita.

O disco de música instrumental é o resultado de vários anos de pesquisas e estudos de bateria. O eixo condutor foi a genial música de Hermeto Pascoal agregada aos elementos da música regional de Mato Grosso, combinada à improvisação jazzística como linguagem universal da música instrumental. Procurou-se estabelecer um diálogo aberto com as possibilidades da criação de Hermeto Pascoal, com a música mato-grossense e com os processos de improvisação musical.

“O ouvinte pode facilmente identificar os elementos da música de Hermeto Pascoal, da música mato-grossense e do jazz”, destaca Teixeira. Que incluiu os instrumentos musicais ganzá e mocho e afirma que estes “são o tempero”, trabalhados numa linha transversal do contraponto rítmico, gerando ressonâncias culturais de Mato Grosso.

Por outro lado, a fusão rítmica construída pela bateria procura tecer uma terceira voz na complexidade rítmica dos padrões binários em contraposição com as formas ternárias dos ritmos mato-grossenses. Para o músico, “esse processo só foi possível devido às pesquisas realizadas em Mato Grosso durante mais de 10 anos, participando de Festivais de Cururu e Siriri (danças regionais), o contato e troca de experiências com músicos de expressão regional tocadores de ganzá e mocho, e ouvindo registros fonográficos das manifestações artísticas e culturais desse Estado”.

Teixeira escolheu músicas do “Calendário do Som”, de Hermeto Pascoal, para homenagear os artistas mato-grossenses: Tote Garcia (in memoriam), 18 de Maio(Hermeto Pascoal) | José Agnello Ribeiro (in memoriam), 13 de Janeiro (Hermeto Pascoal) | Zulmira Canavarros (in memoriam), 15 de Novembro (Hermeto Pascoal) | Mestre Albertino (in memoriam), 7 de Agosto (Hermeto Pascoal) | Dunga Rodrigues (in memoriam), 15 de Julho (Hermeto Pascoal) | Benjamim Ribeiro (in memoriam), 21 de Fevereiro (Hermeto Pascoal) | Liu Arruda (in memoriam), 30 de Maio (Hermeto Pascoal).

Mestre Bolinha também é homenageado neste disco, com a música 25 de Dezembro (Hermeto Pascoal) e segundo Alex Teixeira, ele representa a cultivação da música regional nos dias atuais. “Esses sete artistas representam de maneira incontestável a cultura musical da nossa terra, contudo, ganhamos um filho dessa geração de artistas, o Mestre Bolinha. A música 25 de Dezembro vem como um modo simbólico de expressar o nascimento dos bons frutos oriundos das boas sementes.”

O baterista homenageia ainda, o povo mato-grossense com a música 9 de Maio (Hermeto Pascoal), e expressa sua gratidão ao estado de Mato Grosso que o acolheu há mais de 10 anos.

No show de lançamento, Alex Teixeira toca com os músicos Bruno Rejan (GO) - baixo elétrico; Igor Mariano (MT) – piano; Phellype Sabo (MT) – saxfones; e Tarcísio Sobreira (MT) - percussão.

Alex Teixeira

Alex Paulo Teixeira de Souza iniciou seus estudos no Conservatório Municipal de Presidente Epitácio-SP, onde concluiu com mérito o Curso Livre em Bateria e Percussão. No ano de 2006 foi finalista pelo estado de Mato Groso através do programa Furnas Geração Musical. Atuou profissionalmente com músicos de renome nacional e internacional como: Celso Pixinga, Polaco, Carlos Malta, Djalma Lima, Carlos Corrales, Maio Coope, Kimi Djabate, Sidnei Duarte, Diones Correntino, Fabiano Chagas, Bruno Rejan e Daniel D’Alcântara. Em 2008 participou de duas importantes turnês: Sonora Brasil, homenageando Heitor Villa-Lobos e Concertos pelo Brasil, realizado pelo Grupo Votorantim. Teixeira é mestre pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) e foi professor e criador do Grupo de Percussão da UFMT (2010). Teixeira foi também, professor de bateria da UFG (2013-2014). Atualmente é professor efetivo da Rede Pública de Educação de Mato Grosso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes