quarta-feira, 26 de agosto de 2015

VEM AI O SETEMBRO FREIRE 2015, CONFIRA A PROGRAMAÇÃO GERAL



A quarta edição do Circuito Cultural Setembro Freire, que acontece este ano em homenagem ao poeta, artista, grande amigo e parceiro literário do poeta mato-grossense Benedito Sant’Ana da Silva Freire, Wlademir Dias-Pino, começa, oficialmente, no dia 2 de setembro. Contudo, ações no sentido de propagar o evento, que resgata a atividade de Freire e Dias-Pino, começam a ocorrer agora em agosto. No próximo dia 31, das 14 às 16h, no Carumbé, a OAB/MT - um dos parceiros da empreitada - vai reinserir o projeto ‘Liberdade Consentida – Oficina de Artes’, criada por Freire, que também era advogado, quando este foi presidente da entidade no biênio 1985-1987.
  
A diretora da Casa de Cultura Silva Freire e filha do poeta, Larissa Freire, explica que a iniciativa, na época, foi considerada pioneira no sentido de implantar uma nova filosofia penal carcerária. Isso porque partia do aproveitamento do potencial artístico dos recuperandos no campo da música, da pintura e da modelagem, entre outras artes. Dentre os que participaram dessa ação junto com Freire estava o pintor, Adir Sodré. O projeto encampado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), na época, teve como reconhecimento o fato de os recuperandos inaugurarem o ateliê “Poeta Silva Freire” no ambiente da Penitenciária Estadual.

Agora, com o advento do Setembro Freire, a ação retorna com a parceria destes órgãos e acontece até 18 de setembro, no presídio Carumbé. O responsável pela ação dentro da OAB é o advogado e produtor cultural, Mário Olímpio. Ele explica que, na programação, estão previstas oficinas com os artistas: André Gorayeb e Hugo Alberto e os trabalhos oriundos dessa ação serão expostos na Galeria Silva Freire, que a OAB inaugura no dia 22 de setembro, às 19h, também no âmbito do evento.

O tema ofertado aos recuperandos nesta ação é o proposto, em 1995, pela convenção Pequim + 20: “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!”, que versa sobre mobilizar governos, sociedade civil, mídia, ativistas, especialistas e o Sistema das Nações Unidas em torno dos direitos das mulheres e meninas. A mobilização se baseia nas 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim: 1) Mulheres e pobreza; 2) Educação e Capacitação de Mulheres; 3) Mulheres e Saúde; 4) Violência contra as Mulheres; 5) Mulheres e Conflitos Armados; 6) Mulheres e Economia; 7) Mulheres no Poder e na liderança; 8) Mecanismos institucionais para o Avanço das Mulheres; 9) Direitos Humanos das Mulheres; 10) Mulheres e a mídia; 11) Mulheres e Meio Ambiente e 12) Direitos das Meninas.

Nada sem eles
Além da OAB, que é parceira do evento e realizadora desta ação, o SF conta com o patrocínio do Governo do Estado; Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel); Prefeitura de Cuiabá; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência; Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Sala da Mulher; Tribunal de Contas do Estado; Gráfica Print e advogado Amaral Augusto da Silva.

O apoio Cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede Centro Oeste em Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas (CO3); OAB-MT; Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt); Iphan; Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Gráfica Atalaia; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; YOD Comunicação; Donalola Comunicação Criativa e Associação dos Moradores da Praça da Mandioca.

Confira a Programação:

Lançamento do Circuito Cultural Setembro Freire 2015 – Cuiabá Experimental
Data: 02 de Setembro
Local: Palácio Paiaguás – Auditório Secretário Cloves Vettorato

20h
Cerimônia de Lançamento do Circuito Cultural Setembro Freire 2015.
 
20h30
Performance “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores” Participação: Carlos Roberto Ferreira, Marília Beatriz Figueiredo Leite, Lucas Koester, Raquel Mützemberg, Daniela Leite, Luiz Carlos Ribeiro, Wanda Marchetti, Claudete Jaudy. Mixagens audiovisuais de Yuri Missawa e Willian Kanashiro. Direção Artística: Luiz Marchetti. Consultoria: Maurília Valderez Amaral. 
 
Lançamento e distribuição da 2ª edição do Caderno de Cultura “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores”, de Silva Freire.
 
No jardim do Palácio Paiaguás estarão expostos três painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública “Cuiabá Experimental”.
 
21h30
Coquetel e lançamento do livro “Literatura, Vanguardas e Identidades: nas brenhas do regionalismo”, de Mário Cezar Silva Leite, Co-edição Carlini & Caniato, Editorial/Cathedral Publicações.
 
Realização: Casa de Cultura Silva Freire e Casa Civil

******************************************************
 Setembro Freire na UFMT
Abertura Exposição “Cuiabá Experimental”
Data: 08 de Setembro
Local: MACP
Horário: 20h
Período da exposição de 09 de setembro a 31 de outubro
Visitação: de segunda a sexta de 07h30 às 17h30
 
Em forma de labirinto, uma referência visual (via Bossi) à cidade de Cuiabá, que ao mesmo tempo é um cacho de interrogações de linhas retas, a exposição “Cuiabá Experimental” apresenta uma boa parte da produção poética de três movimentos de vanguarda da literatura brasileira, aparentemente separados: Intensivismo, Concretismo e Poema-Processo.
 
A obra do poeta e artista Wlademir Dias-Pino, será exposta e o público convidado a interagir com o poema "A AVE", projeto intensivista, no qual a perfuração, a relação das cores, os gráficos (diagrama formado por indicadores de leitura), as leituras de manuseio e de camadas, além da sinalização, que assume como na matemática, a potencialidade de níveis, antecipa o circuito integrado e o primeiro livro-poema, marco na literatura brasileira.
 
A curadoria é da poeta e artista intermídia Regina Pouchain.
 
Organização: Casa de Cultura Silva Freire
******************************************************
 
Seminário Poéticas de Vanguardas, Resistências, Dissidências
Data: 09, 10 e 11 de Setembro
Local: Auditório do Centro Cultural da UFMT
 
O Seminário reúne em Cuiabá pesquisadores, artistas multimídias e escritores para o debate sobre as artes de vanguarda no Brasil e no mundo contemporâneo. Destaca-se assim a homenagem a um dos principais artistas-poeta-multimídia da contemporaneidade, Wlademir Dias-Pino, Doutor Honoris Causapela Universidade Federal de Mato Grosso. Serão realizadas conferências, mesas redondas, rodadas de conversas em torno da temática central do evento. 
 

DIA 09/09/2015
8h - 8h30 - ABERTURA
8h30 - 9h30 - CONFERÊNCIA: "OS Mitos das Vanguardas"- GILBERTO MENDONÇA TELES (PUC-RJ).
Coord. Mário Cezar Silva Leite (UFMT/ECCO-RG DICKE)
9h30-9h40 - INTERVALO
9h40 - 10h40 - CONFERÊNCIA: "Uma Criação Digital Vista Por Dentro" - ALCKMAR LUIZ DOS SANTOS (UFSC).
10h40 - 11h40 - CONFERÊNCIA: “A Arte-ficção de Yuri Firmeza: a colonialidade desnuda”- LUDMILA DE LIMA BRANDÃO (UFMT/ECCO)
Coord. Olga Maria Castrillon (UNEMAT/RG DICKE)
11h40 - 12h - DEBATE
12h-14h – ALMOÇO
14h - 15h - CONFERÊNCIA: "Performance e Transgressão" - FERNANDO STRATICO (UEL)
15h - 16h - CONFERÊNCIA: "Wlademir Dias-Pino e Silva Freire: a vanguarda que surgiu em Mato Grosso de forma intensiva" - ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS (UNEMAT)
Coord. Gabriel de Mattos (UFMT/ ECCO-RG DICKE)
16h - 16h10 - DEBATE
16h10 - 16h20 - INTERVALO
16h20 - 17h20 - CONFERÊNCIA: “Novos  cenários de aprendizagem: tecnologia, compartilhamento, protagonismo e competências socioemocionais na sala de aula” - PAULO STORACE ROTA (INSTITUTO AYRTON SENNA)
17h20 18h20 – CONFERÊNCIA: “Crianças no diálogo com a cultura: sobre a unidade reprodução e criação”
DANIELA BARROS S. FREIRE ANDRADE (UFMT/ PPGE-GPPIN)
Coord. Ronaldo Henrique Santana (UFMT/ ECCO-RG DICKE)
 
DIA 10/09/2015 
8h - 9h - CONFERÊNCIA: “Wladimir Dias-Pino e Silva Freire: poetas de uma nova educação”- CÉLIO DA CUNHA (PUC-BSB/UNESCO)
Coord. Larissa Silva Freire Spinelli (UFMT/ECCO-RG DICKE/CASA SILVA FREIRE)
9h - 9h20 - DEBATE
9h20 - 9h40 - INTERVALO
9h40 - 10h40 - CONFERÊNCIA: “Poesia de Vanguarda Ibero-americana e a Animaverbivocovisualidade: novas formas de expressão na criação literária, da intersemiose ao videopoema” - ANTONIO MIRANDA (UNB/Biblioteca Nacional)
10h40 - 11h40 - CONFERÊNCIA: “Configurando Matrizes: Humberto Espíndola e as vanguardas brasileiras” - MARIA ADÉLIA MENEGAZZO (UFMS)
Coord. Andreza Moraes B. Leria (SEDUC/UFMT/ECCO-RG DICKE)
11h40 – DEBATE
12h-14h – ALMOÇO
14h-15h - CONFERÊNCIA: "Cruzar e Bifurcações: Música Contemporânea em Mato Grosso" - ROBERTO VICTÓRIO (UFMT)
Coord. José Alexandre Vieira (IFMT/RG DICKE)
15h -15h20 - DEBATE
15h20-15h30 – INTERVALO
15h30 - 16h30 – CONFERÊNCIA: “Das Remediações Hipermidiáticas: os saraus e os registros de narrativas periféricas” - MAUREN PAVÃO PRZYBYLSKI (PNPD-CAPES/UNEB)
16h30 - 17h30 - CONFERÊNCIA: “Marginais, Subjetividades ‘Desviantes’ e a Diferença Colonial na Prosa de João Guimarães Rosa” - JOSÉ CARLOS LEITE (UFMT- ECCO)
Coord. Cláudio Aurélio Dias (IFAM/UFMT/ECCO-RG DICKE)
17h30-18H - DEBATE
 
 
DIA 11/09/2015 
8h-9h – CONFERÊNCIA: “A Condição Vanguardista ou Pensar a Práxis Vital em Dias Atuais” - FREDERICO FERNANDES (UEL)
Coord. Cláudia Paes de Barros (UFMT/PPGEL)
9h - 9h20 - DEBATE
9h20 - 9h40 – INTERVALO
9h40 - 10h40 - CONFERÊNCIA: “Verbi-vocorpográfico” - LÚCIO AGRA (PUC-SP)
10h40 - 11h40 – CONFERÊNCIA: “Por Uma Poética Algorítmica na Obra de Rui Torres” - VINÍCIUS CARVALHO PEREIRA (UFMT/PPGEL)
Coord. Maria Thereza Azevedo (UFMT-ECCO)
11h40 - 12h - DEBATE
12h -14h - ALMOÇO
14h - 15h - CONFERÊNCIA: "On Commence à Voler Les Nègres: vanguarda e cultura popular afrolatinoamericana"
VIVIANA GELADO (UFF)
Coord. Cristina Alvarés Filipich (UFMT/ECCO-RG DICKE)
15h-15h20 – DEBATE
15h20 - 15h30 - INTERVALO
15h30 – 16h30 – CONFERÊNCIA: Poesia/poema: Wlademir Dias-Pino – Rogério Câmara (UNB/ IDA)
Coord. Maurília Valderez Amaral
16h30 – 16h50 - DEBATE
17h
CONVERSAS LITERÁRIAS - WLADEMIR DIAS-PINO e REGINA POUCHAIN
Coord. Larissa Silva Freire Spinelli / Cristina Campos
 
Realização: Grupo de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso - RG DICKE (CNPQ-UFMT); Rede Centro-Oeste de Pesquisa e Ensino em Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas (REDE CO3); Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV-UFMT); Casa de Cultura Silva Freire.
 
 
******************************************************
 
Lançamento do Livro “Provenientes do Azul” de Regina Pouchain
Data: 11 de setembro
Local: Auditório Centro Cultural da UFMT
Horário: 18h30
Esta atividade faz parte da programação do Seminário Poéticas de Vanguardas, Resistências, Dissidências
 
Das imagens
Enigamas/ fissuras/ micromundos/ achagados inúteis/ relações abertas/ mitologias acesas/ resíduos/ coisas percorridas/ extravios/ ocorrências fortuitas/ silêncio/ trepidações/ quase cerne/ proposições inabarcáveis/ deslocamentos produtivos/ sobreposições/ desnarrativas/ tudo à deriva
 
Do texto
Sedimentos/ impulsos avinagrados/ drenagem rerefeita/ fornece uma pista/ condensação subjetiva/ sinistros prognósticos/ abrasivos/
depurante como chá verde/ incandescente/ perigo iminente/ paisagem desorientada/ desterrada/ esforço convulsivo/ vidraça trincada/ no limite/ circunvoluções/ rente ao melodrama/ abocanhado sumo
 
O livro Provenientes do Azul
 
Trata-se da reflexão sobre a experiência vivida e pensada por um lado, e por outro, de um olhar sobre o mundo, escrito de forma sintética e aforística, tendo em vista a eliminação de fronteiras entre gêneros artísticos, de acordo com os conceitos do Poema//Processo, ou seja, considerando aqui, o entrelaçamento da filosofia, poesia e poema.  Aqui o poema sendo entendido como as fotografias propriamente ditas apresentadas no livro. Não se trata de um livro especificamente de filosofia, mas que contém filosofia e o mesmo se pode dizer da poesia. Talvez se possa designá-lo de filopoemas, mas não em sentido rigoroso do termo. É possível, outrossim, o diálogo entre imagem e texto, mas não foi escrito necessariamente com essa intencionalidade, dependendo, a relação entre imagem e texto das possibilidades de leituras diversificadas.
 
Realização: RG Dicke e Casa de Cultura Silva Freire
 
******************************************************
 
UFMT das Crianças: Percursos com Wladimir Dias-Pino 
Data: 09 de setembro a 09 de outubro
Local: Museu de Arte e Cultura Popular (MACP)
Público alvo: alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas com agendamento escolar 
 
A oficina Percursos com WDP propõe promover à relação da criança com a UFMT, considerando lugar como o espaço significado pelo usuário marcado por afetos e histórias de vida. No contexto da história do lugar destaca-se a aproximação das crianças com a narrativa que apresenta Wlademir Dias-Pino, artista dedicado a significação da UFMT no exercício da representação icônica e para além, artista visual que com o poema Ave inaugura linguagens poéticas que serão apresentadas às crianças.
 
O percurso 
No percurso com Wlademir Dias-Pino as crianças serão recepcionadas na frente do MACP e ainda dentro do ônibus serão convidadas a um passeio com duração máxima de 30 minutos.
A rota será assim composta: escultura da entrada principal, escultura em frente ao teatro, logomarca da UFMT na praça em frente ao RU e parada final no MACP.
Após a realização da rota as crianças serão convidadas a visitar e interagir com a exposição Cuiabá Experimental. 
Os extensionistas mediarão a visitação instigando as crianças a interagirem com o espaço, bem como encorajarão processos reflexivos decorrentes da vivência proposta.
 
Realização: Grupo de Psicologia em Psicologia da Infância (GPPIN/UFMT). Coordenação: Daniela da Silva Freire Andrade, Daniela Aparecida Zanetti e Sandra Regina Geiss Lorensini.
******************************************************
 
Setembro Freire no MA-MT – Museu de Arte de Mato Grosso
Abertura das Mostras “Cuiabá Experimental”  e “Aesthesis”
Data: 09 de setembro
Local: Museu de Arte de Mato Grosso
Horário: 20h
Período de visitação:
“Cuiabá experimental” – 10 de setembro a 29 de novembro
 “Aesthesis” – 10 de setembro  a 04 de outubro
Dias/Horário: de terça a domingo das 9h às 17h
No jardim do MA – MT estarão expostos sete painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública. Na parte interna/térrea do MA-MT a exposição de Carlos Batista reúne doze obras de duas séries, inspiradas em fragmentos de poemas de Silva Freire e no movimento Intensivista. A mostra apresenta uma explosão de significados encontradas na literatura intensivista, apresentadas por experiências e energia criadora do artista que estão impulsionadas pela “Aesthesis” expressadas na liberdade individual.  
 
Programação:
Dia 09/09
20h
Coquetel de abertura
Performance Grupo Tibanaré
Conversas Literárias com a participação de: Lucinda Persona, Aclyse de Mattos, Rodrigo Brito, Joe Sales, Juliano Lobato.
 
Dia 10/09
19h30
Visitação à exposição nos jardins do MAM-MT
Conversas Literárias com a participação de: Gabriel de Mattos, Ivens Scaff, Allan Borges, Wudson Marcelo, Eduardo Ferreira e Lorenzo Falcão.
 
Realização: Casa de Cultura Silva Freire, Museu de Arte de Mato Grosso e Grupo de Pesquisa RG Dicke (UFMT-ECCO)
 
******************************************************
 
 
Setembro Freire 2015 no Museu Histórico de Mato Grosso
Data: 11 a 18 de setembro
Horário da Mostra de Poesias: das 08 às 18h
Local: Praça da República / Museu Histórico de Mato Grosso
 
Mostra de Poesias de estudantes da Escola Municipal Darcy Ribeiro  e da Escola CEADA - Centro de Atendimento ao Deficiente Auditivo, produzidos pelos alunos (as)  após oficinas ministradas por Larissa Freire,  com o tema: A POESIA VAI À ESCOLA, baseadas nas obras de Silva Freire em parceria com Wlademir Dias-Pino expostos em varal ou cordel.
Horário da Mostra de Poesias: das 08 às 18h
Local: Praça da República / Museu Histórico de Mato Grosso
 
Mostra da exposição “Cuiabá Experimental”
Na Praça da República estarão expostos três painéis de Wlademir Dias-Pino como índice da visualidade da exposição pública.
 
Intervenção em grafite “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”.
O grafiteiro Babu 78 faz uma leitura/intervenção dos textos “Asneira pra besteira” e “À frente dos grafiteiros do mundo”, do livro Trilogia Cuiabana, volume 2, de Silva Freire nos banheiros do Museu Histórico de Mato Grosso.
Horário de visitação: das 09 às 18h
Local: Banheiro masculino e feminino do Museu Histórico de Mato Grosso.
 
Realização: Museu Histórico de Mato Grosso
 
******************************************************
 
Setembro Freire 2015 no Museu Histórico de Mato Grosso
Data: 11 e 18 de setembro
Local: Café e Artes - Praça da República / Museu Histórico
Horário: 20h
 
Apresentação da peça Bugrinho pela Cia de Teatro Cena Onze, baseada na obra Trilogia Cuiabana, de Silva Freire. Trata-se de uma peça de teatro, interpretada por atores e atrizes do grupo de teatro que retrata a infância e a juventude de Freire, as brincadeiras de crianças, as críticas sociais, o lado cômico do povo cuiabano e as andanças do poeta pelos bares, pelas noites cuiabanas, onde ele criava seus poemas e discursos e era seguido por seus alunos (discípulos), dentre eles o diretor do Cena Onze, Flávio Ferreira.
 
Realização: Museu Histórico de Mato Grosso e Cia Teatro Cena Onze.
 
******************************************************
 
Setembro Freire 2015 na Mandioca
Arte e Cultura na Mandioca
Data: 20 de setembro
Local: Espaço Casa Silva Freire (Mandioca)
Horário: 16h
 
Em comemoração ao Dia do Poeta Mato-grossense - 20 de setembro, instituído na data natalícia do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire pela Lei n° 8.906, de 18 de junho de 2008, de autoria do Deputado Estadual Guilherme Maluf, no espaço da Casa de Cultura Silva Freire, que fica na esquina das ruas 12 de Outubro e Pedro Celestino, no Centro Histórico, acontecem atividades artísticas variadas inseridas na segunda edição do “Arte e Cultura na Mandioca”.
 
17h – Lançamento de hiperlink entre os sites da Academia Mato-grossense de Letras e da Casa Silva Freire sobre "O Modernismo e o Intensivismo em Mato Grosso”.
 
18h - Performance “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores” performance que será apresentada na abertura do evento dia 2 no Palácio Paiaguás, será novamente apresentada com a participação de: Carlos Roberto Ferreira Marília Beatriz Figueiredo Leite, Lucas Koester, Raquel Mützemberg, Daniela Leite, Luiz Carlos Ribeiro, Wanda Marchetti, Claudete Jaudy. Mixagens audiovisuais de Yuri Missawa e Willian Kanashiro. Direção Artística de Luiz Marchetti e consultoria de Maurília Valderez Amaral. 
 
18h30 – Apresentação do Grupo Dancem - Coreografia: A AVE QUE DANÇO, Baseado no poema A AVE, retrata através do grafismo como a poesia é construída, movimentos que simbolizam o desenho dos gráficos, criando uma analogia da AVE um pássaro livre, com as pessoas com deficiência, apesar de estarem em cadeiras de rodas refletindo uma prisão, possam sentir e transmitir uma liberdade inexplorada, remetendo ao público inesperadas emoções dançadas por deficientes.
 
19h30 – Apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso sob a regência do Maestro Fabrício Carvalho: “Um concerto no umbigo do mundo”.
 
Realização: Casa de Cultura Silva Freire
 
******************************************************
 
Setembro Freire 2015 na OAB
Projeto Liberdade Consentida – Oficina de Artes 
Data: 31 de agosto a 18 de setembro
Local: Centro de Ressocialização de Cuiabá (Carumbé)
Público Alvo: Reeducandos
 
O projeto ‘Liberdade Consentida – Oficina de Artes’ foi concebido e implantado por Silva Freire quando este foi presidente da OABMT durante o biênio 1985/87. A iniciativa, na época, foi considerada pioneira no sentido de implantar uma nova filosofia penal carcerária, partindo do aproveitamento do potencial artístico dos reeducandos no campo da música, da pintura e da modelagem, entre outras artes. Dentre os que participaram dessa ação junto com Freire estava o pintor, Adir Sodré. O projeto, na época sob a coordenação da artista plástica, Maria Meirelles, foi encampado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e, como reconhecimento, os reeducandos inauguraram o ateliê “Poeta Silva Freire” no ambiente da Penitenciária Estadual.
Nesta edição do Setembro Freire a OABMT reinsere o projeto com oficinas dos artistas André Gorayeb, Hugo Alberto, Babu78, Giulia Medeiros e Sérvio Neuberger, utilizando as técnicas do grafite e outras linguagens de arte pública, mais fotografia e vídeo, com o tema proposto, em 1995, pela convenção Pequim + 20: “Empoderar Mulheres, Empoderar a Humanidade: Imagine!” sobre mobilizar governos, sociedade civil, mídia, ativistas, especialistas e o Sistema das Nações Unidas em torno dos direitos das mulheres e meninas. A mobilização se baseia nas 12 áreas prioritárias da Plataforma de Ação de Pequim: 1) Mulheres e pobreza; 2) Educação e Capacitação de Mulheres; 3) Mulheres e Saúde; 4) Violência contra as Mulheres; 5) Mulheres e Conflitos Armados; 6) Mulheres e Economia; 7) Mulheres no Poder e na liderança; 8) Mecanismos institucionais para o Avanço das Mulheres; 9) Direitos Humanos das Mulheres; 10) Mulheres e a mídia; 11) Mulheres e Meio Ambiente; 12) Direitos das Meninas.
 
Realização: OABMT / Produção: Mario Olímpio
******************************************************
 
Setembro Freire 2015 na OAB-MT
Inauguração da “Galeria Silva Freire” com exposição de reeducandos do projeto Liberdade Consentida
Data inauguração: 22 de setembro
Horário: 19h
Período da Exposição: 22 de setembro a 20 de dezembro.
Horário: 9h às 17h
 
Solenidade de inauguração da “Galeria Silva Freire” na sede da OABMT, em Cuiabá, com exposição coletiva das obras dos artistas André Gorayeb, Hugo Alberto, Babu78 e exibição do vídeo-documentário de Giulia Medeiros e Sérvio Neuberger convidados para ministrar a oficina no Centro de Ressocialização de Cuiabá (Carumbé) na ação 'Liberdade Consentida' com apresentação de obras de autoria dos reeducandos, resultantes do trabalho.
 
Realização: OAB-MT / Produção: Mario Olímpio
******************************************************
 
Setembro Freire 2015 no Sesc Arsenal
Espetáculo Corpoema
Data: 26 de setembro
Local: Salão social do Sesc Arsenal
Horário: 22h30
 
Bobby Baq e Thereza Helena dançam e ecoam corpo em voz, em corpo poemas de Silva Freire, durante o OVERDOZE do Festival Guaná.
 
Realização: Sesc Arsenal.
******************************************************
 

Um comentário:

  1. Olá! Parabéns pela excelente programação de setembro.
    Como devo proceder para inscrever-me no Seminário?
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes