quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Curta-metragem conta história de comunidade por meio de rasqueado, lançamento nesta sexta-feira (25/09)

O curta-metragem “Tauá –– Um rasqueado lá daquela gente boa”, dirigido por Diogo Diógenes e Brás Rubson, é uma produção audiovisual cuja ideia principal é contar a história da comunidade ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio por meio da letra e música de rasqueado “Suja de Tauá”, de Ronaldo Muniz, Daniel de Paula e Agnaldo Borges. No ritmo que melhor define a vida do mato-grossense típico, cujas gerações escorrem pelo rio que dá nome à capital de rasqueado e pelos vários outros que integram suas nascentes há pelo menos três séculos, a letra da canção fala da cultura da gente ribeirinha. Logo, há muito sobre as belezas do lugar, de seu Candi (o grande mestre cururueiro da localidade), do siriri, do seu povo, das festas de santo regadas a cachaça e devoção, de sua honra e alma.

Reprodução
taua - um rasqueado - documentário
O lançamento será neste dia 25, claro, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio. “Tauá – um rasqueado lá daquela gente boa” veio à luz por vontade, obra e graça dos dois diretores, que inicialmente, fascinados com a capacidade da canção de sintetizar em versos dois séculos e meio de história, levaram a ideia à Kuya Comunicação de um videoclipe para ilustrar a música.

“A vontade era mostrar o trabalho deles com música e a comunidade de São Gonçalo Beira-Rio”, conta Diógenes, mato-grossense nascido em Rondonópolis, “porque gosto muito das expressões da cultura cuiabana, do convívio, do trato do povo, é algo que me fascina, misturado com essa musicalidade. Quando juntamos os dois, do falar da cultura dentro da letra de uma música, achei genial. O Ronaldo e o Daniel conseguiram isso. Pra mim, um dos rasqueados mais expressivos hoje”, explica Diógenes.

Diógenes Diogo trabalha com audiovisual há nove anos. Dirige há seis. Também já trabalhou com um filme de 2007, exibido na mostra de cinema e vídeo de Mato Grosso, “Boleiro”, e também trabalhou com direção de fotografia no outro filme de Brás Rubson, “Um Grito de Expressão Bororo”, mas este é o primeiro trabalho dirigido pelos dois.

Reprodução
taua - um rasqueado - documentário

Outro diretor e também roteirista do filme, Brás Rubson conta que o primeiro filme feito entre os dois, um documentário sobre o alcoolismo entre indígenas, fluiu muito bem. Agora a nova investida é o curta a partir de uma música. “A ideia inicial era fazer um clipe, mas como fomos cavoucar a história cantada pela música, tivemos que contar também a história daquele povo de São Gonçalo Beira Rio, a ideia acabou se enquadrando num curta, tudo ficou muito focado na história das pessoas, do lugar mesmo”, explica Rubson.
 “A história do seu Candir, um dos pilares da comunidade São Gonçalo Beira Rio, fascina e muito. Fomos pros filhos, amigos e o ritmo de vida bastante interessante do cuiabano de raiz ribeirinha. O filme mostra isso tudo, essa alma do povo cuiabano. A partir da música, contamos a história do lugar”, empolga-se Rubson.  O filme tem como personagens centrais Domingas da Silva (do grupo Flor Ribeirinha), Seu Dito (pescador, filho do seu Candi), seu Bagi (cururueiro) e dona Alice (ceramista) que ao comentarem a música mergulham na própria história de suas vidas e seu lugar com grande afeto e entusiasmo. Tauá é um barro usado para pintar as peças de cerâmica produzidas pelo artesanato local, que no filme e na música dão o colorido à história dessa gente boa, seu orgulho de ser fonte da cultura cuiabana.

Sobre o dinheiro para viabilizar produções audiovisuais por aqui, os diretores minimizaram a luta. Parece mais dispostos a agradecer o resultado. “Tudo foi produzido pela Kuya Comunicação e seu recém montado núcleo de cinema”. Devem lançar mais documentários, com a sempre bem vinda ideia de manter um circuito de produção audiovisual independnete. “Tentamos manter produções independentes mesmo, à parte dos incentivos estatais, porque correr atrás deles é bastante cansativo, inclusive, sem contar na burocracia do processo”, explica Diógens, lembrando que muitas coisas são feitas é na base do bons e velhos “do it yourself” e na base da brodagem.Convidam profissionais de cinema e fazendo parcerias, tudo feito em cima de contribuições dos profissionais.


SERVIÇO
O que: Lançamento do curta-metragem “Tauá – um rasqueado lá daquela gente boa”, dirigido por Diogo Diógenes e Brás Rubson para o roteiro de Brás Rubson e a música de Ronaldo Muniz, Daniel de Paula e Agnaldo Borges .
Dia: dia 25/09, as 20 hs, claro, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio. 
Duração: 13 minutos.
Direção de Fotografia: Caio Pimenta, Diogo Diógenes e Igor Oliveira.
Produção: Priscila Del LLano.
Fonte: http://www.hipernoticias.com.br/ por Rodivaldo Ribeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes