segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O IV Encontro Nacional Universitário de Danças Populares (ENUDP) ocorre entre os dias 27 e 31 de outubro de 2015, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e integra a programação dos 45 anos da instituição.

foto: divulgação

CULTURA BRASILEIRA
Programação do ENUDP traz diversidade e valorização cultural
“Um dos grandes atrativos do ENUDP 2015 é essa diversidade cultural que o Brasil apresenta”. As palavras são do diretor artístico do evento, Avinner Augusto. Ele falou um pouco sobre a programação e como todo o cronograma do evento foi pensado. Serão dias de uma intensa troca de experiências e de belezas artísticas de encherem os olhos com os coloridos dos figurinos e as coreografias, movimentos e ritmos.
“A população pode esperar desse quarto Encontro uma programação muito rica, repleta de apresentações artísticas com um nível altíssimo, em termos de danças populares. Um momento de um grande intercâmbio cultural. É Mato Grosso intercambiando informações com diversas culturas do Brasil”, disse Avinner.
O IV Encontro Nacional Universitário de Danças Populares (ENUDP) ocorre entre os dias 27 e 31 de outubro de 2015, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e integra a programação dos 45 anos da instituição. Com o tema “O Brasil da Dança se Encontra em Mato Grosso”, o evento busca trazer a beleza das danças populares com o conhecimento científico produzido pela pesquisa acadêmica sobre esse saber tradicional.
A cerimônia de abertura, no dia 27 de outubro, às 19h30, contará com o espetáculo Nandaia, apresentado pelo grupo Flor Ribeirinha, com participação do Ópera Ballet e Cia de Teatro Cena Onze, ambos de Cuiabá. A partir do segundo dia a programação será variada, com os espetáculos de danças, oficinas, ministradas pelos grupos visitantes e também as apresentações solidárias, onde cada grupo participante irá fazer apresentações em instituições de filantrópicas.
De acordo com o diretor artístico um dos pontos marcantes do evento serão as apresentações solidárias. Essa ideia partiu de uma viagem que o Grupo Flor Ribeirinha fez à Itália. Lá, o grupo mato-grossense participou de apresentações nesses moldes e acharam muito emocionantes. “Foi muito marcante e emocionante. Com essa experiência resolvemos trazer para Mato Grosso. Não só quem está assistindo as apresentações se emociona, mas quem está se apresentando também. Esse contato é muito gratificante, de, com sua arte, alegrar muitos corações”, contou.



Os grupos, dos quatro cantos do Brasil, farão apresentações individualizadas durante toda a semana. Na quarta-feira (28) a população terá a oportunidade de conferir o espetáculo do Grupo Tchê, do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (29) será a vez do Grupo Rosários, de Minas Gerais fazer a apresentação e na sexta-feira (30) será o Grupo Oré Anacã que dará o colorido à noite. Serão dias em que a população mato-grossense poderá conferir de perto as belezas e tradições de outros estados do país, numa oportunidade ímpar onde, o intercâmbio cultural é o principal destaque. “Um dos grandes atrativos do ENUDP é essa diversidade cultural que o Brasil apresenta. Vamos ter trabalhos fantásticos da cultura popular das diversas regiões. Vamos poder conhecer um pouco da história, a origem dessas manifestações populares, o que ela representa para cada Estado, assim como a cultura mato-grossense. É a valorização da identidade popular”, destacou.
No sábado, último dia do Enudp, no período matutino haverá o Tchá co Bolo Científico. Avinner explica que serão realizadas apresentações de pesquisa que cada grupo realiza dentro das universidades, onde cada um deles vai contar a sua experiência no aspecto artístico e das pesquisas no campo acadêmico. “Esse é um momento de muito conhecimento e troca de informação, onde os grupos podem aprender um com o outro e a população que participar também poderá conhecer a história. Depois haverá um café tipicamente tradicional. Além de adquirir bastante conhecimento e informações com os grupos vamos poder nos deliciar com um tradicional tchá co bolo cuiabano”, falou.
Ainda no sábado, no período vespertino, a matriarca do Grupo Flor Ribeirinha, dona Domingas, abre seu quintal, no bairro São Gonçalo Beira Rio para a realização da oficina do Grupo Flor Ribeirinha. A noite, encerrando esse grande encontro, haverá a Festa de todos os Santos, também no quintal da Dona Domingas. Este será o momento de interação da cultura popular mato-grossense com a cultura de todas as regiões do Brasil. Serão promovidos todos os rituais, conforme explicou Avinner, desde o levantamento de mastro, apresentações de siriri, cururueiros e o grande baile. Os grupos visitantes vão poder conhecer um pouco mais das tradições, animação e receptividade cuiabana.
“Os grupos vão saber como acontece uma festa de santo em Cuiabá, com comidas típicas, apresentações juntamente com outros grupos locais da nossa região. É um grande intercâmbio da cultura popular. Haverá troca de presentes e a presença das autoridades, um momento de agradecimento aos grupos participantes e um grande encerramento”.
O ENUDP é uma organização do Grupo Flor Ribeirinha em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-UFMT) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso (Secel).
Todas as noites, a partir das 19h30, haverá espetáculos, no Teatro da UFMT e durante o dia a programação varia entre oficinas e apresentações solidárias.

Os ingressos para ver as apresentações, no valor de R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) já estão disponíveis na bilheteria do Teatro da UFMT, no guichê do Ingressos MT, no Shopping Três Américas e também pelo site: http://www.guicheweb.com.br/evento/2552
Para conferir a programação completa, acesse: www.ufmt.br/enudp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes