sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Os irmãos Rubens e Ivan Belém uniram-se à sobrinha Joyce Belém para criar, em Chapada dos Guimarães, o Centro Cultural Casa Azul

Centro Cultural Casa Azul

Os irmãos Rubens e Ivan Belém uniram-se à sobrinha Joyce Belém para criar, em Chapada dos Guimarães, o Centro Cultural Casa Azul. 

Situado à Rua Vereador Antônio Barbosa, 129, bairro Santa Cruz, o espaço é uma ampla casa estilo colonial, com um grande quintal urbano, bem próximo ao centro da cidade. 

Nesse espaço que se desenvolverão durante a semana oficinas e cursos variados, com preços acessíveis à comunidade, além da oferta de bolsas gratuitas para estudantes das escolas públicas. Encontram-se abertas mas inscrições para oficinas de violão, viola de cocho, baixo, teatro, danças circulares, dança afro, capoeira, inglês e artesanato. As inscrições podem ser feitas no local, das 14:00 às 18:00 horas. 

Nos finais de semana funcionará com atividades artísticas, constando de “Boteco da Casa” às sextas-feiras, no qual oferecerá além de bebidas, comidas de boteco e música brasileira. 

Aos sábados acontecerão apresentações artísticas. Mês de outubro já constam da programação os comediantes mato-grossenses Ivan Belém e Vital Siqueira (Creonice e Comadre Pitú, respectivamente), que se apresentarão dia 10, às 21:00 horas.  Está programado para o mês  André D´Lucca, com sua  Almerinda e o músico e poeta mato-grossense João Eloy, que, além do show,  lançará também seu livro de poesias “Reminiscências”, pela Editora Entrelinhas.  

O público que comparecer à Casa Azul poderá ainda apreciar a exposição do fotógrafo Henrique Santian, intitulada " O corpo em uma experiência Atemporal. A fotografia como ferramenta de expressão  artística , uma analogia sobre o nu como arte”, composta por series inéditas especialmente para a abertura deste espaço cultural. O projeto de Santian surgiu gradativamente, como forma de documentar performances teatrais de artistas nas escadarias da Lapa e becos de Santa Teresa, no  Rio de Janeiro,  e agora reúne produções regionais. 


 Estarão expostas, também, meia centena de livros infantojuvenis com a temática indígena, à disposição para leitura dispostas em um varal. A escolha do tema dos livros, pertencentes ao acervo da professora Anna Maria Ribeiro, em homenagem ao romance do indianista brasileiro José de Alencar - "Iracema, a virgem dos lábios de mel", que neste ano  completa seu sesquicentenário.
Rubens, Joyce e Ivan... a família Casa Azul, apostando nos fazeres culturais - foto: Rafal Rosa
Com este empreendimento a família Belém pretende contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural de Chapada dos Guimarães, gerando rendas, principalmente para a população e os artistas cuiabanos e chapadenses, bem como reforçar os atrativos culturais e turísticos do município. 

(com assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes