quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ultima Edição do ano do Café com Afeto encontro filosófico, acontece no dia 29/10, com o Tema Porque compramos tanto? Consumismo: Causas e Soluções



Na história da humanidade o ser humano nunca consumiu tanto e jamais sentiu-se tão insatisfeito como hoje. Não são poucos os casos que chegam aos consultórios de psicólogos e psiquiatras com queixas de que por mais que tenham conseguido alcançar seus objetivos profissionais e matérias e não sentem-se felizes.
Relatam que não conseguem nem usufruir prazerosamente o fruto do trabalho, pois a partir do momento que adquirem o bem, em um período muito curto de tempo, já se colocam em busca de adquirir

outro bem. Grande número de pessoas, apresentam uma sede insaciável por comprar, uma compulsão que as tem colocado em situações de conflito familiar e dificuldades financeiras.

E ai eu pergunto: qual o real motivo que as leva a se jogar nessa roda insaciável por comprar e comprar?
Gizelda Capilé
Gizelda Capilé, psicóloga Junguiana e estudiosa dos processos de desenvolvimento do ser humano e da depressão, cita uma frase de Rumi que pode clarear este horizonte tão nebuloso, a frase é: “Talvez você esteja procurando nos galhos o que só encontramos nas raízes “ Gizelda também pontua que “todos temos complexos,

o problema é quando o complexo nos tem “. Em uma visão psicológica junguiana, podemos dizer que adoecemos quando, num impulso egóico, deixamos de ouvir os anseios da lama e passamos a atender apenas ás necessidades do corpo.
Saulo Gouveia
Saulo Gouveia, consultor de finanças pessoais e organizacional, coloca que o estresse, ansiedade, medo, insegurança, são sentimentos comuns aos cidadãos que vivem atolados em dividas.

Sê fossemos realizar uma pesquisa sobre o percentual das doenças derivadas dos males adquiridos dos hábitos das pessoas alavancadas financeiramente, creio que o resultado seria no mínimo alarmante.

Saulo ainda fala que o crédito farto é uma realidade e a cultura do endividamento é ampliada pelas propagandas apetitosas.

Hoje, mais da metade de nossa população está endividada e não sabe como sair dessa.
DIA 29/10 AS 19 H
LOCAL: MUSEU HISTÓRICO DE MATO GROSSO (Praça da Republica, 131)
Reservas: espaco8br@gmail.com ou (65) 9675-1888
Entrada: 1 litro de leite
Essa será a última edição do ano do Café com Afeto que retorna em março de 2016 com mais seis edições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes