quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Inscrições abertas para grande encontro do teatro brasileiro com sede em Mato Grosso


A Cia Pessoal de Teatro realiza a 7ª edição do projeto Encontros Possíveis em Alta Floresta, integrado à programação do Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense, que ocorre entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro


Segunda etapa do projeto selecionado no Rumos Itaú Cultural 2013-2014 –um dos 101 contemplados entre mais de 15 mil inscritos –, esta edição de Encontros Possíveis reúne em Mato Grosso profissionais das artes cênicas de todos os lugares do país e nomes que são referência na história do teatro mundial na contemporaneidade. O evento de troca de vivências e capacitação é realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro.

É nesta temporada que a Cia Pessoal de Teatro realiza a 7ª edição do projeto Encontros Possíveis em Alta Floresta, integrado à programação do Festival de Teatro da Amazônia Mato-Grossense. As inscrições para o Seminário Internacional de Teatro, já estão abertas e podem ser feitas via internet pelo http://nucleodepesquisasteatraismt.blogspot.com.br/.

Para celebrar um teatro compartilhado, sem fronteiras e discutido fora dos grandes centros culturais, o Núcleo de Pesquisas Teatrais de Mato Grosso – idealizador do projeto – visa abrir espaço nacional para o teatro no Estado.

No período, são ministradas oficinas, palestras e rodas de conversa em que mestres e aprendizes estão lado a lado, dividindo o mesmo espaço, sem as distâncias geográficas que por vezes separam os profissionais das artes cênicas de grandes técnicas praticadas em outros países.

A programação do Seminário, que tem apoio do Itaú Cultural, começa no dia 27 de novembro, na Sede do Teatro Experimental Alta Floresta, com coquetel de abertura.
A rodada de capacitação começa efetivamente no dia 28 de novembro, com um workshop de Karippayattu, arte marcial indiana composta por exercícios de alongamento e força para a consciência corpora, e que é uma das principais técnicas utilizadas na Europa para treinamento do ator. A oficina, que acontece até o dia 1 de dezembro, é ministrada durante a manhã pelo mestre indiano Sankar Lal Sivaankaran Nair e é voltada a praticantes regulares de dança e teatro.

De tarde, Sankar Lal participa da Mesa Redonda sobre a Técnica do Kalarippayattu e sua utilização no treinamento do ator, juntamente com Cesário Pimentel e Alessandro Curti.

No dia seguinte, o workshop segue pela manhã, seguido pela palestra com Marcelo Bones sobre Internacionalização do produto teatral brasileiro, no período vespertino. Dia 30, além da oficina, haverá uma aula-espetáculo com a Cia Mundu Rodá (SP) e de noite, haverá demonstração de trabalho “O Irmão Morto” com Julia Varley (Odin Teatret) e na sequência uma conversa entre Eugenio Barba e Marcelo Bones. 

Apresenta as diferentes fases de interação entre atores, texto e diretor e mostra como o ator cria sua presença cênica, até a síntese final em que o texto, através da forma e precisão das ações, adquire ritmo e densidade de significado.

Por fim, no último dia do seminário também será realizada a oficina com o mestre indiano. No decorrer de 1º de dezembro tem ainda Roda de Bate-Papo com condução da prof. Dra. Maria Thereza Azevedo. Ela aborda a temática “Os caminhos e apontamentos da pesquisa e do fazer teatral contemporâneo” e faz uma síntese do que foi visto durante o Encontros Possíveis e é aberta àparticipação de todos. Logo após, ocorre o encerramento do evento.

O Encontros Possíveis nasceu em 2009 a partir da inciativa da Cia. Pessoal de Teatro a fim de criar  uma ferramenta  de  formação  e  fruição  em  teatro  contemporâneo em  Cuiabá, além de ações de internacionalização do cenário das artes cênicas de Mato Grosso. A Cia Pessoal é composta pelas diretoras, atrizes e pesquisadoras, Juliana Capilé, Tatiana Horevitch e Daniela Leite. São parceiros nesta edição, o Itaú Rumos Cultural – por meio do programa Rumos –, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e com colaboração do Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF). O evento é gratuito.

Sobre o programa Rumos
Com 18 anos de estrada, o Rumos Itaú Cultural é o principal programa de apoio à produção cultural do Brasil e uma das mais longevas plataformas de incentivo do país. Entrou em 2014 consolidando uma nova fase do seu ciclo de renovação anunciado em 2013 quando abandou o formato tradicional de apoio praticado no país – baseado em regras definidas pela instituição e limitação a áreas de expressão estanques – para apostar em um modelo aberto em que artistas, produtores e pesquisadores definem as regras do jogo com o apoiador, e tem, agora, sua primeira leva de contemplados.
Este formato trouxe novos ares e maior abrangência ao programa. Além de apoiar projetos tradicionais, que resultarão em uma obra a ser exposta ao público, como ocorria nos editais anteriores, o Rumos ganhou nova dimensão e tem entre os selecionados uma extensa e variada gama de experimentos e iniciativas que incluem pesquisa, organização de residências e seminários, circulação de repertório, documentação, desenvolvimento de plataformas e softwares, entre outras propostas.
Depois de um profundo processo de análise, a comissão multidisciplinar composta por 19 nomes emblemáticos da cena cultural brasileira – constituída pelo Instituto para se debruçar sobre a revitalização do programa e a análise de 15.120 projetos inscritos no edital de 2013 – chegou à lista de 101 trabalhos que atualmente recebem apoio do Instituto.

Serviço:

Seminário Encontros Possíveis, da Cia Pessoal de Teatro
De 28 a 1º de dezembro, em Alta Floresta
Mais informações: 55 65 3359 0336 / 65 8111 2597 – por e-mail:  ciapessoaldeteatro@gmail.com



CONTATOS – assessorias de imprensa

Mais Informações à Imprensa:
Lidiane Barros - (65) 8120-6483

Para assuntos referentes ao Rumos Itaú Cultural:
Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes