quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Artista promove coleta de tampinhas de plástico Exposição/Residência viajará o Mato Grosso em 2016


A catação de resíduos é uma prática global. Em diferentes lugares, este olhar interessado no resto da sociedade, ainda é sinônimo de exclusão e marginalidade. Surgiu na miséria e não por alguma política pública. Por outro lado, esta cultura popular não consegue dar vazão ao volume de resíduos gerados pela indústria -desejo de consumo- que evolui em progressiva deterioração do ambiente. Ao explorar poéticas com estes insumos da contemporaneidade, o artista Luís Segadas elege a tampa plástica como o agente poético, banal e global, e pergunta: até onde o campo da arte consegue contrapor a indústria do pensamento, agindo na compreensão de uma cadeia invisível de produção/circulação onde todos participam? ​E você? Cata alguma coisa ?
O projeto, eqÜevo 31 dias, foi contemplado no Edital de Artes Visuais/2015 da Secretaria do Estado de Cultura de Mato Grosso e circulará, em 2016, em Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças. A proposta busca a interação com a cidade e seus habitantes.Nos trinta e um dias em cada praça, a residência oferecerá, além da exposição, oficinas (desenho e caricatura; imagem digital e arte nas redes sociais), workshop (tecnologias populares – dialogar com objetos coletados na cidade), instalações, intervenções urbanas e os filmes que tratam da questão sócio-ambiental; “Os Catadores e Eu” de Agnès Varda, “Lixo Extraordinário” de Vick Muniz, “TRASHED” de Jeremy Irons e “Quem tem medo da Arte Contemporânea?”, de Fernando Cocchiarale.
Você pode estar se perguntando: mas, afinal, o que é Eqüevo? Segundo o dicionário online Michaelis, a palavra “Eqüevo” significa contemporâneo, o que tem a mesma idade. Por exemplo, gêmeos são equevos. O caráter residente da exposição considera e espera a troca dos acontecimentos. Artistas locais serão convidados para participar das ações a fim de dialogar sobre espaço, conhecer as pessoas e suas práticas, pensar e reutilizar objetos, quebrar o preconceito da sucata e refletir sobre uma nova ecologia.
Com curadoria de Maria Irigaray, a exposição pretende sair da galeria de arte nos termos que ainda conhecemos hoje. ​Apresentará a instalação de tampinhas plásticas, objetos e imagens digitais de Luís Segadas. Busca ocupar áreas ao ar livre neste fomento por linguagens contemporâneas. Na residência, a experiência do artista que se desloca para desenvolver sua produção em novo contexto, levará em conta as exclusividades de cada cidade, das pessoas; promover experiências poéticas que somente este deslocamento e presença geográfica podem oferecer.
A primeira etapa será em Cuiabá, de 16 de fevereiro até 20 de março no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT –MACP. Em seguida, Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças serão as cidades contempladas. O local de exposição também será de coleta de resíduos plásticos, especialmente as tampas coloridas. Haverá coletores, sinalizados espalhados nas cidades.
CONFIRA AS OFICINAS MACP UFMT

Fonte: https://segadasdesenho.wordpress.com/2016/01/05/equevo-31-dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes