segunda-feira, 25 de abril de 2016

Nesta Terça-feira (26/04) Eduardo Mahon lança trilogia com poesias curtas e de múltiplos significados ao estilo haicai


O escritor, advogado e ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Eduardo Mahon, lança amanhã (26.04) sua “Trilogia da Palavra” – trabalho que reúne poesias do estilo haicai nos livros “Meia Palavra Vasta”, “Palavra de Amolar” e “Palavrazia”.
Conforme explica Mahon, O modelo haicai é de origem japonesa e consiste em poemas muito pequenos, rápidos e com duplo ou até triplo sentido semântico.
“Parece simples, mas o poema pode ser bi ou até tridimensional. É uma provocação a interpretar o que o verso quis dizer”, pontua.
De acordo com o autor, ele próprio gosta de ler haicais e percebe que esse é um estilo literário que pode atrair os jovens para os braços da literatura. “O jovem está acostumado a obter informação rápida e fica desconfortável com a antiga plataforma que é o livro. Se não fizer um atrativo a mais, a literatura não é lida por eles”, constata.
Pensando nisso, a ideia de fazer poemas rápidos, com vários sentidos e jogos de palavras vai de encontro com o que o autor tem percebido em relação à contemporaneidade.
O poeta mato-grossense João Antonio Neto, cadeira 25 da AML, avaliou que o livro Palavrazia  “apresenta uma síntese que se desdobra em um humanismo de extensão singular e profundo – um tecido de poucas linhas que significam muitas páginas – a literatura da qual precisamos para nos deleitar e engrandecer”.
O lançamento da Trilogia da Palavra será realizado no Museu Histórico de Mato Grosso, nesta terça-feira (26.04), às 19h30.
Fonte: http://www.gpsnoticias.com.br/

Um comentário:

  1. Recomendo meu amigo Jiddu Saldanha, Ator, Palhaço e criador de Haicais.
    Jiddu está no Facebok.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes