quinta-feira, 12 de maio de 2016

Quinteto Camerata fará abertura da primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães, neste Sábado (14/05)


Quinteto Camerata fará abertura da primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães

A primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC) já tem data marcada: Sábado (14), na Praça Don Wunibaldo. A abertura do evento ficará por conta do Quinteto Camerata, que iniciará as atividades às 9h. No repertório, teremos as músicas de Villa Lobos, Piazolla, Rolando Boldrin, Abel Santos, Ray Charles, dentre outros.
O Quinteto Camerata é composto por Cesar Izidoro (baixo acústico), Danilo Bareiro (violões), Eduardo Santos (viola caipira/ viola de cocho), Raul Fortes (percussão/voz) e Sergio Cabelo (violino/cello). De acordo com a assessoria dos músicos, o quinteto tem como objetivo promover e divulgar um trabalho artístico que possibilite o conhecimento de obras musicais do Brasil e do mundo, fazendo com que a cultura seja não apenas um meio de entretenimento, mas um instrumento fundamental do desenvolvimento humanístico e da cidadania.
De acordo com o Quinteto, uma das finalidades é oferecer a música com os concertos e intervenções ao ar livre, em feiras, praças, ruas e parques, atingindo todos os segmentos sociais. Os músicos visam também estimular o surgimento de novas propostas musicais com esse ideal. “A meta é apresentar ao público, de forma inédita, um repertório especialmente arranjado e preparado para cada evento, de elevado nível artístico, e passeando por compositores de vários gêneros”, esclareceu a assessoria.
“De instrumentação essencialmente autônoma, por usar instrumentos acústicos e de pequena amplificação, o Quinteto Camerata não requer grandes espaços nem sistemas de sonorização para suas apresentações, o que concorda totalmente com a proposta: apresentar uma música que pode oferecer algumas personalidades, quer como lounge, pela elegância, quer como espetáculo, pela qualidade dos músicos e do seu repertório, quer como música de rua, pela contribuição cultural”, finalizou.
Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC)
Marcada para ocorrer na Praça Don Wunibaldo das 9h às 17h, a primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC) tem como objetivo principal oferecer aos amantes da leitura um espaço de confraternização, troca de ideias e acesso aos livros. O evento terá a participação da Carlini e Caniato Editorial (TantaTinta), editora Entrelinhas, editora Patuá (São Paulo), Bazar do Livro, Fusca Sebo e Inclusão Literária. 
Além da apresentação do Quinteto Camerata, a FLIC também conta com outras atividades em sua programação. Uma delas é o lançamento do livro de contos “Pedro Canoeiro” (editora Patuá), da organizadora Amélia Alves. Amélia é escritora, mestre em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pesquisadora da identidade africana e afro-matogrossense e doutora pela Universidade do Porto (FLUP), com tese sobre a imigração portuguesa para Mato Grosso durante o século dezoito.
Para as crianças, haverá oficinas de criação com as professoras da cidade, Carla Ronqui e Miriam Marclay, em parceria com as atividades do Inclusão Literária, de Clóvis Mattos. O professor e escritor Everton Barbosa também irá fazer uma participação, relembrando músicas da MPB com seu violão.
Com foco na literatura mato-grossense, a FLIC também contará com a presença de diversos escritores. Um dos autores confirmados é John Coningham, que assina o livro “De moto pelas Américas”, publicado pela Carlini e Caniato Editorial. Nascido em São Paulo, Coningham atualmente reside em Chapada dos Guimarães e já publicou diversas obras sobre suas viagens e experiências pelo Pantanal e pelo mundo. 
Serviço

Primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC)
Data: Sábado (14)
Horário: Das 9h às 17h
Local: Praça Don Wunibaldo, Centro, Chapada dos Guimarães (MT)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes