Gervásio Leite - foto: divulgação |
Advogado, jornalista, deputado, escritor, presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), fundou o jornal Estado de Mato Grosso, presidiu a Academia Mato-Grossense de Letras, foi Desembargador do Tribunal de Justiça e realizou intensa atividade docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo professor fundador da Instituição e lotado no então Centro de Ciências Sociais (CCS).
O legado de Gervásio, um rebelde de muitas causas, será relembrado dia 21 de junho de 2016, às 20 horas, no Teatro Universitário (TU). Sua obra será revivida num evento com diversas apresentações artísticas, visuais, musicais e cênicas inspiradas em sua vasta e instigante produção.
De espírito irreverente, Gervásio introduziu, junto com o parceiro e amigo, Rubens de Mendonça, o modernismo em Mato Grosso, criticando o academicismo reinante e propondo novas formas de escrever, ler e estruturar o pensamento. Sintonizado com as necessidades de seu tempo, antecipou a criação de um Estatuto da Criança e do Adolescente, fornecendo-lhe os fundamentos. Faleceu em 10 de abril de 1990.
Nesta data tão especial, Gervásio Leite é o único indicado do estado de Mato Grosso ao
Prêmio de Direitos Humanos dom Helder câmara. A indicação foi uma iniciativa do senador Wellington Fagundes.
Prêmio de Direitos Humanos dom Helder câmara. A indicação foi uma iniciativa do senador Wellington Fagundes.
Marília Beatriz de Figuiredo Leite, seguindo os passos do pai, é professora aposentada da UFMT, atuou na criação da Coordenação de Cultura e foi eleita presidente da Academia Mato-Grossense de Letras em 2015. http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/24460/Cuiaba
Algumas das obras de Gervásio Leite:
• Leão XIII e o Mundo Moderno, 1941;
• Parte Geral do Direito Civil, 1969;
• Terra Agarrativa e Linda, 1970;
• Um século de Instrução Pública, 1971;
• Obrigações, 1974; Caminho das Monções, 1975;
• Missão e Responsabilidade do Supremo Tribunal, 1978;
A programação consiste em pinturas ao vivo inspiradas na obra de Gervásio Leite, na área externa do Teatro, realizadas pelo Movimento Rota, apresentações musicais do Coral da UFMT e do Trio de Câmara Lorenzo Fernandez, performances de Fidel Fiori e interferência cênica pelo grupo “Os Crônicos”.
A realização é da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Coral da UFMT, Academia Mato-Grossense de Letras e Movimento Rota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes