segunda-feira, 4 de julho de 2016

Inscrições para oficina de teatro para professores vão até esta terça (05/07)...

o ator e diretor teatral Everton Britto
Aulas vão de 6 de julho a 30 de agosto,  no horário das 19h às 21h, no IE/UFMT; o ator e diretor teatral Everton Britto será o responsável pela oficina.

Vão até esta terça-feira (5) as inscrições para “Oficina de Teatro para Professores” com o ator e diretor teatral Everton Britto. A atividade integra a programação da mostra cultural Panorama de Artes da Cena, que vai até 31 de agosto. As aulas da oficina serão realizadas no período de 6 de julho a 30 de agosto, às segundas e quintas-feiras, no horário das 19h às 21h, no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE/UFMT). A aula inaugural está marcada para o dia 6 de julho (quarta-feira), às 19h, no Teatro da UFMT. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas pela internet preenchendo o formulário eletrônico no link: https://docs.google.com/forms/u/0/d/1SwuNjz3aMrnGMYVWykqzZBvJUkwEF7DEQJFya7BEC9U/viewform?edit_requested=true

A oficina é voltada para professores da rede pública, que atuam no ensino básico, fundamental e médio, assim como acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras e áreas afins. O curso tem como objetivo desenvolver conteúdos e fazeres metodológicos arte-educativos que possibilitem ao educador transferir a seus alunos uma vivência teatral em sala de aula.

A oficina contará com exercícios corporais, jogos teatrais e improvisação teatral; conceitos e abordagens do teatro no ambiente escolar, leituras e interpretação de textos sobre a arte-educação, o processo de criação coletiva e a condução de ensaios de montagens para a realização de uma mostra de processo no final da oficina. A proposta é que os professores montem um espetáculo tendo como atores os alunos das escolas onde lecionam.

“Esse trabalho vem como uma proposta de instigar os professores a levar o teatro para sala de aula, através de dinâmicas, exercícios, técnicas de representação, para aplicar na vivência escolar”, explica Everton Britto. O profissional explica que muitas habilidades podem ser adquiridas na oficina, mesmo que os professores não tenham graduação em teatro.

“O teatro é uma ferramenta poderosa, que vai além de trabalhar a interpretação e a representação. Para o aluno, atua no estímulo à postura, possibilita o conhecimento do próprio ser, facilita o convívio social, atua na  desinibição e permite a observação do outro ser”, completa o professor.

Sobre Everton Britto

Everton Britto tem 27 anos, é o ator, professor e diretor teatral graduado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná (Unepar/FAP) - 2011/ 2014 -, onde desenvolveu pesquisas sobre improvisação teatral. Ministra cursos e oficinas de Teatro desde 2010. Em 2016, fundou com o ator e diretor Maurício Ricardo a escola de teatro Casa da Cena.

Sua experiência teatral teve início em agosto de 1998, em Cuiabá, integrando o núcleo de teatro “Pessoal do Ânima” do hoje Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Ainda em Cuiabá, participou das cias Confraria dos Atores e Crápula de Teatro.

Já participou de mais de 30 montagens de espetáculos teatrais em diversas funções e mais de 10 festivais/mostras de teatro pelo o Brasil, destacando o Festival de Teatro de Mato Grosso, 1° Festival de Teatro de Cuiabá, Mostra Guaná de Artes (SESC-MT), Mostra Cariri de Artes (SESC-CE) e Festival Internacional de Teatro de Curitiba.

Atua principalmente nos seguintes temas: interpretação teatral, improvisação teatral, poéticas da cena, design de luz, produção cultural e cenografia.

Ensino de Artes obrigatório

Foi publicado no Diário Oficial da União Desde no dia 3 de maio de 2016 a Lei 13.278/2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. A nova lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) estabelecendo prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de professores para implantar esses componentes curriculares no ensino infantil, fundamental e médio.

“A oficina é uma forma de estimular que as escolas e o poder público adotem as artes como uma oficina obrigatória como um instrumento educacional, tão importante quanto o ensino das ciências e outras disciplinas escolares”, pontua o ator Sandro Lucose, coordenador da Panorama de Artes da Cena. Ele destaca que existe uma demanda grande de produções artísticas regionais nas diversas linguagens que são uma ressonância de uma necessidade do mercado estadual: a criação de um curso superior de artes cênicas pela UFMT.

O coordenador informou que atualmente o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) possui 10 projetos que tem as artes como objeto de estudo. “Já está passando da hora de a UFMT criar um curso de Artes Cênicas. A demanda de espetáculos, produção cultural, as plateias e as pesquisas acadêmicas em andamento confirmam a necessidade e a importância do curso para o Estado de Mato Grosso”, conclui.

SERVIÇO

Evento: Oficina de Teatro para Professores
Inscrições: até 5 de julho
Período de Realização7 de julho a 30 de agosto, às segundas e quintas-feiras
Horáriodas 19h às 21h
Local: Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE-UFMT)
Carga horária: 30h
Outras Informações: pelo telefone 65 99683-1438 ou pelo e-mail teatromosaico@gmail.com


EQUIPE

Coordenação Geral: Sandro Lucose -  9 81436-3059 (TIM) – 9 9617-8046 (VIVO)
Produção: Keiko Okamura (9241-9689) e Rogério Magalhães (9683-1438)
Assessoria de Imprensa: Anderson Pinho (9957-3963)  e Priscila Mendes (9962-0352)
Realização: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Cuiabá e Conselho Municipal de Cultura
Apoio Cultural: UFMT/PROCEV, IFMT, ECCO, Pantanal Transportes, Barradas Comunicação,  Rádio Centro América FM e TV Centro América
  
Visite a fanpage, curta a página e acompanhe a programação da mostra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes