quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Imortal da Academia Mato-Grossense de Letras lança livro de poesias em parceira com artista plástica

Imortal da Academia Mato-Grossense de Letras lança livro de poesias em parceira com artista plástica 

A escritora Cristina Campos lança este ano mais uma obra: O livro de poesias “Bicho grilo”, ilustrado pela artista plástica Ruth Albernaz. Publicado pela Carlini e Caniato Editorial, “Bicho grilo” é um dos vencedoras do edital de incentivo à cultura da Prefeitura de Cuiabá. O lançamento coletivo está previsto para novembro.
Cristina Campos, eleita para a Academia Mato-Grossense de Letras em 2015, explicou que “Bicho Grilho” traz escritos poéticos, recolhidos e tecidos principalmente enquanto  a escritora percorria trechos de Cerrado.
Sobre seu processo criativo, Cristina destacou várias formas que ela tem de escrever. “Depende muito da hora: Quando baixa o santo da inspiração, muitas vezes no carro dirigindo; Costumo anotar coisas que ouço em situações variadas que me soam poéticas (tenho sempre um bloquinho na bolsa); Há momentos que me impressionam, que “implicam” interiormente de algum modo, desde a beleza de uma paisagem até uma situação social, que depois acabam ‘reaparecendo’ e se processando na minha mente em forma de texto – algo assim como conversações repaginadas”.
“Bicho grilo”, além dos poemas de Cristina Campos, terá também as artes de Ruth Albernaz.  “Convidei-a [Ruth] para compor comigo nesta obra e ela aceitou. O processo inspira-se na proposta de ‘Poema Conceito’, do amigo e ‘Mestre dos Magos’ Wlademir Dias Pino, ou seja, a imagem não ilustra o texto e este não explica a imagem: ambos se combinam por um critério estético. Entra aí uma terceira artista, a designer gráfica Elaine Caniato, que é muito competente na alquimia da combinação”, explicou a escritora.

Edital de incentivo
O edital de incentivo à cultura da Prefeitura de Cuiabá selecionou vários trabalhos literários, dentre eles o “Bicho Grilo”, de Cristina Campos. O lançamento coletivo está previsto para novembro, no Sesc Arsenal, com a presença de Marilza Ribeiro, Wuldson Marcelo, Santiago Santos, Rafaella Elika, Luiz Renato e Luck P. Mamute.
“É uma iniciativa louvável. Pode ser a única chance de um autor conseguir publicar seus textos e um talento ser revelado. Alberto Machado, Paulo Traven e sua equipe estão de parabéns, pois vêm conduzindo o processo de modo competente, agindo com clareza, gentileza e humildade. Têm paciência conosco, artistas bichos-grilos que vivem no mundo da lua e não entendem nada de burocracia”, disse Cristina Campos sobre os editais culturais.
Sobre a autora
Cristina Campos é graduada em Letras pela UFMT (1984); especialista em Língua Portuguesa (UFMT, 1989), Semiótica (1995) e Semiótica da Cultura (1996); mestre em Educação, (UFMT, 1999); e doutora em Educação (USP, 2007). É também professora aposentada de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do IFMT – Campus Cuiabá.
Além de diversos artigos publicados, possui também sob sua autoria os seguintes títutlos: “Pantanal Mato-grossense: O Semantismo das Águas Profundas” (Entrelinhas, 2004); “Conferência no Cerrado” (Tanta Tinta, 2008); “Manoel de Barros: O Demiurgo das Terras Encharcadas” (Carlini & Caniato, 2010); e “O Falar Cuiabano”  (Carlini & Caniato, 2014). 
Cristina Campos foi eleita para a Academia de Letras em fevereiro de 2015, ao lado de Flávio Ferreira, Olga Castrillon Mendes e Luciene Carvalho.
Carlini e Caniato Editorial
Rua Nossa Senhora de Santana, 139 – sala 3 – Edifício Acará
Bairro Goiabeira – Cuiabá – Mato Grosso
CEP.: 78020-122
Tel.: 65 3023-5714
(Da Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes