sexta-feira, 18 de novembro de 2016

exposições: "ORIXÁS" e "TERESAS" da artista plastica Gilda Portella acontece neste domingo (20/11) em frente do restaurante Universitário UFMT em Cuiabá-MT



A artista Gilda Portella, estará presente com as exposições: "ORIXÁS" e "TERESAS"

Exposição “ORIXÁS” 
Gilda Portella explica que: Orixá é uma face de Deus, uma manifestação da divindade, que é fé (Oxalá) e religiosidade (Oiá), amor (Oxum) e a renovação (Oxumaré), o conhecimento (Oxóssi) e a verdade (Obá), justiça e equilíbrio, (Xangô) a purificação (Egunitá), a lei e a ordem (Ogum), direcionamento (Iansã), evolução (Obaluaiê), maturidade, razão e sabedoria (Nanã) a geração (Yemanjá), a morte (Omolu) sincretizado com os santos católicos. 
De onde brotam cores, formas, energias, imagens, e coreografias que enriquecem o imaginário e a cultura afro brasileira. A criatividade do povo vive no molejo do andar, na musica do falar, na combinação de tons das roupas, e no amor a tudo que é divino e sagrado. Ver a exposição Orixás é deixar-se tocar por esta essência geradora que veio de África para o Brasil, misturando-se e crescendo renovada e fortalecida em cada descendente desta nova cultura.
TÉCNICA: Óleo sobre tela.

Exposição "TERESAS"
"A artista Gilda Portella com forte inspiração na pessoa de Teresa de Benguela compôs uma série de “Teresas”. As telas trazem uma representação de “Teresa” e sua personalidade forte, de luta, imbuída da beleza dos traços negros. Técnica: Óleo sobre tela. Tinta Acrílica sobre tela e Gis Pastel."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes