segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Peça teatral PROGRESSO celebra 40 anos do artista Ivan Belém


Em comemoração aos 40 anos de carreira do artista Ivan Belém, estreia nesta terça (16/10), o espetáculo Progresso, um monólogo apresentado pelo artista homenageado, escrito pelo advogado Eduardo Mahon e dirigido pelo cineasta Luiz Marchetti.

A realização da peça tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura por meio de emenda parlamentar alocada na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o fortalecimento das políticas culturais. 

A obra multimídia fala sobre a decadência de uma cidade provinciana através de um cidadão moribundo, proporcionando reflexões sobre o homem, a cidade e o tempo, todos vivendo transformações simultâneas da cultura local e nacional.  

Com classificação indicativa de 16 anos, a apresentação da peça teatral acontece na terça (16/10) e na quarta-feira (17/10), às 20h, no Teatro do Sesc Arsenal. Os ingressos custam 1 litro leite UHT ou R$ 5,00 e R$ 2,50 (meia entrada) e podem ser retirados a partir das 19h no local. Para comerciários e seus dependentes, a entrada é gratuita.

O artista Ivan Belém

Ivan Belém nasceu às margens do Rio Cuiabá, no município de Barão de Melgaço. A família mudou-se para Cuiabá com o bebê ainda recém-nascido.  Fixou-se no bairro da Lixeira, onde vive até hoje, na mesma casa.  Foi neste bairro durante a infância que conheceu o teatro, de forma improvisada no quintal dos vizinhos.  

Na adolescência, entrou para o grupo de teatro do SESI, dirigido por Camilo Ramos dos Santos. Mais tarde fundou o Grupo Gambiarra, dedicando-se ao teatro infantil. Em sua segunda formação o Gambiarra passou a ter uma orientação mais política e tornou-se o primeiro grupo de Teatro de rua de Mato Grosso.  

O grupo se dissolveu e Ivan Belém passou a formar dupla com o ator Liu Arruda, numa parceria de dez anos, atuando em bares, quintais e outros espaços alternativos. Assim surgiram as primeiras comadres do teatro mato-grossense: Nhara e Creonice, interpretadas, respectivamente, por Liu e Ivan. Inauguraram, assim, um gênero de comédia com identidade genuinamente cuiabana. 

Com a morte de Liu Arruda em 1999, Ivan retomou as funções acadêmicas na UFMT, como pesquisador. Graduado em História, fez mestrado e doutorado em Educação, resultando daí a publicação de dois livros: “A Baía de Tchá Mariana: Mitopoéticas Africana e Pantaneira nos círculos de aprendizagens ambientais” e “Liu Arruda: a Travessia de um Bufão”. 

Paralelamente deu continuidade ao Grupo Gambiarra, agora com sua terceira formação, encenando peças de autores mato-grossenses.  Além do teatro, atua também em circo, vídeo, rádio, TV e cinema.

Contatos:
IVAN BELEM: (65) 99232 2541
LUIZ MARCHETTI: (65) 98131 4145
EDUARDO MAHON: (65) 99991 1777

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes