segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Flor Ribeirinha dá início aos 300 anos de Cuiabá representando o Brasil na China, no QUJIAN SPRING FESTIVAL 2019


 QUJIAN SPRING FESTIVAL 2019
 Flor Ribeirinha dá início aos 300 anos de Cuiabá representando o Brasil na China
 
QUJIAN SPRING FESTIVAL 2019


Mato Grosso dança o Brasil em Xi’an durante 30 dias de vivências com delegações de várias partes do mundo no festival que celebra a chegada do Ano Novo e Primavera

Em ano de celebração do tricentenário de Cuiabá, o Flor Ribeirinha embarca nesta terça-feira (22) para mais um mês de turnê internacional. Desta vez, os cuiabanos de São Gonçalo Beira Rio representam a delegação brasileira no tradicional Qujian Spring Festival 2019, festival que celebra a chegada do Ano Novo Chinês e da primavera. O diretor artístico e coreógrafo do grupo, Avinner Augusto adianta: “além de novas vivências culturais na China, Mato Grosso dança o Brasil pela manhã, tarde e à noite durante os próximos 30 dias”.

Xi'an, a famosa cidade dos Guerreiros de Terracota, será palco para o Flor Ribeirinha e as mais diversas expressões da cultura popular mundial, entre os dias 28 de janeiro e 20 de fevereiro, durante o “Festival da Primavera”. Delegações de diversas partes do mundo estarão presentes no evento que celebrará, também, o Ano Novo Chinês (05.02), com folclore vivo.

À praça Kaiyuan, onde acontece Qujian Spring Festival, o Flor Ribeirinha leva “Mato Grosso Dançando Brasil” nos períodos matutino, vespertino e noturno. O espetáculo já apresentou o siriri e as danças populares de várias regiões do Brasil a 500 mil espectadores na Europa, em 2018, depois de consagrar, no ano anterior, o grupo campeão de um dos maiores festivais de folclore do mundo, na Turquia.

Nos dias que antecedem as apresentações na China, os dançarinos participam de vivências culturais, festa de boas vindas e conhecem importantes pontos turísticos da região. No dia 25, eles serão apresentados à história do país no Exército de Terracota, em Lintong (Shaanxionde), e no dia 26, no Palácio Daming, em Xi'an.

“Ir a China é um presente. Significa a consolidação do Flor Ribeirinha como legítimo representante da cultura popular brasileira no cenário mundial. Estamos muito honrados com o convite da FEBRARP e extremamente felizes por começar 2019 com uma grande ação internacional, em um país que é referência em preservação de sua cultura”, ressalta Avinner.

A viagem também marca o início das turnês de 2019 da Federação Brasileira de Artes Populares. Responsável por mais uma grande experiência do grupo, a FEBRARP Brasil dá início às festividades do aniversário de 20 anos.
 
Mato Grosso Dança o Brasil, foto: Pedro Ivo
Avinner lembra ainda que as ações do Flor Ribeirinha continuam à todo vapor em Cuiabá, especialmente na preparação para os 300 anos. “Além de levar a cultura cuiabana aos olhos do mundo, vamos ter ações importantes na capital. Serão apresentações de boas vindas ao servidores da Seduc, na nossa Festa de São Gonçalo, além da participação na programação de Carnaval da comunidade e possivelmente, no concurso da Rainha do Carnaval”, ressalta o coreógrafo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes