Até o final de março,
exceto no feriado de Carnaval, o Cine Teatro Cuiabá recebe
as mais novas produções e co-produções cinematográficas brasileiras,
distribuídas pela Vitrine Filmes. Serão
exibidos longas-metragens, entre documentários e ficções, de destaque no
circuito de festivais, todas as terças-feiras, às 19h30.
A Mostra Vitrine Filmes estreia nesta terça (15), com o
recém-lançado pela Globo Filmes, “Intimidade
entre estranhos”, de José Alvarenga Jr, diretor da franquia “Os
Normais”. O ingresso sai a R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia), valor simbólico
para a manutenção do Cine Teatro Cuiabá.
Segundo a crítica, com a história de Maria (Rafaela Mandelli) e
personagens fortes, o filme discute sobre solidão e diferentes formas de amor.
Ela é um design renomada que se muda temporariamente para o Rio de Janeiro para
estar perto de Pedro, seu marido, ator em uma série para TV que passa o dia em
gravações.
Durante os dias em seu apartamento recém-alugado, ela conhece
Horácio (Milhem Cortaz), um jovem órfão que herdou de sua avó o prédio inteiro
que passa a ser um observador fiel de sua solidão.
“A relação entre Maria e Horácio começa cheia de atritos, mas,
aos poucos, as divergências entre os dois são substituídas por uma aproximação
que traz um mundo completamente novo aos dois, do qual Pedro não faz parte”,
diz a sinopse.
Confira as datas e
sinopses das próximas sessões:
22/01: A LUTA DO SÉCULO
(Sérgio Machado, 2018, documentário, 78’)
SINOPSE: O documentário narra a trajetória dos pugilistas Reginaldo Holyfield e
Luciano Todo Duro, que encontraram no boxe uma maneira de escapar da miséria e
tornaram-se dois dos maiores ídolos do esporte nordestino. A rivalidade entre
eles colocou em pé de guerra Bahia e Pernambuco nos anos 90. Durante mais de 20
anos, os dois se odiaram tanto que não podiam dividir o mesmo espaço sem se
agredir. Eles se enfrentaram 6 vezes, com 3 vitórias para cada lado. Durante as
filmagens, os inimigos, já com mais de 50 anos, resolveram se enfrentar pela
última vez.
29/01: EXCELENTÍSSIMOS
(Douglas Duarte, 2018, Documentário, 152 min)
SINOPSE: Excelentíssimos
é um registro a quente dos fatos, personagens e articulações por trás da maior
crise política do país desde a redemocratização. Gravado dentro do Congresso ao
longo dos meses em que corria o impeachment, o filme retrata quem, como e
porque se derruba uma presidente.
51º Festival de Brasília
do Cinema Brasileiro – mostra paralelas – Onde Estamos e Para Onde Vamos?
05/02: ZAMA
(Lucrecia Martel, 2017, Argentina/ Brasil/ Espanha/ França/
México/ Portugal/ Estados Unidos, Ficção, 1h55)
SINOPSE: Zama, um oficial da coroa Espanhola, nascido na América do
Sul, aguarda por uma carta do rei outorgando-lhe a transferência da cidade em
que se encontra estagnado para um lugar melhor. Sua situação é delicada. Ele
deve garantir que nada ofusque sua transferência. Zama é forçado a aceitar,
submisso, cada tarefa a ele encomendada pelos sucessivos governadores que vão e
que vêm enquanto ele é deixado para trás. Passam-se os anos e a carta do rei
nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, junta-se a um grupo de
soldados que sai em busca de um perigoso bandido.
12/02: LOS TERRITORIOS
(Ivan Granovsky, 2017, Brasil-Argentina, ficção documental,
90’)
SINOPSE: Depois do ataque ao
jornal Charlie Hebdo em Paris, Ivan, o filho fútil de um importante jornalista
argentino, embarca em uma jornada perseguindo diferentes eventos e conflitos
geopolíticos ao redor do mundo. No entanto, encontrar os acontecimentos na linha
de frente é uma tarefa árdua. E ainda mais difícil do que se tornar um
correspondente de guerra é marcar as fronteiras entre sua vida, o egocentrismo
que o guia, seu pai e os conflitos globais da atualidade.
Prêmios e festivais:
Festival
Internacional de Rotterdam, Holanda 2017
Festival de Cartagena, Colombia 2017
Festival de Cartagena, Colombia 2017
Premio
Especial do Júri Viennale – Festival Internacional de Viena, Áustria 2017
BAFICI
– Festival Internacional de Buenos Aires, Argentina 2017
Festival Del Nuevo Cine Latinoamericano De La Habana, Cuba, 2017
Festival Del Nuevo Cine Latinoamericano De La Habana, Cuba, 2017
Festival
Do Rio, Brasil, 2017
Festival
Internacional De Cine Del Desierto, Mexico, 2017
Festival
De Cine Latinoamericano De Quito, Equador, 2017
Santiago
Festival Internacional De Cine, Chile, 2017
Festival
International Du Film Independant De Bordeaux, França, 2017
Rencontres Internationales Du Documentaire De Montreal, Canada, 2017
Rencontres Internationales Du Documentaire De Montreal, Canada, 2017
Festival
Internacional De Cine De Medellín, Colombia, 2017
26/02: DIAMANTINO
(Gabriel Abrantes e
Daniel Schmidt, 2018, Ficção, Brasil-Portugal-França, 99’)
SINOPSE: Diamantino, o maior
jogador de futebol do mundo, perde seu talento e encerra sua carreira em
desgraça. Em busca de um novo propósito na vida, o ícone internacional embarca
numa odisseia delirante, onde ele enfrenta o neofascismo, a crise dos refugiados,
mutações genéticas, e a busca pela origem de seu gênio.
Prêmios e festivais:
Vencedor
da 57º Semana da Crítica de Cannes – 2018
43ª
Festival de Toronto
42ª
Mostra de Cinema de São Paulo
20º
Festival do Rio
12/03: TINTA BRUTA
(Filipe Matzembacher e
Marcio Reolon, 2018, Brasil, 118 min, ficção)
SINOPSE: Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é
forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no
escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de
estranhos o assistem pela webcam.
Prêmios:
Teddy
Award for Best Queer Feature Film – Berlin IFF 2018
CICAE
Prize – Berlin IFF 2018
Premio
Maguey for Best Film – Guadalajara IFF 2018
Best
Narrative Film – Wicked Queer: Boston LGBT FF 2018
Best
Feature Film; Ottavio Mai Award – Lovers FF 2018
Young
Jury Award – Lovers FF 2018
Special
Mention of Sunny Bunny Competition Jury – Molodist Kyiv IFF 2018
Best
International Narrative – Outfest Los Angeles 2018
Special
Mention – Queer Lisboa 2018
19/03: PELA JANELA
(Caroline Leone, 2018,
Brasil/Argentina, Ficção)
SINOPSE: O filme conta a
história de Rosália (Magali Biff), uma operária de 65 anos que dedicou a vida
ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é
demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José (Cacá Amaral), que resolve levá-la
junto com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê
pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana,
começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela
mesma.
Prêmios e festivais:
46º International Film Festival Rotterdam 2017 – Seção Bright Future – Prêmio
FIPRESCI (Prêmio da Crítica Internacional)
Habana
Films Festival – Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano – Prêmio
de Contribuição Artística
45º
Festival de Gramado – Competição Oficial
41ª
Mostra Internacional de São Paulo
Panorama
Internacional Coisa de Cinema – Melhor Filme
X
Janela Internacional de Recife
Festival
East West Russia 2017
Malatya
IFF (Turquia) – International Competition Films
12º
Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro – Melhor atriz pra Magali Biff, Melhor
ator coadjuvante para Cacá Amaral e Melhor Som
26/03:
BENZINHO
(Gustavo Pizzi, 2018,
Ficção, Brasil/Uruguai, 97′)
Irene (Karine Teles) mora com o marido Klaus (Otávio Müller) e
seus quatro filhos. Ela está terminando os estudos enquanto se desdobra para
complementar a renda da casa e ajudar a irmã Sônia (Adriana Esteves). Mas
quando seu primogênito Fernando (Konstantinos Sarris) é convidado para jogar
handebol na Alemanha, ela terá poucos dias para superar a ansiedade e ganhar
forças antes de mandar seu filho para o mundo.
Festival Sundance, 2018 – Seleção Oficial
Festival
de Roterdã, 2018 – Mostra Voices
Festival
de Gramado, 2018 – Première Brasileira
Festival
de Málaga – prêmio de Melhor Filme pelo júri e pela crítica
Festival
de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira – Melhor Filme pelo júri
Festival do Rio 2016 –
Melhor Documentário
FONTE: http://cineteatrocuiaba.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes