Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Nesta terça-feira (09/12) acontece o lançamento do livro "Avisos de Ave" da artista visual Ruth Albernaz

 

Avisos de Ave

A artista visual Ruth Albernaz lança o seu primeiro livro solo como uma provocação e uma anunciação em micropoemas ilustrados

A Casa Biosfera, charmoso espaço de cultura e arte no Centro Histórico de Cuiabá, será o espaço de lançamento do primeiro livro solo da artista Ruth Albernaz, onde os leitores e apreciadores de arte também poderão ter contato com a sua obra em diferentes fases.

“Avisos de Ave é um livro de artista que encanta o leitor seja pela provocação inerente aos textos, seja pelas obras de arte que ilustram a publicação. Há muito que percebemos essa veia poética na artista, que além de nos surpreender com obras potentes, sensíveis, que nos levam à reflexão, nos oferece também textos poéticos de crítica de arte, produção acadêmica na área da biodiversidade e sua interface com as questões mais emergentes do nosso tempo, e agora também podemos conhecer a sua versão poética”, declara Maria Teresa Carrión Carracedo, editora da Entrelinhas que já publicou diversas obras ilustradas pela artista para autores como Ivens Cuiabano Scaff, Lucinda Persona, Anna Maria Ribeiro e Márcio Berestinas.

Apresenta o livro da artista a professora doutora e pós-doutora Carolina Joana da Silva: “As aves cantam, encantam e embalam nossos sonhos. Ruth Albernaz nos faz voar nas suas asas, nos sons e cores da natureza, onde emerge sua ancestralidade, fonte de seu saber e conectividade com a cultura e a ciência da etnobiologia. Sua arte, poesia e conhecimento nos levam a passear na biodiversidade e sociodiversidade nos biomas Cerrado e Pantanal, entre as formas, curvas e texturas da arquitetura arbórea e dos desenhos e riscos das aves no céu, na água e no ar! As aves nos avisam e ensinam a direção, deste mundo em transição.” E nos convida a voar e sonhar com Ruth Albernaz nas páginas deste livro.

A artista Ruth Albernaz, perguntada sobre a essência da obra, nos responde: “AVISOS DE AVE me ensinam a ser parte da natureza. Olhar, tatear, cheirar, ouvir e sentir – tudo que está junto a mim. Essas sabedorias ancestrais são heranças dos mestres dos saberes locais, dos anciões indígenas, dos ditados populares e principalmente, de meu pai e de minha mãe. Muitos avisos chegaram pelo ar: no vento, nos sons, nas chuvas, no nevoeiro, nas águas, na seca, no fogo, na terra, nas plantas, nos bichos, nos insetos, nos fungos, nas pessoas...”

CASA BIOSFERA – Espaço dedicado à arte, à educação e à etnoecologia. Um ateliê expandido idealizado pela artista visual Ruth Albernaz. Localizada no coração do centro histórico, a Casa propõe encontros entre saberes tradicionais, práticas contemporâneas e processos artísticos. O público é recebido com exposição de arte, empório e espaço de leitura, compondo uma programação afetiva e plural, aberta a diferentes faixas etárias e formas de escuta. A proposta é ativar o espaço como um território vivo de diálogo entre arte, memória biocultural e cuidado com o meio ambiente. “A Casa Biosfera nasceu como um organismo vivo, onde os ciclos da natureza, a memória da cidade e a escuta das comunidades alimentam as práticas que ali acontecem. É um espaço para cultivar relações mais sensíveis com o mundo”, afirma Ruth Albernaz.



SOBRE A AUTORA

Ruth Albernaz (Cuiabá, MT, 1972)

É artista-bióloga, de origem cabocla; pós-doutora em Ensino na Amazônia (2021); doutora em Biodiversidade e Biotecnologia (2016); autodidata em arte, com pesquisa e produção artística voltadas para as conexões entre ser humano/natureza, benzeções, cuidar, saberes ancestrais e conservação da sociobiodiversidade. Produz pinturas, objetos e instalações. Realiza exposições e curadorias para contribuir com as partilhas sensíveis, a reinvenção do mundo e a re-existência. Vive e trabalha em Chapada dos Guimarães e Cuiabá, em Mato Grosso, Brasil.

SERVIÇO

Lançamento de “Avisos de Ave”, de Ruth Albernaz, publicado pela Entrelinhas Editora

Na Casa Biosfera (Rua Ricardo Franco, 534) – Centro Histórico de Cuiabá,

a partir das 19 horas

Valor do investimento: R$ 70


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes