sábado, 13 de agosto de 2011

VOCÊ SABE O QUE É FOTOGRAMAS?

 Estive ontem no SESC Arsenal e tive a oportunidade de ver a exposição de FOTOGRAMAS, achei a técnica muito interessante, vale a pena conferir, a exposição esta aberta até o dia 11/09/2011!
Período da Exposição: 11/08 a 11/09/11
Terça a Sexta-feira: das 14h às 21h  
Sábados, Domingos e Feriados: das 16h às 20h
Entrada Franca
imagem divulgação SESC MT
Fotogramas são imagens realizadas sem a utilização da câmera fotográfica, por contato direto de um objeto ou material com uma superfície fotossensível exposta à uma fonte de luz. Esta técnica, que nasceu junto com a fotografia e serviu de modelo a muitas discussões sobre a ontologia da imagem fotográfica, foi profundamente transformada pelos artistas da vanguarda, nas primeiras décadas do século XX. Representou, ao lado das colagens, fotomontagens e outros procedimentos técnicos, a incorporação definitiva da fotografia à arte moderna e seu distanciamento da representação figurativa.

A exposição FOTOGRAMAS apresenta o resultado do universo estético de Antônio Quaresma, piauiense de Campo Maior, graduado em Educação Artística pela UFPB, Mestre em Fotografia Artística pela New York University, Doutorando em Teoria da Imagem pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Professor no Departamento de Artes Visuais da UFPI. Como fotógrafo profissional, participou ao longo dos últimos 30 anos de várias coletivas no Brasil e exterior. Tem fotografias no acervo permanente da Washington Square Gallery e Photo Gallery (NY) e em acervos particulares na França, Itália, Portugal, Alemanha e Estados Unidos. Professor convidado da Universidade de Nebraska (USA) em 2004, membro da Associação Internacional de Fotografia Artística e da Federação Internacional de Jornalistas desde 1998.  Está entre os 12 fotógrafos-artistas do calendário 2009 do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Suas fotos, feitas com a sensibilidade e inquietude de artista, tornam metafísica uma realidade meramente banal. A captação sutil das texturas, das formas, dos volumes e das cores impressas nas fotos revela-nos um universo surpreendente no qual a percepção é fundamental. Seu empenho de artista aflora límpido e consciente em cada foto, nos resgatando imagens de um universo lírico e fascinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes