sexta-feira, 12 de agosto de 2011

12 de Agosto – Dia Nacional das Artes!!

Hoje, 12 de agosto é dia nacional das artes!!! Aqui vai a nossa homenagem para todos os artistas das mais diversas áreas que trabalham e criam para tornar o nosso mundo mais colorido e criativo.
imagem:google
A data foi criada por uma Lei Federal de 1931 para lembrar a criação, nesta data, em 1816, pelo Rei D. João VI, da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, hoje Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Dada a diversidade das atividades realizadas por um artista, a Lei número 6.533 e o Decreto número 82.385, ambos de 1978, regulamentaram a profissão como “Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões” e reconhecem mais de 100 funções, que foram divididas em Artes Cênicas, Cinema e Fotonovela. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, no Brasil há 68.757 com registro profissional – popularmente conhecido como DRT.

A arte nasceu com o ser humano. Com a arte o nós conseguiu transformar o movimento em dança, o grito em canto, e reproduzir pela imagem e pelo gesto as coisas que sente e a emoção que contempla. A presença da arte numa obra se nota quando através dela o artista nos comunica os seus temores, anseios e esperanças e quando ela estabelece uma relação profunda entre o homem e o mundo, manifestando uma realidade interior mais intensa e não menos significativa do que a exterior que detemos através dos sentidos. Criar arte e amá-la foi privilegio de todos os povos, raças, crenças, épocas, meridianos e culturas.  A arte se apresenta sob variadas formas, como a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança e a arquitetura, entre outras. Cada arte com sua particularidade e importância, que pode ser visualizada, ouvida ou os dois ao mesmo tempo e, em alguns casos, que permite ao apreciador interação com o artista. O Brasil é um país de cultura extremamente rica e diversificada. A origem dessa característica está no peculiar processo de formação da sociedade brasileira, que, desde o seu nascimento, recolheu a generosa contribuição de povos e etnias tão diferentes quanto os índios autóctones, os portugueses descobridores, os africanos feitos escravos e, depois, franceses, espanhóis, holandeses, italianos, japoneses, árabes e tantos outros. Essas experiências diversas refletiram-se na arte produzida por aqui: criativa e fascinante. Porém, os desafios para a difusão da Arte num país como o Brasil passam pela mesma rede de  questões da problemática educacional, das quais apontamos, pela vivência na área, as mais atuais: falta de percepção de uma identidade cultural,  falta de opções em lazer e informação – todas são embasadas, na mídia televisiva, repetitiva,  ambiente escolar impróprio, ambiente familiar desinteressado no incentivo à Arte, falta de interesse real e político de mudar essa condição, etc.



É possível viver de arte?

A história da humanidade sempre caminhou de braços dados com a arte. O que me impressiona é, que mesmo sendo de primordial importância para a nossa Historia (inclusive a documentação do que ainda esta por vir), a arte não é – e acredito que nunca tenha sido – valorizada como merece. Tem artistas que sempre quis viver da artes  e não pode dar continuidade a este sonho pois precisa sobreviver e sustentar sua família com o dinheiro que consegue tirar diariamente com outro tipo de trabalho, pois se insistisse  em seu amor pela arte e poderia não consegue sequer pagar as contas e dar de comer a sua família. Eu sempre cresci ouvindo as pessoas dizer que não se vive de amor à arte. E isto é um fato. Vejo muitas pessoas talentosas por ai que nunca tiveram uma oportunidade de mostrar seus trabalhos, ou quando o fizeram não tiveram o reconhecimento merecido. Infelizmente na maioria das vezes, só quem consegue algum tipo de patrocínio, conhece alguém importante em algum meio artístico, alguém influente, consegue o reconhecimento de seu talento para posteriormente viver daquilo que ama.

Sem a arte não saberíamos nem a metade do que sabemos de nossa Historia, não saberíamos de onde viemos e muito pouco do que somos. Arte não é só para enfeitar a vida e as paredes de nossas casas. Arte é cultura. E cultura é uma das necessidades primordiais dos seres humanos, ao lado de educação e saúde.



VIVA A ARTE!! Parabéns a todos os artistas!
Beijo no coração dos meus Queridos Amigos com muito carinho!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes