quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Livro conta a história de Diamantino

Capa do Livro

Em comemoração ao 283º aniversário do município, Prefeitura lançou no último sábado no Centro de Eventos "Juarez de Abreu", uma nova edição da obra do Pe. José de Moura e Silvan, SJ. Diamantino está comemorando 283 anos. Para celebrar essa data a Prefeitura Municipal está lançando uma nova edição do livro do padre José de Moura e Silva, que conta a história de Diamantino desde antes de sua fundação em 1728. O município de Diamantino é um dos mais antigos do Estado, chegou a ser cogitado como capital (por ocasião da mudança de Vila Bela da Santíssima Trindade para Cuiabá, no início do século XIX) e seu vasto território deu origem a vários outros municípios mato-grossenses.
Quadro Mylene W. Paese
 A obra “Diamantino: 283 anos” (Entrelinhas) traz uma galeria de imagens com reproduções de fotos antigas da cidade e de uma série de quadros pintados em porcelana da artista plástica paulista Mylene Wirgues Paese (assessora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura), que retratam aspectos históricos, econômicos e culturais de Diamantino. Hoje, o município, situado a cerca de 200 km ao Norte de Cuiabá, é destaque no agronegócio mato-grossense, mas no passado teve outros momentos de glória no ciclo dos diamantes e, mais tarde, da borracha. A obra original de Pe. José de Moura e Silva, SJ, foi publicada em 1978 e sua mais recente edição era de 2007. Mineiro de Ubá, o padre José de Moura e Silva foi o primeiro escolástico a chegar a Diamantino em 1952. Depois de ordenado sacerdote, o jesuíta retornou ao município, onde exerceu o cargo de chefe da Delegacia de Ensino do Estado de Mato Grosso e teve grande influência na região. Em 1989, passou a servir à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Cuiabá e foi diretor do Arquivo Público de Mato Grosso (1991-1994).
Quadro Mylene W. Paese
O trabalho de arte das ilustrações muito bonito por Ricardo Carrión Carracedo a partir de quadros pintados em porcelana pela artista plástica Mylene Wirgues Paese, o conteúdo também muito bacana. O padre José de Moura e Silva é uma referência em termos de história de MT, então vale a pena conferir meus amigos!!

Fonte: Martha Baptista - Editora Entrelinhas - (65) 3052.8711

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes