sábado, 15 de outubro de 2011

FAUSTÃO: FAVORECE OU DENIGRE? por Rodinei Barbosa

imagem revista contigo

Quem viveu da dança de salão há mais de vinte anos atrás, saberá entender muito bem o que  vou dizer.   Antigamente, quando uma pessoa perguntava para você o que faz e você, todo (a) sorridente,  respondia que era professor (a) de dança de salão, esta pessoa olhava de cima a baixo fazendo uma expressão de desdém e saía de perto parecendo que você era leproso. Identificava-nos como pessoas desclassificadas e subestimava a nossa profissão.  Um meio de comunicação forte assim como a rede Globo de televisão nos proporcionou um  status. Então, o que era brega passou a ter glamour e as pessoas em geral começaram a ver a nossa profissão com outros olhos e estão menos preconceituosas. Assim, acredito no favorecimento de programas de TV que mostrem a dança de salão para os profissionais que  trabalham com essa arte.  Por outro lado, desvantagens estão implícitas e elas nos atrapalham constantemente.  Uma delas é a falsa verdade de que se aprende a dançar em poucas semanas. Hoje, com a  globalização, as pessoas estão querendo, em tudo na vida, resultados rápidos e imediatos.  Dessa maneira, entram nas nossas empresas achando que em pouco tempo serão verdadeiras pés de valsa. Esta mentira traz uma conseqüência terrível para nós que vivemos e "sobrevivemos" desta profissão. O aluno tende a sair mais rápido, pois, ao descobrir a verdade
e perceber que o aprendizado é lento, fica desestimulado e decepcionado consigo mesmo.   O que era para ser incentivo à captação de alunos  se torna uma falsa propaganda,  atrapalhando a retenção dos alunos. Nada como a verdade para ter um serviço sério e de  qualidade. Quem já viu um professor ou empresário de dança de salão rico?
Estes programas dizem que as academias estão lotadas e, consequentemente, a cada momento abrem-se mais e mais empresas. 
Talvez para os alunos isto seja ótimo, pois a cada dia caem os preços das mensalidades, mas, para quem já está no mercado há mais de dezoito anos, a realidade é diferente.
Hoje em Belo Horizonte, existe mais de 45 academias especializadas em dança de salão; isto  sem considerar as academias de fitness que se aproveitam do momento do programa da rede  Globo no ar e contratam professores sem competência nenhuma para administrarem as aulas  de dança de salão.   
Queria eu que o acréscimo de alunos fosse proporcional ao aumento das academias, mas  infelizmente não é. O que era para ser uma propaganda em massa que nos daria um retorno  financeiro grande, hoje é o oposto, um aumento gigantesco da fatia do queijo. E viva quem  puder!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Faustão: favorece ou denigre? Eis a questão. 
 
Elaine Reis (Academia Pé de Valsa BH-MG) Parceira dos Artigos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes