domingo, 18 de dezembro de 2011

João Sebastião, a arte que veio do barro!!

João Sebastião - Artista Plástico
Fuzuê das Artes no Atelier do artista João Sebastião

O grande Artista Plástico João Sebastião recebeu na última sexta feira o Fuzuê das Artes em sua casa de braços abertos e com direito até a um cafezinho que por sinal estava delicioso preparado pelo próprio artista, demostrando com isso a receptividade admirável do cuiabano nato que é, na ocasião deste maravilhoso encontro, passamos a tarde falando do que mais gostamos a ARTE.  João Sebastião nos falou a respeito da perda recente da sua mãe a artista Alexandra Barros da Costa, pois foi com ela que João Sebastião descobriu o seu talento para a arte.
Artista Alexandra Barros da Costa - imagem: facebook João Sebastião
Pois ainda muito jovem aos 7 anos de idade João via sua mãe modelar o barro, e fazer suas peças em cerâmica, e encantado com isso ele começou a ajuda-la a pintar as peças, “aos 12 anos já tinha meu próprio atelier” conta João.
Peças em Cerâmica de Alexandra Barros da Costa
O artista integrou diversas exposições não só no Estado como também fora, entre elas várias edições do Salão Jovem Arte Mato-Grossense e o Brazilian Art Exhibition, em Londres. Suas últimas individuais são Panorama de Artes Plásticas em Mato Groso (2003/2004) e Retina Pagã, no Museu de Arte e de Cultura Popular MACP, na UFMT.
uma de suas telas de 2011
João Sebastião é um dos artistas que figura no Dicionário de Artes Plásticas no Brasil, de Roberto Pontual. Ele também possui obras em importantes acervos como, por exemplo, Pietro Maria Bardi e outros acervos de colecionadores do país e do exterior. Os trabalhos do artista ilustram várias obras como as capas dos livros Artes Plásticas no Centro-Oeste, de Aline Figueiredo, etc.
Atelier do Artista João Sebastião
O Artista hoje com 62 anos, vive da arte, e mantem seu atelier em sua casa, um lugar mágico envolvido por arte de cores vibrantes que nos fazem entrar em mundo de fantasia onde arte é singular característica do artista.  “Faço qualquer tipo de arte, pinto o que vejo e o que vem da minha imaginação, mas minha preferência sempre foi a onça e o caju”, conta João.
borboleta em material "pet", pintadas
Atualmente está engajado com artes ligadas à natureza, com a preocupação na preservação do meio  ambiental e hoje transforma garrafas pet em lindas borboletas pintadas, como se fossem um de seus quadros. 
Tela recém pintada por João Sebastião 

Peças em cerâmica de João Sebastião
Além disso, ele continuar pintando suas lindas telas, pintando também em acetatos algumas gravuras e ainda fazendo algumas esculturas em cerâmica.

mascaras carnavalescas de João Sebastião
Para marca o retorno João Sebastião a cultura carnavalesca em 2012, ele esta confeccionando lindas mascaras de carnaval que são verdadeiras obras de artes, todas confeccionadas em material  reciclável (garrafa pet) e pintada com tinta acrílica, que já estão a venda em seu atelier. 
João e suas mascaras
O artista nos fala que tem muitos projetos para 2012, João Sebastião traz a concepção de uma nova ideia onde o verbo compartilhar impera, pois ele estará formando grupos para repassar os seus ensinamentos, ou melhor, estará compartilhando com pessoas tudo que sabe sobre a arte com publico em geral e através de desenvolvimento de projetos nas escolas. O artista nos diz que seu atelier estará sempre aberto a visitações principalmente de grupos escolares.
Foi maravilhoso esse nosso encontro agradeço a você João Sebastião por nos receber com tanto carinho em sua casa!
Rosylene Pinto e João Sebastião
Se você também que conhecer e/ou adquirir um desses belíssimo trabalho deste artista, entre em contado com ele, pelo fone: (65) 3027-3559 ou através do facebook: https://www.facebook.com/joaosebastiaoarte

Por: Rosylene Pinto 


*Veja mais fotos desse encontro maravilhoso!!

3 comentários:

  1. apaixonei, mto linda a materia com o artista João Sebastião, por isso este blog é um sucesso, fala de nossa gente ,nossos valores, sucessos e mais sucessos Rosylene

    ResponderExcluir
  2. obrigada, Ivana o sucesso é nosso, da nossa gente, da nossa cultura, tão rica e pouco divulgada, bjos no seu coração!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre amei o trabalho deste grande artista! Tenho dele uma mascara e 2 borboletas que adoro!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes