domingo, 29 de janeiro de 2012

CURSO GRATUITO: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO MUSICAL

Curso GRATUITO: Análise e Interpretação Musical
Prof: Ms Fernando M. Pereira
Público Alvo:
Alunos e profissionais da música que busquem se aprofundar nos processos e estruturação da análise musical enquanto parte integrante da compreensão do discurso musical.
Carga Horária Total:
64h em dois módulos
Data:
Segundas-feiras
Hora:
Turma I: das 10h às 12h
Turma II: das 15 às 17h
No. de Vagas:
Turma I: 20 vagas
Turma II: 20 vagas









  
Local: Pavilhão das artes

PALÁCIO DA INSTRUÇÃO
Ver localização no final desta postagem

Apresentação do Curso:

Na atualidade existem dois grandes paradigmas na formação musical profissional: ou o estudante inclina-se na mais cega devoção à tradição, ou nega por completo o passado, na desnorteada aventura ao inovador.

No primeiro caso, a justificativa se baseia na falsa concepção do belo, e assim, em uma arte que incita os sentimentos mais “nobres e puros” da efêmera existência humana. No segundo, a vazia concepção mecanicista e pragmática molda o caráter da qual a arte enquanto “causa por si só”, deva, a qualquer custo, se afirmar enquanto rebeldia à estética tradicional com a simples “função” de “chocar”.

Em ambos os paradigmas criam-se  problemas. No primeiro, uma tradição mal compreendida e apenas admirada pelos seus vícios e clichês interpretativos, no segundo, uma música incoerente, pouco vivenciada e renegada à uma seleta classe de pseudo intelectuais.

O fato é que, a arte como processo, coloca e recoloca os termos que sempre estiveram ali. Sua verdade consiste de uma “inverdade” que apenas lê e deslê pontos de vistas. Uma relatividade que só é possível ser alcançada com um pensamento analítico em torno dos termos nos quais são colocadas as diferentes realidades musicais.

Uma formação coerente e que realmente contribua para o pensamento musical deve, assim, inclinar o aluno ao pensamento questionador dos processos infinitos que se encontram no devir das artes. Apenas desta maneira, a tradição se reinventa em inovação, e a música pode ser vista enquanto tradição ou enquanto a sua desleitura - a  contemporaneidade.

Compreendendo a importância destes pressupostos para uma formação musical que vá além da pobre concepção do senso comum, o Instituto Ciranda em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e o Pavilhão das Artes formulou um curso em quatro módulos, dois no ano de 2012 e dois no ano de 2013, destinados aos estudiosos da música que queiram conhecer a fundo os processos do pensamento da tradição que resultaram na visão de mundo atual e nas escolhas estéticas da contemporaneidade.

Nos dois primeiros módulos serão tratados assuntos puramente formais da criação musical, e os dois últimos módulos voltados para o estudo dos processos da estética e suas diferentes poéticas. Ao final dos dois módulos, espera-se que o aluno tenha autonomia suficiente para atuar como protagonista na construção do pensamento musical, seja como educador, interprete ou compositor.


Prof. Ms. Fernando M. Pereira

Graduado e mestre em música pela Academia Nacional de Sofia, Fernando é especialista nos processos da análise musical e sua aplicabilidade na interpretação e performance instrumental. Possui uma atividade intensa como interprete e orientador ao violino tendo grande desenvoltura na prática camerística da música instrumental alemã do século XIX em especial Brahms – compositor no qual dedicou a sua dissertação de mestrado. Reside em Mato Grosso desde 2008 e vem sendo responsável pela formação de uma escola, enquanto tradição, dos instrumentos de arco tanto na capital matogrossense como no interior do estado.

INSCRIÇÕES ABERTAS  ATÉ O DIA 01/02
1º Módulo (fevereiro a Julho)
A. Bases para a Interpretação Musical
06/02
Noções Básicas.
13/02
Análise e seus Processos.
B. Memória Musical: Arquétipos, Percepção e Reflexos.
05/03
Unidades Escalares I: Série Harmônica e a Polarização Acústica –Teoria de Costère.
12/03
Unidades Escalares I: Os Sete Graus e os Sete Modos. Dicórdio, Tricórdio, Tetracórdio, Pentacórdio. Escala Pentatônica e de Tons Inteiros.
26/03
Unidades Escalares II: Tempo e Espaço
02/04
Unidades Escalares II: Ritmo e Métrica como Fatores de Criação de Formas Musicais.
09/04
Proporção Áurea, Simetria e Assimetria.
C. Direcionalidade Discursiva: Unidirecionalidade ou “Adirecionalidade” Tonal.
23/04
Tríades e suas Inversões.
07/05
Encadeamento Harmônico: Graus da Escala, Hierarquização e a Harmonia Funcional.
14/05
Tétrades e Dominates com sétima. Acorde de sétima diminuta.
21/05
Frase e Tema Musical: Características e Processos.
04/06
Direcionalidade Harmônica: Análise da Literatura Tradicional I.
11/06
Direcionalidade Harmônica: Análise da Literatura Tradicional II.
2º Módulo (Agosto a Dezembro)
D. Desenvolvimento Temático.
20/08
Desenvolvimento Temático por meio de Textura Harmônico-homofônica: Modulação e Mutação.
27/08
 Direcionalidade Harmônica I: Análise da Literatura Tradicional – do Barroco ao Classicismo.
03/09
Direcionalidade Harmônica II: Análise da Literatura Tradicional – do Romantismo à Pantonalidade.
24/09
Desenvolvimento Temático por meio de Texturas Polifônicas: Deslocamento e Transformação. 
01/10
Invenção: Análise da Literatura Tradicional
08/10
Fugas: Estrutura e Organização.
15/10
Fugas: Análise da Literatura Tradicional.
E. Formas Musicais Tradicionais
29/10
Etapas Lógicas das Formas Musicais Tradicionais.
05/11
Forma Binária.
12/11
Tema com Variações.
19/11
Grandes Formas Ternárias: Rondo
03/12
Grandes Formas Ternárias: Sonatas.
10/12
Ciclos Musicais.


Local: Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução - Cuiabá-MT

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