Curso GRATUITO: Análise e Interpretação Musical | |||
Prof: Ms Fernando M. Pereira | |||
Público Alvo: Alunos e profissionais da música que busquem se aprofundar nos processos e estruturação da análise musical enquanto parte integrante da compreensão do discurso musical. | |||
Carga Horária Total: 64h em dois módulos | Data: Segundas-feiras | Hora: Turma I: das 10h às 12h Turma II: das 15 às 17h | No. de Vagas: Turma I: 20 vagas Turma II: 20 vagas |
Local: Pavilhão das artes
PALÁCIO DA INSTRUÇÃO
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Apresentação do Curso:
Na atualidade existem dois grandes paradigmas na formação musical profissional: ou o estudante inclina-se na mais cega devoção à tradição, ou nega por completo o passado, na desnorteada aventura ao inovador.
No primeiro caso, a justificativa se baseia na falsa concepção do belo, e assim, em uma arte que incita os sentimentos mais “nobres e puros” da efêmera existência humana. No segundo, a vazia concepção mecanicista e pragmática molda o caráter da qual a arte enquanto “causa por si só”, deva, a qualquer custo, se afirmar enquanto rebeldia à estética tradicional com a simples “função” de “chocar”.
Em ambos os paradigmas criam-se problemas. No primeiro, uma tradição mal compreendida e apenas admirada pelos seus vícios e clichês interpretativos, no segundo, uma música incoerente, pouco vivenciada e renegada à uma seleta classe de pseudo intelectuais.
O fato é que, a arte como processo, coloca e recoloca os termos que sempre estiveram ali. Sua verdade consiste de uma “inverdade” que apenas lê e deslê pontos de vistas. Uma relatividade que só é possível ser alcançada com um pensamento analítico em torno dos termos nos quais são colocadas as diferentes realidades musicais.
Uma formação coerente e que realmente contribua para o pensamento musical deve, assim, inclinar o aluno ao pensamento questionador dos processos infinitos que se encontram no devir das artes. Apenas desta maneira, a tradição se reinventa em inovação, e a música pode ser vista enquanto tradição ou enquanto a sua desleitura - a contemporaneidade.
Compreendendo a importância destes pressupostos para uma formação musical que vá além da pobre concepção do senso comum, o Instituto Ciranda em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e o Pavilhão das Artes formulou um curso em quatro módulos, dois no ano de 2012 e dois no ano de 2013, destinados aos estudiosos da música que queiram conhecer a fundo os processos do pensamento da tradição que resultaram na visão de mundo atual e nas escolhas estéticas da contemporaneidade.
Nos dois primeiros módulos serão tratados assuntos puramente formais da criação musical, e os dois últimos módulos voltados para o estudo dos processos da estética e suas diferentes poéticas. Ao final dos dois módulos, espera-se que o aluno tenha autonomia suficiente para atuar como protagonista na construção do pensamento musical, seja como educador, interprete ou compositor.
Prof. Ms. Fernando M. Pereira
Graduado e mestre em música pela Academia Nacional de Sofia, Fernando é especialista nos processos da análise musical e sua aplicabilidade na interpretação e performance instrumental. Possui uma atividade intensa como interprete e orientador ao violino tendo grande desenvoltura na prática camerística da música instrumental alemã do século XIX em especial Brahms – compositor no qual dedicou a sua dissertação de mestrado. Reside em Mato Grosso desde 2008 e vem sendo responsável pela formação de uma escola, enquanto tradição, dos instrumentos de arco tanto na capital matogrossense como no interior do estado.
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 01/02
1º Módulo (fevereiro a Julho) | |
A. Bases para a Interpretação Musical | |
06/02 | Noções Básicas. |
13/02 | Análise e seus Processos. |
B. Memória Musical: Arquétipos, Percepção e Reflexos. | |
05/03 | Unidades Escalares I: Série Harmônica e a Polarização Acústica –Teoria de Costère. |
12/03 | Unidades Escalares I: Os Sete Graus e os Sete Modos. Dicórdio, Tricórdio, Tetracórdio, Pentacórdio. Escala Pentatônica e de Tons Inteiros. |
26/03 | Unidades Escalares II: Tempo e Espaço |
02/04 | Unidades Escalares II: Ritmo e Métrica como Fatores de Criação de Formas Musicais. |
09/04 | Proporção Áurea, Simetria e Assimetria. |
C. Direcionalidade Discursiva: Unidirecionalidade ou “Adirecionalidade” Tonal. | |
23/04 | Tríades e suas Inversões. |
07/05 | Encadeamento Harmônico: Graus da Escala, Hierarquização e a Harmonia Funcional. |
14/05 | Tétrades e Dominates com sétima. Acorde de sétima diminuta. |
21/05 | Frase e Tema Musical: Características e Processos. |
04/06 | Direcionalidade Harmônica: Análise da Literatura Tradicional I. |
11/06 | Direcionalidade Harmônica: Análise da Literatura Tradicional II. |
2º Módulo (Agosto a Dezembro) | |
D. Desenvolvimento Temático. | |
20/08 | Desenvolvimento Temático por meio de Textura Harmônico-homofônica: Modulação e Mutação. |
27/08 | Direcionalidade Harmônica I: Análise da Literatura Tradicional – do Barroco ao Classicismo. |
03/09 | Direcionalidade Harmônica II: Análise da Literatura Tradicional – do Romantismo à Pantonalidade. |
24/09 | Desenvolvimento Temático por meio de Texturas Polifônicas: Deslocamento e Transformação. |
01/10 | Invenção: Análise da Literatura Tradicional |
08/10 | Fugas: Estrutura e Organização. |
15/10 | Fugas: Análise da Literatura Tradicional. |
E. Formas Musicais Tradicionais | |
29/10 | Etapas Lógicas das Formas Musicais Tradicionais. |
05/11 | Forma Binária. |
12/11 | Tema com Variações. |
19/11 | Grandes Formas Ternárias: Rondo |
03/12 | Grandes Formas Ternárias: Sonatas. |
10/12 | Ciclos Musicais. |
Local: Pavilhão das Artes - Palácio da Instrução - Cuiabá-MT
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