sábado, 11 de fevereiro de 2012

Peixaria com arte

Empresário Lélis Fonseca inova ao transformar o restaurante em uma galeria de arte

Foto: Robson Silva










A receita leva pratos à base de peixe do Pantanal, do Araguaia e do Alto do Amazonas e um ambiente capaz de revelar elementos da cultura regional que mostram hábitos, costumes e valores do povo mato-grossense. O resultado dessa valiosa combinação transformou em galeria de arte a Lélis Peixaria, um dos points mais tradicionais da gastronomia na capital. A exposição fotográfica “Retratos do Pantanal” do prestigiado José Medeiros inaugura esse novo conceito apresentado pela peixaria mais charmosa de Cuiabá, unindo arte e gastronomia.
Foto: José Medeiros

Foto: José Medeiros

Foto: José Medeiros

Foto: Robson Silva 
A exposição fotográfica com 30 peças, aberta na segunda-feira (06/02) à noite, confere charme e beleza às instalações da peixaria, que agora é também um espaço para mostrar a arte regional a visitantes e turistas da capital. “Cerca de 70% do nosso público é formado por turistas e visitantes. Por isso, desde que abrimos o restaurante sempre procuramos decorar o ambiente com fotos que tivessem uma temática regional”, informa o empresário Lélis Fonseca, proprietário da peixaria.
De acordo com ele, antes o restaurante era decorado com até 20 fotos de grandes fotógrafos da região. A cada seis meses, essas fotos eram substituídas. A partir de agora, as instalações da peixaria exibirá trabalhos artísticos com exposições temporárias. Telas, esculturas e instalações vão compor o visual da peixaria a cada temporada, sempre com um apelo regional. 
Foto: Robson Silva  

Foto: Robson Silva 

Foto: Robson Silva  
 O empresário revela que conheceu a atual exposição de José Medeiros no Sesc Arsenal, no Porto, quando a “Retratos do Pantanal” permaneceu no local. Daí surgiu o interesse em levar o trabalho do fotógrafo para o primeiro plano da peixaria. “O Pantanal tem tudo a ver com o nosso ramo de atividades. A exposição fotográfica é magnífica. Ao fim dela, teremos uma exposição de um conceituado artista plástico”, resume Lélis sem revelar nomes. 
Há dez anos, José Medeiros explora o Pantanal com olhar dedicado ao povo que habita a planície. Em sua exposição, entram desde manifestações culturais como as festas de santo, o toque da viola de cocho, a Cavalhada e a dança dos Mascarados, flashes das pequenas
demonstrações de fé, os santos nas paredes de casa e a cera quente das velas nas mãos, as feições dos idosos, os olhares, as crianças e as mãos da benzedeira. 
Lélis Fonseca destaca que o investimento em arte e nas modernas instalações da peixaria já pode ser conferido pelo lado de fora. A entrada, por exemplo, se transformou num enorme aquário. O projeto arquitetônico procurou reproduzir o leito dos rios, habitat da matéria-prima da peixaria. A iluminação deu um toque especial ao vidro que apresenta bolas de ar. “A peixaria tem esse diferencial. Estamos finalizando outras idéias para deixar o espaço ainda mais atraente, não só pelo aroma e sabor dos nossos pratos, mas pelo ambiente acolhedor e inovador”, adianta o empresário.

Pionierismo - A Lelis é pioneira ao oferecer pratos à base de peixes que não eram utilizados pelas peixarias da região. No restaurante, é possível encontrar 26 tipos de pratos preparados a partir de oito tipos de peixe: pacu, piraputanga, matrinxã, dourado, caxara, pintado, lambari e arraia, além do jacaré, cujo rabo é ingrediente de uma iguaria muito apreciada pela textura e gosto leve.  O prato principal vem acompanhado de outros que compõem a culinária cuiabana.
O local é uma referência turística quando o visitante vem a Cuiabá, atraindo personalidades do mundo artístico, agronegócios e da política. Dentre o público ilustre que já esteve na peixaria está a presidente Dilma Roussef, os senadores Eduardo Suplicy, Marina Silva, Magno Malta, Roberto Jeferson; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, além de personalidades ligadas ao esporte como Luis Felipe Scolari, o “Felipão”,  Zico, Ricardo Teixeira, e o jogador do Barcelona Gerard Piqué, namorado da cantora colombiana Shakira.
Quem recentemente visitou a peixaria foi o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo que não só apreciou as iguarias do restaurante, como posou ao lado de um pirarucu gigante ao lado de uma comitiva estadual liderada pelo governado do Estado, Silval Barbosa.
A Lélis Peixaria está localizada no Duque de Caxias, o bairro mais charmoso da cidade, em frente ao 44º Batalhão, na Avenida Lapa Pés, em Cuiabá. O rodízio no almoço é servido todos os dias das 11h30 às 15 h e no jantar d segunda a sexta-feira, no horário das 18h30 às 23 h. O endereço é Rua Marechal Mascarenhas de Morais, 36 - Duque de Caxias, em Cuiabá-MT. Reservas de mesas: (65) 3322-9195.

Fonte: ANDERSON PINHO (Assessoria de Imprensa) - Barradas Comunicação & Arte
Fones: (65) 3023-6510 e (65) 3023-6509

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes