domingo, 4 de março de 2012

BUDA - Coluna re-Ver por Isolda Risso

563 a.C. - 485 a.C.
imagem extraída do google
BUDA
Buda, cujo nome original era príncipe Sidharta, foi o criador do budismo Sidharta era filho de um rei que governava Kapilavastu, cidade do nordeste da Índia, próxima á fronteira do Nepal.
O príncipe Sidharta casou-se aos dezesseis anos com uma prima da mesma idade. Foi criado em um luxuoso palácio real e nunca lhe faltaram os confortos matérias. Embora vivesse no mais absoluto luxo, sentia-se insatisfeito. Observou que os seres humanos eram na maioria pobres e sempre necessitados. Mesmo os ricos em geral mostravam-se frustrados e infelizes; e todos os homens estavam sujeitos a doenças e, finalmente acabavam morrendo.
Aos vinte e nove anos de idade, logo após o nascimento de seu primeiro filho, Gautama decidiu abandonar seu modo de vida e se devotar completamente á procura da verdade. Deixou o palácio e, com ele, a mulher, o filho pequeno e todas as suas propriedades materiais para se tornar um andarilho. Durante algum tempo , estudou com vários dos mais famosos religiosos da época, mas, após haver absorvido seus ensinamentos , não considerou satisfatórias as soluções propostas para os problemas da condição humana.
Aceitou a crença de que o rigoroso asceticismo fosse o caminho da verdadeira sabedoria, Gautama tentou tornar-se asceta, sofrendo, por muitos anos, com jejuns extremados e automortificação corporal. Percebeu, entretanto que o atormentar o corpo só atrapalhava seu cérebro, sem que fosse conduzido para mais perto da verdadeira sabedoria. Voltou, portanto, a comer normalmente e abandonou o asceticismo.
Em solidão, devotou-se aos problemas da existência humana. Em uma tarde, sentado sob os galhos de uma figueira gigante, todas as peças do quebra-cabeça pareceram encaixar-se no devido lugar. Sidaharta passou toda a noite em profunda reflexão e , quando amanheceu, estava convencido de que havia encontrado a solução e que se transformara em um Buda “um iluminado”.  Os principais ensinamentos de Buda podem ser resumidos no que os budistas denominam em Quatro Nobres Verdades:
1- A vida humana é intrinsecamente infeliz,
2- A causa dessa infelicidade é o egoísmo humano e seus desejos,
3- O egoísmo individual e os desejos podem ser dominados – a condição resultante, quando todos os desejos e demandas forem eliminados, é o nirvana.
4- Os métodos para escapar do egoísmo e do desejo é o chamado Caminho de Oito Degraus: visão, pensamento, discurso, ação, modo de vida, esforço, consciência e meditação, corretas.
Há aproximadamente 200 milhões de budistas no mundo.

“ Maiores personalidades da História”

Entre nós:
Nirvana : seria uma superação do apego aos sentidos, do material e da ignorância; tanto como a superação da existência, a pureza e a transgressão do
físico.
Asceticismo: pratica de ascese. Doutrina que considera a ascese como o essencial da vida moral. Moral que desvaloriza os aspectos corpóreos e sensíveis do homem.
Ascese: exercício pratico que leva á efetiva realização da virtude, é plenitude a vida moral.

Um abraço!
Isolda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes