segunda-feira, 5 de março de 2012

OEMT-Orquestra do Estado de Mato Grosso Lança Temporada 2012 com OBRA DE IGOR STRAVINSKY

Desde 2007 a OEMT inclui em seus concertos de abertura de temporadas, obras de Stravinsky 
A oitava temporada de concertos da OEMT (Orquestra do Estado de Mato Grosso) vai começar! Em 2012, a instituição dirigida pelo maestro Leandro Carvalho exibirá uma Orquestra em diferentes formatos, assumindo tanto sua formação sinfônica quanto de câmara, dando continuidade à série de Concertos Oficiais – que recebe importantes maestros e solistas para apresentações de seis programas diferentes, em duas récitas mensais. A Temporada 2012 da OEMT conta ainda com a série de Concertos Didáticos, que exibe concertos em formato especial para classe estudantil, no ambiente escolar e no teatro.
Para o concerto sinfônico de abertura da Temporada 2012, dias 10 e 11 de março, no Cine Teatro Cuiabá, às 20h no sábado e19h no domingo, a Orquestra de Mato Grosso sob a regência de seu maestro titular, Leandro Carvalho,mantem a tradição: Desde o ano de 2007 que a OEMT inclui em seus concertos de abertura de temporadas, obras do compositor russo Igor Stravinsky. Primeiro foi A História do Soldado – que em 2012 volta à programação da OEMT como tema da série de Concertos Didáticos -, em 2008 o Balé Apollo, em 2009 o Basel Concerto, em 2010 o Pássaro de Fogo, em 2011 a Suíte n.2 para orquestra, e agora, na abertura da Temporada 2012, o Concerto em Mi bemol ou Dumbarton Oaks.
“Em estilo neoclássico, dividido em três movimentos, Concerto Dumbarton Oaks, como ficou conhecido, é um concerto de câmara encomendado pelo diplomata estadunidense Robert Woods Bliss, em ocasião de seu trigésimo aniversário de casamento”, explica Leandro Carvalho. A obra que leva o nome de uma mansão construída em estilo feudal em Washington DC – comprada pela família Bliss – teve sua estreia particular em maio de 1938, como não poderia deixar de ser, na sala de música da mansão Dumbarton Oaks. A estreia publica se deu em Paris, no dia 4 de junho daquele mesmo ano, dessa vez sob a organização de Stravinsky.
Além da peça de Stravinsky, três outrasimportantes composições completam o repertório de abertura da Temporada 2012. Do compositor paulista Francisco Mignone, Congada, peça extraída da ópera O Contratador de Diamantes, com características populares e influencias do choro. “Congada teve sua primeira audição no Rio de Janeiro, sob a batuta de Richard Strauss com a Orquestra Filarmônica de Viena”, acrescenta Carvalho; Sinfonia n.44 de Joseph Haydn, popularmente conhecida como Trauer – para o português, luto; e por fim, uma das mais conhecidas obras do argentino Alberto Ginastera, em sua fase mais nacionalista, a folclórica e stravinskiana Suíte do Balé Estancia.
Ingressos
As entradas para os concertos de abertura da Temporada 2012 da Orquestra de Mato Grosso podem ser adquiridas na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá em horário comercial ou pelo site www.ingresso.com. Os ingressos custam entre R$10 (inteira) e R$5 (meia). Informações pelo telefone 65 3027-1824 ou no site www.orquestra.mt.gov.br.


Programação para Temporada 2012




fonte: www.orquestra.mt.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes