sexta-feira, 23 de março de 2012

Casa de Dona Bem Bem será o novo Centro Cultural de Cuiabá!!

Novo espaço cultural, um casarão no centro da Capital (foto) é conhecido pela cuiabania
como "Casa de Bem Bem" e será comandado pelo Instituto Ciranda
A Casa de Nhô Nhô de Manduca (Casa de Bem Bem) em breve será o mais novo Centro Cultural da capital. A informação é da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

É que o governo do Estado assinará na próxima segunda-feira (26.03) um Termo de Comodato, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), o Instituto Ciranda e a família Palma, proprietária do imóvel.

A partir de agora, o local passará a sediar as manifestações artístistico-culturais do Ciranda e  da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso.

A assinatura do Termo acontecerá na próxima segunda-feira, 26 de março as 9h30 no local e contará com a presença da Primeira dama do Estado, Roseli Barbosa.

Segundo release no site da SEC-MT, o Instituto Ciranda, desde 2003 dedica-se ao ensino de instrumentos musicais e formação de orquestra, iniciou com apenas 35 alunos no espaço da antiga Prosol. 

"Desde 2005 ocupa uma casa adaptada para a realização de aulas de instrumentos no bairro Dom Aquino, atendendo todo ano a cerca de 200 criança e jovens e, atualmente, quase 450", destaca a nota assinada por Jéssica Lima e Naine Terena.

O Casarão é conhecido como um dos mais tradicionais e confortáveis, tipicamente cuiabano. Retrata na sua majestosa construção todo o aconchego e receptividade do povo cuiabano.

Situado na antiga Rua do Campo (atual Rua Barão de Melgaço) veio arrastando no seu bojo tanta tradição, que chega aos nossos dias como uma das mais tradicionais casas de festas de São Benedito de Cuiabá, ou simplesmente Casa de Dona Bem Bem, sendo esta (Constança Figueiredo), entre os 13 irmãos Novis Figueiredo, a mais popular.
 
Os festeiros de São Benedito realizavam as festas isoladas em suas residências com muita fartura. 

A partir de 1974 resolveram escolher a mais típica casa cuiabana, a casa de Dona Bem Bem para realização anual, em conjunto, da festa do glorioso Santo, o que permaneceu até 1981.

A sua Construção data de 1850 e é em estilo Colonial. Foi tombada pela Portaria Estadual nº 10/98 D.O. 08/06/98 e Portaria Federal nº10/92 D.O.U. 06/11/92 como Patrimônio Histórico. 

Por Aluízio de Azevedo (Blog Fragmentos Fractais), com informações da assessoria de imprensa da SEC-MT 

Um comentário:

  1. Somos cuiabanos e meu marido descende da família do Nhô Nhô de Manduaca e ficamos felizes em saber que a casa será preservada, que continue com essa conservação

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes