sábado, 24 de março de 2012

Danças de Salão – A vida em movimento - Rodinei Barbosa

imagem: google
Todas as nossas sensações, boas ou ruins, se iniciam em algum órgão do nosso corpo, seja pela visão, pelo toque ou qualquer outro sentido; nosso cérebro e o emissor e o receptor de todas as nossas sensações, portanto de fundamental  importância para coordenar as nossas atitudes, nosso corpo é o objeto de conclusão e iniciação para todo e qualquer anseio.
Tais afirmações, no sentido físico, não são genéricas, pois cada pessoa possui um biótipo e limites diferentes, o que acontece e que nos subjugamos, talvez por comodidade ou regras da sociedade.
Nosso corpo responde prontamente a tarefas simples, como bater palmas, estalar os dedos, apontar, pois já está condicionado.  Para o desenvolvimento da coordenação motora ou para qualquer movimento que exija sincronismo, só acontecerão com exatidão quando o corpo receber os dados, informações, corretamente. Principalmente dar-se-á através da repetição. 
Pois a habilidade trabalhada leva a agilidade dos movimentos. Só assim consegue-se a Harmonia entre corpo e mente. Receptor e emissor das reações.
A dança, como tudo, acompanha a evolução social dos povos, e vem sendo cada vez mais caracterizada por aspectos regionais.  Cada região dança de forma diferente alguns ritmos devido às peculiaridades regionais.  Pessoas que estão no âmbito da dança vêm criando movimentos para se der a certos ritmos que eles contêm em seus países. Como o samba, por exemplo.
Porém, muitos ritmos surgidos nas Américas, quando dançados em outros países perderam sua originalidade de em detrimento da cultura local.
A Europa, como civilização mais antiga, decidiu ser a introdutora da dança nas sociedades, definiu nomenclaturas e normas para a Dança, tendo os demais países que se adaptarem as regras, pois existem as competições mundiais, e de acordo com o padrão, estão divididas em 02 grupos:
Modernas ou Tradicionais
Valsa Vienense, Valsa Lenta, Slow Fox, Tango e Quickstep;
Latinas
Cha-cha-chá, Rumba, Jive, Pasodoble e Samba. 

O tempo de Aprendizado
Quando andamos utilizamos um ritmo, cada pessoa possui um estilo, todos tem ritmo. Cada  um necessita de um tempo determinado para o aprendizado da dança ou de um passo, existe  uma quantidade absorvível de informações num determinado tempo, deve-se evitar a  sobrecarga de informações para que os movimentos se adequem a dança e ritmo.
Por: Rinaldo Freitas e Cláudia Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes