segunda-feira, 16 de abril de 2012

Miguel Penha, Dentro da Mata


Miguel Penha - imagem: google
Miguel Penha, cuiabano nascido na região do Sucuri em 06/09/1961, seu pai indígena boliviano lavrador e ceramista, sua mãe uma índia bororo. Seu interesse pela arte começou quando criança com dez anos já fazia seus desenhos.
Em1979 com 18 anos fez um curso de História da Arte em Brasília na Funarte, com professor e crítico de arte João Evangelista. Em 2009 tem reconhecido seu trabalho  nacionalmente com o Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Villça, promovido pelo Ministério da Cultura e Fundação Nacional de Arte, neste 30 anos de carreira participou de diversas  exposições e salões de artes, tanto no Brasil como no Exterior.
Com uma vivência direta com a paisagem desenvolveu um gosto pelo naturalismo e, tal quais os viajantes que por aqui passaram no Século XVIII, como a expedição Langsdorff, procurou representar a paisagem, aprimorando os conhecimentos e tentando suprir a necessidade imanente do aprisionamento das formas da natureza o que irá incidir em um surpreendente e inesgotável fazer artístico e estético.
Miguel Penha - imagem site: www.miguelpenha.com
Normalmente suas obras são idealizadas a partir de um forte aprisionamento técnico.
Sua construção mimética favorece certa alienação. A paisagem recebe um tratamento espacial onde a amplitude sugerida provoca uma expansão da realidade, na dimensão do céu o branco extrapola a volumetria do segundo plano criando uma respectiva agradável e surreal. O retorcido da vegetação, o cerrado cria movimentos cênicos onde os personagens parecem dançar com a força do vento. Algumas árvores devido ao contorcionismo e ao emaranhado dos galhos flutuam no espaço por sobre a vegetação rasteira.
Percorrendo vários recônditos da paisagem - natural ou construída - do nosso Brasil criou um repertório próprio ao selecionar cenas que afloram em momentos perceptivos e propícios à necessidade.
“Ao me permitir a um tipo de desejo ou eleger esta ou aquela forma de pintura comprometa-se socialmente quando coloco em público o que vê”diz Miguel.  Não se trata de um mero olhar, mas de um olhar social, politico, econômico e estético que se constrói gradativamente através da carga cultural que nos é impingida pelo processo histórico. “Acredito na paisagem como resultado de um olhar cultural, ou seja o sujeito que olha é um sujeito coletivo, parte de uma sociedade que tem uma história, e de um meio visto como a paisagem/natureza.” diz Miguel.
Olhar cultural provoca novas sensações criando mundos imaginários como se fossem reais. O Cerrado de cor quente que se apresenta tem uma força expressiva de viagem mental imaginário ou real sabe se lá. O que importa é que o realismo sugestivo das cores quentes entremeadas ao movimento do capim que coloca em xeque-mate quanto a não existência “real” da cena chapadense.
Nas suas obras a Mata Amazônica assume-se a magnitude de floresta intocada mesmo permeando o limiar de ser apenas a extensão geográfica da famosa paisagem, pelo pertencimento à Amazônia Legal, da qual fazemos parte, não empobrece, pelo contrário, enriquece a obra em detalhe que só neste intermezzo é possível perceber. Na obra, a presença de palmeiras oriundas do cerrado e árvores retorcidas configura esta contaminação e proximidade. Uma névoa que se movimenta e cobre o interior da paisagem configura o choque térmico em áreas, tudo é muito grande, o Brasil é muito grande assim são as obras  de Miguel Penha.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS


EXPOSIÇÃO COLETIVAS

PRÊMIOS

AQUISIÇÃO PARA ACERVO INSTITUCIONAL

VEJA ALGUMAS OBRAS DO ARTISTA

Tucum na beira rio - 160x120 cm - 2010 - óleo s/ tela

Mata Ciliar - 100x200 cm - 2011 - óleo s/ tela 

Caranal - 120x80 cm - 2011 - óleo s/ tela

Mata Verde - 100x200 cm - 2011 - óleo s/ tela

Rio Brilhante, 1, 2, 3 e 4 - 150x150 cm - 2010 - óleo s/ tela

Série Musgos, 1,2 e 3 - 70 x 70 cm - 2010 - óleo s/ tela

Açaizeiro - 50x190 cm - 2011 - óleo s/ tela

Dentro da Mata - 100x200 cm - 2010 - óleo s/ tela

Floresta Buritirana - 40x160 cm - 2011 - óleo s/ tela
As Folhas - 150x150 cm - 2010 - óleo s/ tela 

Caminho na Mata - 150x150 cm - óleo s/ tela

VEJA MIGUEL PENHA CRIANDO UMA OBRA DE ARTE



 ". . .Assim, por entre as árvores, o espectador depara com um ambiente antes explorado. Chega a ter a sensação de que pisa no galhos secos e na folhagem caídas sobre o chão, ao mesmo tempo em que seus olhos percorrem os desenhos feitos pelos caules das árvores, cujas texturas variam de tonalidade, e fungos de diversas cores, criando dessa forma uma estampa extraordinária" (Lourembergue Alves)


Aproveito a oportunidade para agradecer ao Miguel Penha o catálogo que recebi em minha casa, esta muito lindo, obrigada pelo maravilhoso presente! o Blog Fuzuê das Artes e Rosylene Pinto Agradece de coração!!
Catálogo Miguel Dentro da Mata
Visite o Ateliê Miguel Penha
Trv:03, cs 08, Bom Clima III
Chapada dos Guimarães
Fone(65) 3301-3417 e 8153-0682
Conheça mais sobre os trabalhos do Artista: http://www.miguelpenha.com
Fonte de informações e imagem: Miguel Penha

Por: Rosylene Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes