domingo, 24 de junho de 2012

Somos elegantes, quando reconhecemos nossas limitações tanto quanto valorizamos nossas conquistas. Coluna re-Ver por Isolda Risso!!



Somos elegantes, quando reconhecemos nossas limitações tanto quanto valorizamos nossas conquistas.

“Equivoca-se quem diz ser o que não é,tanto quanto aquele que nega ser o que é” Joanna de Ângelis.         

Somos seres complexos , vivendo em um mundo complexo imerso em um universo de difícil entendimento para a maioria dos mortais. Exigir de nós o entendimento e a compreensão total dessa engrenagem nos colocaria a beira da loucura.
É importante que sejamos curiosos, desejosos por aprender e aprimorar a  intelectualidade a  cultura ampliando horizontes, mas aceitar que temos limites é fundamental para o equilíbrio emocional.
Infelizmente  a maioria de nós somos frutos de uma educação castradora,cheia de equívocos onde nossos pais ao nos educar tiveram as melhores das intenções, todavia nem sempre com uma boa direção.
Uma péssima direção que o primeiro educador comete e nesse caso o primeiro educador a que nos referimos são nossos pais podendo ser também professores , é fazer uso da comparação.
Não são poucas as vezes que com a intenção de despertar em nós o desejo de melhoria  fizeram uso dessa metodologia o que é um verdadeiro desastre.
Comumente as comparações nos coloca em desvantagem em relação ao outro comprometendo a  autoestima  e por consequência  dando brecha para a insegurança se instalar.
Não nos ensinaram a olhar nossas deficiências e limitações com naturalidade e sim com criticas duras , ásperas como se fossemos menos que o outro  e quem de nós estamos em condições de apontar a deficiência alheia?
É bíblico.....o próprio Cristo já nos disse: “atire a primeira pedra aquele que nunca errou” afirmando assim nosso nível de igualdade..
Não devemos  exigir mais do que podemos dar ,não se obrigar a ser brilhante em tudo e reconhecer que estamos em fase de aprendizagem colabora e muito para a superação das próprias limitações.
Todavia ter esta consciência não é sinônimo de acomodação ou passar a mão em nossas cabeças , vejo como estimulo pois não estamos fadados ao fracasso e sim repletos de possibilidades bastando somente entender , aceitar o momento e perseverar no caminho que todos estamos predestinados a plenitude.
Ser elegante também é ser autentico e sem falsa modéstia reconhecer nossas conquistas.
Pessoas há que se fantasiam de humildes e se colocam em condições de menor valia, de coitadinhos o que é um grande equivoco pois a verdadeira  humildade tem conexão direta com a verdade.
 Um abraço!
Isolda


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes