sábado, 9 de junho de 2012

VOCÊ SABE O QUE É KUDURO?

Kuduro - imagem: Revista Superinteressante 
"Kuduro é um gênero musical e sobretudo um género de dança surgida em Angola. Hoje em dia, está também largamente disseminado pelas áreas suburbanas da cidade de Lisboa, Portugal. Também se tem popularizado no Brasil ultimamente, já existindo até alguns grupos e bandas de kuduro próprios do Brasil, em especial nos subúrbios das cidades do Rio de Janeiro e de Salvador. É hoje influenciado por outros géneros como Sungura, Kizomba, Semba, Ragga e Rap.


Estilo musical

As letras caracterizam-se pela sua simplicidade e humor. São geralmente escritas em português, e muitas vezes com algum vocabulário de línguas angolanas (por exemplo, kimbundo), tal como Da Dombolo (Dj SL), ou Salalê (Dog Murras). O Kuduro pode-se caracterizar por um Afro Hip-Hop de Periferia.
SIGNIFICADO:
A palavra KU provem do Kimbundo (principal língua falada em Angola), então  Mataku = nádegas ( assento plural do ritaku). Em Português Ku é um palavrão, que significa "traseiro" ou Glúteos ou Nádegas, mas que também vem do Kimbundo pela nossa ex colónia Angolana. O sentido figurativo desta palavra é o mesmo que a palavra Brasileira "Bunda" que é também oriunda do mesmo Kimbundo.

HISTÓRIA: 
Por isso a expressão Kuduro significa Bunda Imóvel, sem rebolar, não esquecendo que tanto a Kuizomba como outros estilos de dança Angolana, um dos movimentos fundamentais é o sofisticado rebolado, e é muito significativo por ser feito com muita sensualidade e leveza. 

Sendo assim o Kuduro é algo como uma dança diferente, inserida no âmbito da cultura Hip Hop, é considerada uma dança livre, de rua ( tipo street dance). 

Também é visto como um símbolo dos mais fortes, da enorme capacidade da resistência cultural das populações dos Não- Brancas, também chamadas por Terceiro Mundo, diante da pressão constante do mundo Globalizado.


O kuduro nasceu no inicio da década de 1990 em Luanda, terá sido criado por Tony Amado que uniu a música eletrónica aos ritmos tradicionais angolanos e inventou a dança com o mesmo nome. Hoje, desde os musseques de às casas noturnas mais in de Luanda, não há festa sem kuduro e normalmente as rodas de kuduro são o ponto alto da festa, o que é cada vez mais comum em outros países de expressão lusófona, aliás, os Buraka Som Sistema são já um dos maiores sucessos internacionais da música electrónica Angolano/Portuguesa."

verdadeira dança do Kuduro de Angola 




Kuduro Versão Brasileira


Aprenda a Dançar Kuduro

Por: Rosylene Pinto

Com informações: curiosidades jeito e talento e you tube. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes