quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Curiosidades sobre o Teatro - Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna?


Porque as pessoas desejam merda antes de um espetáculo
Boa Sorte, Merda ou Quebre a Perna? Pode não parecer, mas as três opções significam a mesma coisa. No entanto, nunca escolha a primeira opção se quer ser simpático com um profissional das artes do palco. Antes de uma estreia ou de uma apresentação, eles preferem ouvir “merda” ou “quebre a Perna”.
Uma das explicações remonta à França do século XIX, quando o público chegava às casas teatrais em carruagens ou a cavalo. Os arredores do teatro lotado das fezes desses animais, além do odor insuportável, significavam que muita gente havia comparecido para assistir à montagem. Dessa forma, a expressão “merda” passou a significar boa sorte para a companhia.
Outra lenda sobre o tema envolve o maior de todos os autores, o inglês Shakespeare que, ao ver a quantidade de excrementos em frente ao teatro, emprestou o termo “merda” para desejar boa sorte antes dos espetáculos.
Uma terceira versão conta a saga de um ator que, antes de um espetáculo, no caminho até o teatro, encontrou muitos obstáculos. Quando finalmente chegou ao local de apresentação ainda pisou em um monte de fezes. Já no palco, enfim, o ator realizou uma das mais belas atuações de sua vida e, novamente, o termo “merda” virou sinônimo de boa sorte para os atores e bailarinas antes de subirem no palco.
Independente do tipo de arte e o que se diz antes de entrar no palco, todos nós queremos ter um ótimo espetáculo, já que o resultado de todo o nosso esforço está sendo apresentado ali. Então muita “merda” para todos independente de se apresentarem ou não, já que a vida é um espetáculo, então faça de tudo para ser aplaudido antes que as cortinas se fechem.

5 comentários:

  1. Amei Rosylene! Merda para nós! Rsrsr! Bjs amada! Estou amaaaaaaando Curitiba! Adoro vc!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou minha amiga, eu também te adoro, bjos de saudades!!

    ResponderExcluir
  3. Também adoto a versão da 'merda' dos cavalos, que indicavam quando o espetáculo era um sucesso; mas também gosto de acreditar que o mundo do espetáculo é um mundo "para dentro do espelho" e por isso, os desejos funcionam invertidos. Quando queremos que tudo dê certo, tem sempre uma coisinha que dá errado. Quando ficamos nervosos e com medo que dê errado, incrivelmente o espetáculo é ótimo. Um mistério. Da mesma forma existe uma crença sobre a "segunda noite". Invariavelmente, na estréia dá tudo certo, mas na segunda apresentação, tudo que tiver para dar errado, acontece. Para fugir do mal, inventamos a tal da "Pré-Estréia", rsrs. Funciona! Merda para todos!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Juliana Capilé, vc enriqueceu muito o nosso poster, adorei seu comentária, mais uma que aprendi sobre as curiosidades sobre o teatro, se desejar pode mandar mais curiosidades para o Fuzuê das Artes, ficaremos muito grata, bjos no coração
    Rosylene Pinto

    ResponderExcluir
  5. Adoei as curiosidades!!!!A pesar de que sou bailarina, é costume falar "merda" quando vamos apresentar!!!!Todo ano a gente faz uma apresentaçao no teatro solar em JF-MG, cada ano é um tema diferente na dança, tanto no calssico tanto no jazz!!!mas em fim, eu adoreiiii!!!!
    bjs e boa merda para todos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes