segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Começa no dia 04/09 (Terça-feira) a EXPOSIÇÃO QUADRINHOS em REVISTA, acervo de Yasmin Nadaf, no SESC Arsenal


QUADRINHOS em REVISTA, exposição do acervo de
Yasmin Nadaf, no SESC Arsenal

Depois do sucesso da exposição “Tempo de Almanaque”, que percorreu além de Mato Grosso, o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mostrando  os almanaques de farmácia, um novo acervo da escritora, e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa, Yasmin Nadaf, é disponibilizado para compartilhamento, desta vez composto por revistas de histórias em quadrinhos. No período de 4 de setembro a 28 de outubro, na Galeria de Artes do Sesc Arsenal  ocorrerá  exposição QUADRINHOS em REVISTA, formada a partir de materiais de pesquisas, feita por Yasmin a partir do Século 19  e de originais de sua coleção, a  partir de 1930. Constam da mostra publicações internacionais, nacionais e locais.

O interesse pelos quadrinhos e pela literatura surgiu na infância da colecionadora cuiabana, que disponibilizou seu acervo, ao  Sesc Mato Grosso,  para mostra pública,  através do SESC Mato Grosso a partir deste ano. Yasmin considera os quadrinhos como muito importantes, pois incentiva a leitura e a arte de criação. Para ela são pontos que unem duas artes (textos e desenhos) que se encontram para contar história, e formam a capacidade do desenvolvimento artístico cultural, além de estimular o hábito pela leitura. Constam da mostra publicações internacionais, nacionais e locais.
A exposição apresenta um amplo e significativo panorama da trajetória das Histórias em Quadrinhos, expondo originais de obras clássicas e modernas, que refletem as tendências da aventura, da ação e do humor. O trabalho da curadora Rosana Schmitt visa à comunicação direta com o público, possibilitada por painéis contendo textos e imagens com a intenção de provocar a reflexão do público diante dos originais expostos.
A pesquisa feita para a exposição percorreu etapas e manifestações importantes do universo HQ, resultando em uma proposta expositiva com formato coeso. Apresentará, além da sua história, também desenhistas, ilustradores, roteiristas, editores e, por consequência, personagens importantes das HQs. Privilegiando as histórias em quadrinhos brasileiras e apresentando um recorte significativo dos quadrinhos matogrossenses, geralmente esquecidos pelos especialistas da área e que, na exposição Quadrinhos em Revista ganham importância e relevo.
O Acervo apresentado compõe-se, principalmente, de obras em quadrinhos produzidas em língua portuguesa com exemplares raros de algumas edições da famosa revista “O Tico-Tico”, também conhecida como o "jornal das crianças", que surgiu em 1905 e foi com certeza a revista infantil mais popular do Brasil em sua época, responsável por educar, inspirar brincadeiras e originar novas histórias na imaginação de milhares de crianças impulsionando o hábito da leitura. Yasmin tem publicação  da década de 30, desta revista, que  tornou-se a preferida do público por 50 anos e definiu uma nova etapa na história da literatura brasileira.
A organização desta exposição se dá de forma a trazer mais informações que possam também colaborar para uma melhor compreensão da relação que as HQs estabelecem com material literário, através de exemplares da inestimável “Edição Maravilhosa”, da década de 50, juntamente com exemplares da Coleção Grandes Clássicos em Graphic Novel de 2007, e clássicos da literatura como O Alienista, Dom Quixote e outros.

A exposição estará aberta ao público do dia 04 de setembro até o dia 28 de outubro de 2012 de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h, sábados, domingos e feriados das 16h às 20h.

Agendamento pelo telefone 3616-6922 ou peço email sescarsenal.agendar@sescmatogrosso.com.br
Fonte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes