segunda-feira, 3 de setembro de 2012

HOJE COMEÇA O ENCONTRO NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS EM CUIABÁ MT



Já está tudo pronto para a abertura do Encontro Nacional de Contadores de Histórias, que acontece em Cuiabá, entre os dias 3 e 6 de setembro de 2012 . A abertura oficial será na próxima segunda-feira (03.09), no Palácio da Instrução, a partir das 19h. Na ocasião, acontecerá a entrega simbólica dos livros arrecadados durante a 'Campanha de Doação de Livros Amigos da Leitura' ao Secretário de Estado de Cultura, João Carlos Laino. Os livros serão destinados à Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça. 
De 4 a 6 de setembro, a programação prossegue no Sesc Arsenal, localizado no bairro do Porto. Lá, o público poderá assistir a 12 apresentações e participar de oficinas, que já estão com as inscrições esgotadas. Os mais participativos poderão ocupar o espaço do 'Histórias sem hora', que acontecerá sempre das 16h as 17h, no Jardim do Sesc Arsenal. Nesse espaço, qualquer pessoa poderá contar uma história, marcando sua presença no evento. No 'Rebuliço das palavras', contadores de histórias e autores baterão um papo descontraído com o público. Essa ação será sempre das 20h as 21h.
Os convidados já se preparam para presentear o público com sua arte, como é o caso do ator Vinícius Rangel. O artista é de Mato Grosso e iniciou nas artes cênicas na adolescência como dançarino e depois no teatro. “Sempre fui apaixonado por cordel, poesia e contos. Daí para começar a narrar foi um pulo. Acredito que a maior influência artística para mim foi minha querida avó, já falecida. Autodidata, musicista e contadora de história, sempre tinha reunidos a sua volta crianças, jovens e adultos que se deliciavam com suas narrativas, causos e acontecidos do passado”, lembra Vinicius.
A Cia Arte Negus também marca presença, acreditando que o Encontro é muito relevante para a cidade, tanto para o grande público, quanto para o público que também vive de arte.
O evento faz parte da Feira Literária de Contadores de Histórias, patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura, através do Programa de Apoio à Cultura. Conta com a parceria do Sesc e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso Palace Hotel, Empresa Vai e Vem e Unirondon.
A Campanha Amigos da Leitura contou com apoio da Distribuidora de Livros Damásio, Livraria Janina, Editora Vozes, Editora Paulinas, Abril Educação, editoras Ática e Scipione, Cássia da Silva, Elaine Guarani e Augusto Figliaggi, Isa Saraiva Ferreira, Luiz Carlos Ribeiro, Darci Secchi, Ivan Belém e Wanderson Lana.
Bate papo com a imprensa
Na segunda-feira (03.09), às 15h, os artistas participantes do evento estarão na brinquedoteca do Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá, disponíveis para entrevistas.
Informações sobre o evento:
Telefones: (65) 3641-9197 - (65)8124-8167 (Mazé)
Serviço:
O que: Encontro Nacional de Contadores de Histórias em Cuiabá
Quando: 3 a 6 de setembro
Onde: 3 de setembro no Palácio da Instrução / 4 a 6 no Sesc Arsenal
Horários: abertura no dia 3, às 19h, e nos demais dias nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Entrada franca para as atividades (exceto oficinas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes