domingo, 2 de setembro de 2012

História de um passeio por Cuiabá num domingo de manhã! por Julia Martinaitis Gonçalves


MUSEU DA CAIXA D’ÁGUA VELHA. FONTE: GOOGLE

Num domingo resolvemos fazer um passeio matinal com a família. Lembramos então do Museu da Caixa D’Água Velha. Em consulta rápida a um site de busca encontramos o horário de funcionamento aos domingos pela manhã: das 10:00h às 12:00h.
O fato de encontrá-lo fechado talvez não seja novidade para alguns dos que estão lendo, já que conforme soube depois, o Museu já está fechado há um bom tempo.
Mas para nós, foi uma decepção! O lugar abandonado, com placas de informação quebradas, mato tomando conta das encostas e nenhum aviso sobre o fechamento.
Não éramos os únicos, outra família também estava por lá e como chegamos um pouco antes do horário previsto, ficamos esperando “quem sabe, abrir...”. As crianças começaram a brincar e então nos demos conta do perigo dos guarda-corpos que lá estão. Completamente inapropriados, representando um grande risco às crianças. Como uma estrutura neste estado pode ficar abandonada e aberta a qualquer transeunte? Quem se responsabilizará por qualquer acidente que possa ocorrer ali?
Bom, compreendendo que a espera era em vão, avistamos um homem limpando as encostas de mato e lixo. Fomos até ele pedir informação.
Tratava-se de um vizinho que se sentia tão incomodado com o abandono do local, que preferiu gastar a sua manhã de domingo para retirar mais de 20 sacos de lixo e ainda com um facão cortar os matos mais altos.
Contou com muita tristeza do fechamento do Museu e de como o local se tornou ponto de usuários de drogas.
Enfim nos conformamos, porém não desistimos do passeio.
Lembramos agora do Aquário Municipal e lá fomos.
  AQUÁRIO MUNICIPAL. FONTE: GOOGLE

Lá sim estava funcionando e cheio de gente. O velho chavão: “tendo opções de lazer a população frequenta” também serve para Cuiabá (principalmente se houver divulgação consistente e atualização desta divulgação para não cairmos em falsas informações).
Está certo que Aquário está um pouco mal cuidado, talvez por isso havia um aviso na porta de entrada: “O Aquário estará fechado a partir do dia 27/08/2012 para reforma.” Esperamos que ele reabra!
A partir deste ponto resolvemos visitar o Mercado Municipal. Que beleza! Um show de cores e cheiros que tomam de assalto os sentidos. Uma ótima opção de passeio contemplativo e de consumo também.
Enfim a história teve um final feliz!

MERCADO MUNICIPAL. FONTE: GOOGLE


Por: Julia Martinaitis Gonçalves.

É lamentável que locais maravilhoso como museu da Caixa D'água Velha esteja fechado! Se você também algo pra nos falar como a Julia, envie para fuzuedasartes@gmail.com que publicaremos aqui no blog, com a Palavra o leitor do Fuzuê das Artes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes