sábado, 10 de novembro de 2012

A LUZ DO BAIXIO - LENDAS DE MATO GROSSO

"A Luz do Baixio" tela da Artista Plástica Marlene Kirchesch

Os bancos de areia criados nos rios, aqui na região, são chamados pelos ribeirinhos, de Baixio. Certa vez, um desses bancos de areia formou-se próximo ás margens do rio Cuiabá sobre a sarã (galhos de vegetação), o qual com o movimento das águas na época de lua cheia, recebia uma luminosidade muito grande clareando e fazendo um espetáculo maravilhoso. Certa vez, um dos pescadores, por várias vezes, presenciou este fenômeno e ficou muito intrigado com aquela visão, pois naquela região acreditavam ser aquele acontecimento, coisa de outro mundo.
Contando, depois, às pessoas o que viu, ele disse que antes do banco de areia se formar, aconteceu primeiro um espetáculo fascinante, saiam faíscas de todos os lados e das mais diversas cores.
Contou também, que depois de presenciar  o fenômeno passou a acreditar na lenda que se contava na região.
Diziam os mais velhos que durante o ciclo do ouro, ocorreram vários  confrontos entre bandeirantes e índios naquele lugar, na confusão das batalhas, alguns potes de ouro ficaram perdidos por lá e que aquele fenômeno nada mais era que a lua cheia mostrando aonde estavam  enterrados os potes de ouro, mas ninguém tinha coragem de ir buscar pois neles existiam também, sangue de inocentes que morreram nos confrontos.
E assim, ninguém tinha coragem de contar sobre o que via ali em época de lua cheia, tinha medo de ser visto como louco ou mentiroso pelas pessoas do lugar.
Fonte: livro Retratos dos Seres da Noite - Marlene Kirchesch


3 comentários:

  1. Nossa, que delícia ouvir essas estórias de quando era criança! Minha avó me contava que existiam mesmo e que eram chamados de "enterros". Que era ouro dos índios e escravos e senhores que viam suas terras tomadas pelos colonizadores e os escondiam para que não levassem... Diz as lendas que tem vários enterrados pelo estado, especialmente áreas mais remotas como sitios (tipo Laranjal, perto de Rosário Oeste) e outros lugares chamados de "currutelas", acho que são esses os nomes... Por favor, publique mais sobre essas histórias de MT! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ah, tem um poeta daqui chamado Moises Martins que sabe todas as histórias de Cuiabá e de MT! Ele é muito acessível e aposto que se marcar um encontro/entrevista com ele, a receberá de braços abertos e contará "altas histórias". Sou fã dele e adoraria ver ele aqui!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jana Arruda, por contribuir muito com o blog através do seu comentário, vamos sim publicar sobre Moises Martins, grande dica, tem mais lendas publicadas aqui no Fuzuê das Artes, veja: http://fuzuedasartes.blogspot.com.br/search/label/Lendas%20de%20Mato%20Grosso

      Excluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes